Buscar

DISPOSITIVOS MICROCONTROLADOS - Atividade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 01
O século XXI representa mudança de conceitos e paradigmas, tempo em que os valores das pessoas estão sendo influenciados pela interação com o mundo virtual e a tecnologia. O ser humano mudou a forma de pensar e agir frente à nova era de eletroeletrônicos e dispositivos computacionais, controlados por processadores e microcontroladores de última geração. Com base nesse contexto, elabore um texto com ideias a respeito de como o ser humano pode utilizar o conhecimento a seu favor. 
Resposta:
Com o avanço da ciência e da tecnologia, muito se discute sobre o papel do ser humano nas novas frentes de trabalho. A digitalização de processos, associada às tecnologias da informação, comunicação, automação, robótica, microeletrônica, entre outras, vem revolucionando o cotidiano das pessoas, oferecendo soluções cada vez mais importantes nos diversos segmentos de mercado.
Atualmente, bilhões de sistemas computacionais são produzidos anualmente e aplicados em produtos dos mais variados segmentos. Considerados como computadores dedicados, ou embutidos, tais sistemas são muitas vezes chamados de computadores pervasivos ou ubíquos, no sentido que os usuários muitas vezes não os veem.
Alguns segmentos de aplicação mais frequentes em nosso cotidiano que tiveram avanços tecnológicos:
· Eletrodomésticos: ar condicionado, cafeteira elétrica, microondas, geladeira, máquina de lavar; 
· Aparelhos de comunicação: Equipamentos de rede como switch e roteador; telefones, sistemas de alarmes, sistemas de controle residencial;
· Periféricos de computadores;
· Equipamentos de Entretenimento: TVs e players de mídia, console de games;
· Aparelhos de reprodução de imagens e som;
· Equipamentos médicos: sistemas de suporte à vida;
· Sistemas de armamentos militares: sistemas bélicos;
· Dispositivos de vendas/atendimento: biometria, leitor de código de barras, caixa de autoatendimento ATM;
· Brinquedos;
· Automotivo: Computadores de bordo automotivos, freio ABS, interface de vídeo e voz, sistemas de sensores, sistemas inteligentes de direção;
· Industrial: Sistemas de controle, robótica.
As novas tendências tecnológicas vêm determinando o ritmo do mercado de trabalho, atingindo diversos setores, inclusive aqueles até então pouco explorados até alguns anos atrás, como: a automação da mobilidade urbana; a adoção de tecnologias ligadas ao conceito de cidades inteligentes; o avanço da tecnologia na agricultura, educação, energia, saúde, segurança, sem falar na indústria e tantos outros segmentos da sociedade.
Nas últimas décadas, diversas mudanças foram inseridas nas sociedades de todo o mundo. Os avanços tecnológicos, associados à globalização, transformam a forma de agir, pensar e trabalhar. Todos estão sendo desafiados a entender e participar desta nova realidade, potencializada pelos meios de comunicação e de informação, estimulando a mudança comportamental dos seres humanos, criando a necessidade de adaptação da vida e do mundo do trabalho.
Estas mudanças trazem consigo variados modelos de negócios, levando as organizações a encontrar novas estratégias, novas formas de planejar, bem como buscar novas ferramentas que permitam a otimização de recursos e maximização da produtividade. 
Junto com a tecnologia, novas potencialidades do trabalho estão sendo geradas e novas relações homem-máquina estão sendo criadas. Países inteiros transformaram-se e modificaram seu lugar no mundo a partir da adoção da tecnologia e da produção massiva de componentes e dispositivos eletrônicos.
Não apenas nestes centros "high-tech" vê-se a transformação do trabalho mediante o uso da tecnologia, mas em todo o mundo. É cada vez maior o avanço de sistemas informatizados em todos os países do globo e em todos os setores produtivos. Já não se consegue produzir commodities agrícolas, por exemplo sem maquinário avançado e modernas técnicas de melhoramento genético. Tampouco a pecuária é desenvolvida sem o uso destas ferramentas; mesmo em países pouco desenvolvidos e mecanizados. O trabalho é cada vez mais uma relação entre seres humanos mediada por máquinas, softwares e tecnologias inteligentes.
Os efeitos das novas tecnologias vão sempre provocar mudanças no ambiente organizacional das empresas e no cotidiano humano, sendo difícil imaginar alguma inovação tecnológica que não cause algum impacto na forma de trabalhar e viver.
A transformação humana do século XXI se dá justamente na absorção e interação com as novas tecnologias e na rapidez de entender como lidar com a tempestade de novas inovações tecnológicas que estão sendo inseridas diariamente no cotidiano humano e no mundo do trabalho.

Continue navegando