Buscar

ELETROMAGNETISMO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ELETROMAGNETISMO 
1Chamamos de solenoide um condutor longo e enrolado que forma um tubo constituído de espiras igualmente espaçadas. A intensidade do vetor campo magnético no interior de um solenoide é determinada por uma esquação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essa equação:
A
B = sigma x (N/L) x I.
B
B = mi x (N/L) x V.
C
B = mi x (N/L) x I.
D
B = epsilon x (N/L) x I.
2Campos magnéticos podem ser gerados por condutores percorridos por uma corrente elétrica. Nesse sentido, quando a corrente elétrica atravessa uma espira, ou um solenoide, campos magnéticos também são gerados. Utilizando esse princípio, associado às forças magnéticas que são geradas por essas fontes de campo, podemos construir uma máquina que transforma energia elétrica em energia mecânica. Assinale a alternativa CORRETA que contém o nome dessa máquina:
A
Motor elétrico de corrente alternada.
B
Gerador.
C
Motor elétrico de corrente contínua.
D
Transformador.
3Uma espira circular é um fio condutor enrolado. Verifica-se também que uma espira circular percorrida por corrente elétrica gera um campo magnético, sendo possível determinar a intensidade desse campo magnético através de uma equação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essa equação:
A
B = (mi x I)/(2 x A).
B
B = (sigma x I)/(2 x R).
C
B = (mi x I)/(4 x R).
D
B = (mi x I)/(2 x R).
4Os fenômenos magnéticos já são estudados desde as idades antigas, quando os gregos utilizavam uma pedra, magnetita, para atrair materiais metálicos. Contudo somente a partir de 1819, com o físico Oersted, seguido pelo físico Ampère e do físico Faraday, é que foi possível compreender melhor o magnetismo. Com base nesse assunto, assinale a alternativa CORRETA:
A
O eletromagnetismo estuda os comportamentos magnéticos associados aos materiais magnéticos.
B
O eletromagnetismo estuda somente os comportamentos magnéticos associados aos materiais paramagnéticos.
C
O eletromagnetismo estuda apenas os comportamentos associados aos materiais dielétricos.
D
O eletromagnetismo estuda somente os comportamentos magnéticos associados aos materiais diamagnéticos.
5Os eletroímãs usados em diversas aplicações apresentam em seu interior um metal. Esse procedimento foi adotado porque, quando introduzimos o metal no interior do solenoide, o campo magnético do eletroímã torna-se mais intenso. Então, quando ligamos um eletroímã com um núcleo de metal a uma bateria, as extremidades desse núcleo passam a ter um comportamento semelhante aos polos de um ímã forte, atraindo alguns objetos de ferro. Há várias aplicações práticas para os eletroímãs, por exemplo, em campainhas, motores, geradores, guindastes etc. Também podemos ver esse efeito produzido pelos núcleos de ferro em outros elementos químicos, como o cobalto, o níquel e também com a liga de cada um deles. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Quando uma barra imantada é partida ao meio, cada extremidade de cada pedaço constitui um polo. ( ) Um solenoide, quando percorrido por corrente elétrica, cria um campo magnético em seu interior e exterior apresentando, assim, uma configuração de campo magnético semelhante à de um ímã em forma de barra, então, dizemos que se constitui como um eletroímã, ou seja, um ímã obtido por meio de corrente elétrica. ( ) A Terra não possui campo magnético, apenas o Sol tem campo magnético na ordem de GT. ( ) A Terra possui um campo magnético próprio. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
F - F - V - F.
C
F - V - V - F.
D
V - V - F - V.
6A força magnética resulta da força eletromagnética, uma das quatro forças fundamentais da natureza. Ela depende da interação entre as partículas em um campo magnético. A medida da força entre esses objetos depende da quantidade de carga em movimento em cada um dos objetos e da distância entre eles. Já a direção da força vai depender das direções referentes ao movimento da carga. A força magnética sempre será perpendicular (quando dois objetos fazem um ângulo de noventa graus) aos vetores de velocidade do corpo e do campo magnético. Com base nesse assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A força magnética é uma grandeza vetorial. Ela é constituída de direção, sentido e módulo. Algumas técnicas foram desenvolvidas para determinar o sentido da força magnética, uma delas é a regra da mão direita. ( ) A outra regra desenvolvida foi a da regra da mão esquerda, também conhecida como "regra da mão esquerda de Fleming". Essa regra é utilizada quando a força magnética opera na carga elétrica em um campo magnético, ou quando a força magnética atua sobre um fio percorrido por uma corrente elétrica inserido em um campo magnético. ( ) A força será proporcional ao valor da carga (q), ao módulo do campo magnético (B) e à velocidade (v) com que a carga se move. Quando são perpendiculares entre si, a fórmula da força magnética é dada por: F = q.v.B. ( ) A força será proporcional ao valor do campo elétrico (E), ao módulo do campo magnético (B) e à velocidade (v) com que a carga se move. Quando são perpendiculares entre si, a fórmula da força magnética é dada por: F = E.v.B. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - F - V - F.
C
V - V - V - F.
D
F - V - F - V.
7"Talvez um dos dias mais importantes da humanidade foi aquele em que Hans Christian Oersted, professor da Universidade de Copenhagen, descobriu, em 1820, durante uma aula de laboratório de circuitos elétricos, a ligação entre o Magnetismo e a Eletricidade, contrariando as previsões muito convincentes de Coulomb, que estas ciências não poderiam interagir. A publicação de suas experiências, em latim clássico, provocou uma explosão de atividades científicas na ocasião". Com base nesse assunto, analise as sentenças a seguir: I- Magnetostática é o estudo de campos magnéticos estáticos. II- Em eletrostática, as cargas estão estáticas, enquanto que na magnetostática dizemos que as correntes são estáticas. III- Em eletrostática, as cargas estão estáticas, enquanto que na magnetostática dizemos que as tensões são estáticas. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/846945/mod_resource/content/1/Cap05_Magnetostatica.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
A
Somente a sentença III está correta.
B
Somente a sentença II está correta.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
8A hipótese mais aceita diz que o campo magnético da Terra se origina das intensas correntes elétricas que circulam em seu interior. É sabido que o Sol é a estrela do nosso sistema solar. Sabemos também que ele emite milhões de partículas por segundo para todas as direções do espaço. Percebemos essas radiações eletromagnéticas, também chamadas de ventos solares, em forma de calor e luz. A quantidade de radiação que chega até a Terra é menor por conta da proteção exercida pelo campo magnético terrestre. O campo magnético da Terra interage com as radiações eletromagnéticas, fazendo com que elas sejam freadas, e também atua desviando-as de sua trajetória inicial. Por esse motivo é que podemos dizer que a Terra se comporta como um ímã gigante. Com base nesse assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Polos diferentes se atraem e polos iguais se repelem. ( ) Os polos magnéticos da Terra são contrários aos polos geográficos. ( ) O polo norte geográfico é o polo sul magnético da Terra. ( ) Os polos magnéticos da Terra são iguais aos polos geográficos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - V.
B
V - F - V - F.
C
V - V - V - F.
D
F - V - F - F.
9A força magnética resulta da força eletromagnética, uma das quatro forças fundamentais da natureza. Ela depende da interação entre as partículas em um campo magnético. Esse campo de magnetismo é criado pelos ímãs. Os ímãs são constituídos de dois polos, norte e sul, e a força resultante da aproximação dos polos pode ser repulsiva ou de atração. Quando dois objetoscom carga se movimentam no mesmo sentido, a força magnética entre eles é de atração. Quando esses objetos com cargas se movimentam em direção oposta, eles se repelem. A medida da força da força entre esses objetos depende da quantidade de carga em movimento em cada um dos objetos e da distância entre eles. Já a direção da força vai depender das direções referentes ao movimento da carga. Para achar a força magnética presente nos objetos, existe uma equação. Ela depende de algumas variantes: - quantidade fixa de carga (q); - velocidade constante (v); - campo Magnético uniforme (B). A força magnética sempre será perpendicular (quando dois objetos fazem um ângulo de noventa graus) aos vetores de velocidade do corpo e do campo magnético. Com base nesse assunto, analise as sentenças a seguir: I- Uma carga elétrica submetida a um campo magnético sofre sempre a ação de uma força magnética. II- Uma carga elétrica submetida a um campo elétrico sofre sempre a ação de uma força elétrica. III- A força magnética que atua sobre uma carga elétrica em movimento dentro de um campo magnético é sempre perpendicular à velocidade da carga. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
Somente a sentença II está correta.
D
As sentenças II e III estão corretas.
10Ao aprofundar os estudos sobre magnetismo, o físico Oersted observou que, ao aproximar a agulha magnética de um fio condutor percorrido por uma corrente elétrica, ela também sofria deflexão, isto é, desviava-se. Com isso, ele pôde concluir que o fio condutor percorrido por corrente elétrica gera à sua volta um campo magnético. Com base nesse assunto, assinale a alternativa CORRETA que contém fontes de campo magnético:
A
Condutor retilíneo, solenoide, bastão de resina e bobina chata.
B
Condutor retilíneo, solenoide, espira circular e polímeros em geral com exceção da polianilina.
C
Carga puntiforme, Condutor retilíneo, solenoide, bastão de vidro.
D
Condutor retilíneo, solenoide, espira circular e bobina chata.

Outros materiais