Buscar

RELATÓRIOPRÁTICASEAD_ANATOMIA HUMANA - aula 2

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA – Aula 2
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Fábio Massena da Silva
	MATRÍCULA: 01474495
	CURSO: Farmácia
	POLO: Capim Macio – Natal/RN
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Marcos Junior
	TEMA DE AULA: SISTEMA REPRODUTOR 
RELATÓRIO:
1. Identificar as estruturas anatômicas do sistema reprodutor Feminino e Masculino, relacionando com as suas funções. 
Sistema Reprodutor Masculino:
Pênis – órgão excretor masculino. Possui a uretra responsável pela eliminação da urina e condução do sêmen. Formado por tecidos cavernosos e esponjosos que aumentam o volume devido a vascularização, proporcionando ereção. 
Bolsa escrotal – cavidade que aloja e protege os testículos, responsável pela manutenção da temperatura adequada a fisiologia dessa estrutura. 
Testículos – glândulas responsáveis pela produção dos gametas masculinos, gametogênese, no interior dos túbulos seminíferos a partir das células germinativas primordiais, também possuem as células de Leydig que sintetizam o hormônio sexual masculino, a testosterona.
Epidídimo – ducto formado por um canal emaranhado, que coleta, armazena e conduz os espermatozoides. É neste local que os gametas atingem a maturidade e mobilidade tornando-se aptos à fecundação. 
Canal deferente - transporta os espermatozoides do epidídimo ate um complexo de glândulas anexas. 
Glândulas anexas – formado pela próstata, vesículas seminais, e glândula bulbouretrais. Formam a secreção que compõe o sêmen.
Sistema Reprodutor Feminino
Vulva ou Pudendo - Conjunto de estruturas que formam o aparelho reprodutor feminino (lábios vaginais, orifício da uretra, abertura da vagina e clítoris).
Lábios Vaginais - formandos pelos grandes e pequenos lábios, são dobras de pele formada por tecido adiposo, responsáveis pela proteção do aparelho reprodutor feminino. 
Vagina – canal onde ocorre a copula durante o ato sexual, também é a estrutura por onde ocorre o conduto do fluxo menstrual e passagem do bebê durante o parto normal.
Útero – órgão que recepciona o ovo zigoto e proporciona o seu desenvolvimento durante o período gestacional (proteção e nutrição do embrião). 
Tubas uterinas ou Trompas de Falópio – ovidutos que possuem a função de transportar o óvulo do ovário até o útero. Normalmente é nas trompas que ocorre a fecundação. 
Ovários – glândulas responsáveis pela ovulação e produção doa hormônios sexuais femininos, estrógeno e progesterona. 
		TEMA DE AULA: SISTEMA RESPIRATÓRIO
RELATÓRIO:
1. 1. Identificar as estruturas anatômicas respiratórias abordadas em aula, relacionando-as com suas posições funções.
Trato respiratório superior – formando pelo nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia.
Trato respiratório inferior – parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões, assim como camada da pleura e músculos da cavidade toráxica. 
Nariz (nariz externo e cavidade nasal) – funções e olfação, respiração, filtração de poeira, umidificação do ar inspirado, além de receber secreções dos seios para nasais e dos ductos lacrimonasais. Composto por cartilagem e osso, seu dorso vai da raiz do nariz até o ápice. Possui duas narinas separadas pelo septo nasal. Composto pelos ossos nasais, processo frontais da maxila e pela parte nasal do osso frontal. 
Cavidade nasal – subdividida em direita e esquerda. Cada uma possui um orifício anterior, narina, e posterior, coana. Estas são responsáveis pela comunicação da cavidade com a faringe. 
Faringe – vai das coanas a parte inferior do pescoço, fica atrás das cavidades nasais e a frente das vértebras cervicais. Função permitir a passagem do ar e do alimento, e é dividida em três regiões. Nasofaringe, orofaringe e Laringofaringe. 
Laringe – conecta a faringe com a traqueia. Possui três funções principais: passagem do ar durante respiração, produzir som e impedir que alimentos estranho entre nas estruturas respiratórias. 
Traqueia - continuação da laringe, penetrando no tórax e terminando com a bifurcação dos brônquios. 
Brônquios – composto por brônquios principais, lobares e bronquíolos e alvéolos. Dividido em direito e esquerdo, sendo o direito mais largo e curto. Subdividem em brônquios lobares, que se dividem em seguida em brônquios segmentares, que se dividem em bronquíolos e por fim nos alvéolos pulmonares. 
Pulmões - Localizados no interior do tórax, são fundamentais no sistemas respiratório uma vez que, é nos pulmões que ocorre a troca gasosa, hematopoese. 
		TEMA DE AULA: SISTEMA URINÁRIO 
RELATÓRIO:
1. Identificar as estruturas anatômicas do sistema urinário Feminino e Masculino, relacionando com as suas funções. 
Sistema Urinário Feminino – composto por 2 rins, vias urinárias (dois ureteres, bexiga urinária e uretra). Os rins tem função de filtrar o sangue, localizados na parte posterior da cavidade abdominal. A bexiga funciona como reservatório da urina que e produzida nos rins, é um órgão muscular elástico. Os Ureteres são dois tubos de aproximadamente 20 cm é tem a função de conduzir a urina dos rins para bexiga. A uretra é um tubo muscular que conduz a urina para fora do corpo. O canal da uretra no sistema urinário feminino é menor que o do masculino. 
Sistema Urinário Masculino – no sistema masculino vamos ter o tamanho da uretra diferente do feminino e tendo como função também a liberação do esperma no ato na ejaculação.
 
			TEMA DE AULA: TELENCÉFALO, DIENCÉFALO E CEREBELO 
RELATÓRIO:
	1. Identificar estruturas anatômicas do Telencéfalo, Diencéfalo e Cerebelo e relacionando-as com suas funções, localizações e posições. 
O diencéfalo é composto por quatro sub-regiões: hipotálamo, subtálamo, Tálamo e epitálamo. O telencéfalo é constituído pelos hemisférios cerebrais. Representa o maior volume do sistema nervoso Central, localizado dentro do crânio e, funcionalmente, é destaque. O cerebelo é um órgão central para controle motor fino, postura e equilíbrio. Ele processa informações de múltiplos canais sensitivos (vestibulares e proprioceptivos), juntamente com impulsos motores, e modula a atividade de áreas nucleares motoras do cérebro e medula espinhal. 
			TEMA DE AULA: TRONCO E ENCÉFALO 
RELATÓRIO:
1. Identificar as partes do tronco encefálico e suas respectivas funções. 
O tronco encefálico é dividido em três estruturas segmentares e bem destintas anatomicamente: o bulbo, a ponte e o mesencéfalo. 
Bulbo – é a própria continuação da medula espinhal, que ao atravessas o forame magno passa a ser denominado como tal. Possui núcleos de nervos cranianos baixos e importantes centros reguladores de funções fisiológicas básicas, como respiração e ritmo cardíaco. 
Ponte – zona de transição onde passa inúmeros feixes de fibras nervosas. Tem função similar ao Bulbo, como controle do ciclo do sono, coordenação motora em conjunto com o cerebelo e controle de funções viscerais. A Ponte ainda apresenta um núcleo destacado envolvido com a audição. 
Mesencéfalo – é subdividido em teto e tegmento pelo aqueduto cerebral. No teto estão os colículos, os superiores relacionados com a visão, e os inferiores com a audição. O tegmento está relacionado com núcleos motores que geram resposta reflexas dos olhos, orelhas e pescoço, além de controle da dor e respostas emocionais. 
	
REFERÊNCIAS
DANGELO, J. G.; FATTINI, C. C. Anatomia sistêmica e segmentar. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 2007.
MOORE, K. L. Anatomia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1992.
STANDR ING, S. - GRAY´S ANATOMIA, 40 ed, ELSEVIER, 2010.
DRAKE, R.L.; VOGL, A.W.; MITCHELL, A.W.M. Gray’s Anatomia para Estudantes. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

Continue navegando