Buscar

educaçãoinclusiva_AP1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
MÁRCIA CRISTINA MARQUES DA SILVA GOMES – 3111285
GLAUCIA SILVA VARGAS – 3111267 
CLAUDIA GOMES DE SOUZA FERREIRA - 3111256
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
RIO DE JANEIRO,2022
SUMÁRIO
ENTREVISTA	2
CONCLUSÃO..............................................................................................................6
REFERÊNCIAS	7
ENTREVISTA COM OS PAIS ou RESPONSÁVEIS 
I – Identificação do Aluno: 
Nome: Alice Miranda de Oliveira 
Data de nascimento: 20/07/2006 Idade: 15 anos 
Escola: Colégio presbiteriano Mackenzie – São Paulo. Ano: 9º. Turno: matutino 
Naturalidade: brasileira
Nome do pai: Albeni de Oliveira 
Profissão: Médico Idade: 54 anos
Nome da mãe: Olga Miranda 
Profissão: Psicóloga Idade: 47 anos
Endereço residencial: São Paulo – SP Fone: (11) 98953-4847
II – Composição Familiar: 
	NOME
	IDADE
	SEXO
	ESTADO CIVIL
	GRAU DE PARENTESCO
	INSTRUÇÃO
	LOCAL
DE
TRABALHO
	Pedro
	14
	masculino
	solteiro
	irmão
	
	
	Theo
	4
	masculino
	solteiro
	irmão
	
	
	Albeni
	54
	masculino
	casado
	pai
	
	
	Olga
	47
	feminino
	casada
	mãe
	
	
Religião/credo: Cristãos protestantes.
Motivo da solicitação da avaliação: 
III - Dinâmica Familiar: 
Com quem o aluno reside: Com os pais.
Relacionamento dos pais entre si: Casados, lar harmonioso e feliz. 
Relacionamento dos pais com os filhos: amor, amizade, cumplicidade.
Relacionamento entre os filhos: muito amor, tendo as discussões naturais entre irmãos.
Relacionamento geral entre os familiares: Ótimo!
IV – Desenvolvimento: 
Desenvolvimento Psicomotor (idade em que sustentou a cabeça, sentou sozinho, engatinhou, andou, controlou os esfíncteres – vesical e anal diurno e noturno, preferência manual...). 
A Alice teve um desenvolvimento muito bom, quando bebê, sustentou a cabeça aos 3 meses, sentou sozinha aos seis meses, engatinhou aos 10 meses, andou sozinha com 1 ano e 10 meses, porém andava segurando nos móveis desde 1 ano. Controlou os esfíncteres aos 3 anos, sem dificuldades, nunca teve enurese noturna. É canhota.
Linguagem (em que idade se deu o balbucio, as primeiras palavras/frases, problemas articulatórios, gagueira...). 
Balbuciava normalmente quando bebê, começou a se expressar com pequenas palavras com um ano e dois meses (pedia água, chamava os pais, deu um apelido ao irmão recém-nascido). Nunca teve muitos problemas articulatórios, mas de uns 5 anos para cá desenvolveu uma gagueira leve mas não frequente.
Alimentação (período em que foi amamentado no seio/mamadeira, reações à introdução de outros tipos de alimentação, falta de apetite, alimenta-se em excesso, normal...). 
Alice mamou no peito até 5 meses de vida, sugava bem desde quando nasceu, porém eu engravidei e substituí pela mamadeira. A Introdução alimentar também se deu sem problemas, nunca comeu em excesso nem aquém do necessário. Atualmente “escolhe” comidas, tem preferências e rejeições.
Sono (calmo, agitado, fala durante o sono, sonambulismo, terror noturno, tipo de respiração enquanto dorme...). 
O sono sempre foi bom, dormia a noite toda, mas dos 2 aos 5 anos roncava muito e tinha infecções repetidas de garganta. Aos cinco anos fez cirurgia para retirada de adenoide e amídalas, desde então o sono voltou a ser normal.
Manipulação e hábitos (fez uso de chupeta, chupa o dedo, roi unhas, tiques, movimentos involuntários, estereotipias, maneirismos, agitação motora, auto-agressão, passividade). 
Nunca usou chupeta nem chupou dedo, nunca roeu as unhas. Não possui estereotipias nem nada do gênero. É calma.
V – Sociabilidade: (faz amigos com facilidade, diverte-se – como, quando e com quem/mais velhos ou mais novos, atividade de lazer, comportamento nos ambientes em geral...) frequenta outros ambientes além da escola? Quais? 
A Alice sempre foi muito sociável, tinha muitas amigas durante a educação infantil e fundamental I. Porém as crianças crescem e vão se afastando de quem “ficou para trás” cognitivamente, e vamos nos adaptando. Alice se diverte com os primos e primas, e interage bastante com adultos, também, na escola, na igreja e no clube. Gosta também de ficar perto de bebês e crianças pequenas.
VI – Informação médica: 
Visão: Boa. Usa lentes corretivas ( ) Sim (X ) Não 
Audição: Boa. Usa recurso auditivo / Prótese auditiva ( ) Sim (X ) Não 
Problemas Físicos: Não tem.
Saúde e geral: (Informações relevantes desde o nascimento até o momento). 
Além da cirurgia para retirada de adenoide e amídalas, Alice desenvolveu tireoidite de Hashimoto e toma medicamento para reposição de hormônio da tireoide desde os 9 anos. 
Possuí algum laudo médico? Toma alguma medicação de uso contínuo? 
Toma Puran T4
VII – Atendimentos complementares (psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicopedagogia, acompanhamento neurológico ou psiquiátrico, entre outros). 
Alice fez fono desde que nasceu até os 10 anos de idade, fez natação dos 2 aos 10 anos, psicomotricidade dos 5 aos 8 anos, fisioterapia desde que nasceu até os 4 anos, fez ballet dos 3 aos 6 anos.0,
VIII – Atividades de Vida Diária: Hábitos de higiene (toma banho sozinho, se veste, calça meia, sapatos, se penteia, escova os dentes regularmente sozinho, têm cuidados com sua aparência pessoal e vestuário …). 
Toma banho sozinha, mas não lava os cabelos sozinha. Veste-se, calça, escova os dentes (precisa de revisão), tem dificuldade para pentear os cabelos que são longos.
Responsabilidade por tarefas no lar (especificar)
 Não tem quase nenhuma, apenas manter o quarto dela arrumado.
IX – Antecedentes familiares: (doenças, deficiências, vícios, grau de parentesco, 
idade em que ocorreu, situação atual…). 
Não há. 
X – Histórico Escolar: 
Creche/Escola/atendimento ou apoio especializado que frequentou:
Estudou numa escola de educação infantil dos 2 aos 6 anos, trocou de escola, repetiu a pré-escola e depois seguiu regularmente sem reprovação. Atualmente cursa o 9° ano do ensino fundamental II.
3 CONCLUSÃO
Tendo com base as novas práticas e diretrizes da PNEE e os relatos da mãe da aluna, que apresenta um panorama geral de suas manifestações, observamos que os avanços realizados visando uma educação inclusiva que priorize toda a etapa de aprendizado do aluno dentro do ambiente escolar regular – sem limitações e exclusão – ainda sim, se trata de um grande desafio, o que afeta, principalmente, o aluno em seu desenvolvimento sociocognitivo e, desta maneira, na sua integralidade em um contexto social, familiar e cultural.
A escassez de recursos financeiros para adaptar as escolas e capacitar os professores violam o direito do aluno ao ensino democrático, tendo que contar, inclusive, com o apoio familiar para a construção de uma relação socioafetiva, independente da instituição educacional ser pública ou privada.
REFERÊNCIAS
Não declarou. Entrevista. [mar. 2022] Entrevistadora: Cláudia. São Paulo, 2022. Pelo whatsapp. Entrevista concedida para trabalho da disciplina Legislação e Políticas Públicas Nacionais em Educação.
2
7

Continue navegando