Buscar

Questionario I - PPCSM

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O sistema genital feminino é dividido em genitália externa e interna. A genitália externa se constitui pela vulva, que é estruturada da seguinte maneira: monte de Vênus, grandes e pequenos lábios, vestíbulo, meado uretral, clitóris, intróito vaginal, hímen e pelas glândulas de Skene e de Bartholin. Já a genitália interna se constitui pela vagina, útero, tubas uterinas e ovários. O útero é composto por três camadas separadas e distintas. Dessa forma, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
O miométrio é a camada mais espessa do útero, constituída de fibras lisas musculares separadas por tecido conjuntivo.
	Respostas:
	a. 
O perimétrio é a camada mais interna e é revestido por uma túnica serosa.
	
	b. 
O endométrio é a camada mais externa que reveste a cavidade uterina.
	
	c. 
O miométrio é o revestimento interno do útero e é constituído por um epitélio colunar simples formado por células ciliadas e secretoras.
	
	d. 
O miométrio é a camada mais espessa do útero, constituída de fibras lisas musculares separadas por tecido conjuntivo.
	
	e. 
O perimétrio é a camada do meio do útero e é revestido por três camadas de fibras musculares lisas.
	Comentário da resposta:
	Resposta: D
Comentário: o miométrio é a camada mais espessa do útero, sendo formado por três camadas de fibras musculares lisas, em que, em cada uma delas, há células musculares lisas que são mantidas em justaposição por tecido conjuntivo rico em fibras elásticas.
	
	
	
· Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sobre a fisiologia do sistema reprodutor feminino, observe as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I - Devido à ação estrogênica durante a puberdade, o útero, a vagina e os grandes lábios aumentam de tamanho por meio da proliferação celular; ocorre o desenvolvimento dos pelos pubianos (pubarca), o desenvolvimento do tronco, a deposição de gorduras no tórax e no quadril e o alargamento da bacia óssea.
II - Por influência estrogênica, ocorre a primeira menstruação (menarca) e se inicia o desenvolvimento das mamas (telarca).
III - A ação da progesterona estimula o crescimento da mulher por meio do estímulo do crescimento de ossos longos, que dura poucos anos e depois cessa.
IV - A ação da progesterona está relacionada à preparação do útero para receber o embrião e à preparação das mamas para a lactação, aumentando a atividade de secreção das mamas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
III está incorreta.
	Respostas:
	a. 
I e II estão corretas.
	
	b. 
II e III estão corretas.
	
	c. 
III está incorreta.
	
	d. 
IV está incorreta.
	
	e. 
Todas as alternativas estão corretas.
	Comentário da resposta:
	Resposta: C
Comentário: a ação que estimula o crescimento da mulher, estimulando o crescimento ósseo, é a ação estrogênica.
	
	
	
· Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A fase menstrual é um período de regressão no qual o endométrio, bem desenvolvido previamente, torna-se isquêmico, degenera e descama, repercutindo em sangramento. Sobre as fases do ciclo menstrual, analise os itens e assinale a alternativa correta:
I - Na fase proliferativa, o folículo cresce e se prepara para a ovulação. Esse crescimento é estimulado pelo hormônio FSH, e à medida que o folículo cresce, começa a produzir estrógenos, um grupo de hormônios que estimulam o desenvolvimento do endométrio.
II - Na fase secretória, o LH estimula as células do folículo ovariano rompido a se transformarem em corpo amarelo, também chamado de corpo lúteo.
III - Caso não ocorra a fecundação, ocorrerá a fase menstrual. Nessa fase, o corpo lúteo se degenera, o endométrio regride e ocorre uma queda dos hormônios ovarianos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II e III estão corretas.
	Respostas:
	a. 
I está correta.
	
	b. 
II está correta.
	
	c. 
III está correta.
	
	d. 
I, II e III estão corretas.
	
	e. 
Todas as alternativas estão incorretas.
	Comentário da resposta:
	Resposta: D
Comentário: o ciclo menstrual é dividido em 3 fases. Na fase proliferativa, a ação do hormônio estradiol, produzido pelo folículo em crescimento no ovário, estimula o espessamento do endométrio. Já na fase secretora, assim que o folículo se rompe, liberando o ovócito, origina-se o corpo lúteo, que secreta o estradiol e a progesterona, estimulando a manutenção e o desenvolvimento da parede uterina. Quando não ocorre a fecundação, o corpo lúteo irá se desintegrar, o que ocasionará uma queda na concentração dos hormônios ovarianos. A queda desses hormônios causa a constrição das artérias da parede uterina, o que desencadeia a desintegração de parte dessa parede, que é eliminada na menstruação.
	
	
	
· Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sabe-se que o período entre o início de uma menstruação e o início de outra é chamado de ciclo menstrual. Esse ciclo é controlado pelo aumento e pela diminuição de alguns hormônios. Marque a alternativa em que aparecem os hormônios hipofisários relacionados ao ciclo menstrual:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
FSH E LH.
	Respostas:
	a. 
FSH E LH.
	
	b. 
Estrogênio e progesterona.
	
	c. 
GnRh e LH.
	
	d. 
GnRh e FSH.
	
	e. 
Ocitocina e prolactina.
	Comentário da resposta:
	Resposta: A
Comentário: os hormônios hipofisários relacionados à menstruação são o FSH e LH. O FSH, auxiliado pelo LH, estimula o crescimento do folículo primário, que passa a secretar pequenas quantidades do hormônio estradiol. A secreção do estradiol ajuda a manter os níveis de FSH e de LH baixos, enquanto o folículo cresce e o ovócito amadurece. Quando a secreção do estradiol aumenta, ocorre também um aumento nos níveis de FSH e LH, levando a um pico nos níveis de LH. Em resposta a esses aumentos nos níveis hormonais, o folículo e a parede adjacente do ovário se rompem, liberando o ovócito secundário (ovulação). O tecido folicular deixado no ovário se transforma em corpo lúteo, sob a ação do LH, e secreta progesterona e estradiol. A liberação desses hormônios desencadeia a redução da secreção de LH e FSH, o que evita a maturação de um novo folículo enquanto uma gravidez estiver em andamento. Se não houver gravidez, os baixos níveis de gonadotrofina levam a uma desintegração do corpo lúteo, o que acarreta queda dos níveis de estradiol e progesterona. Assim, a hipófise passa a secretar FSH em quantidades suficientes para estimular o crescimento de um novo folículo no ovário, iniciando um novo ciclo.
	
	
	
· Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A ovulação é o período divisório entre as duas fases de um ciclo ovariano e menstrual. O período pré-ovulatório, durante o qual um folículo de Graaf e seu hormônio, o estrogênio, desenvolvem-se, é chamado de fase folicular. O período pós-ovulatório, no qual o corpo lúteo e seus hormônios se desenvolvem, é denominado fase luteínica. A ovulação ocorre entre essas duas fases. Dessa forma, assinale a alternativa correta sobre a ovulação:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Ocorre, aproximadamente, no 14º dia de um ciclo menstrual de 28 dias.
	Respostas:
	a. 
Ocorre, aproximadamente, no 8º dia de um ciclo menstrual de 28 dias.
	
	b. 
Ocorre, aproximadamente, no 14º dia de um ciclo menstrual de 28 dias.
	
	c. 
Ocorre, aproximadamente, no 18º dia de um ciclo menstrual de 28 dias.
	
	d. 
Ocorre, aproximadamente, no 20º dia de um ciclo menstrual de 28 dias.
	
	e. 
Ocorre no primeiro dia da menstruação.
	Comentário da resposta:
	Resposta: B
Comentário: a ovulação ocorre, aproximadamente, 14 dias antes do fim do ciclo, o que significa cerca de 14 dias antes do primeiro dia do ciclo menstrual seguinte. Em um ciclo ovulatório de 28 dias, ela ocorrerá, aproximadamente, no meio do ciclo ou, usualmente, entre o décimo-segundo e décimo-sexto dias.
	
	
	
· Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sobre as irregularidades menstruais, observe as afirmações e assinale a alternativa que representa a terminologia incorreta:
I - A amenorreia é a ausência de menstruação e as causas mais comuns estão associadas à gravidez, à lactação e aos distúrbiosendócrinos.
II - A dismenorreia é o fluxo menstrual anormalmente copioso.
III - A menorragia é a grande quantidade de perda menstrual com a presença de coágulos, e a oligomenorreia é a escassa quantidade de menstruação.
IV - A metrorragia é quando ocorre a perda sanguínea atípica, no intervalo entre uma menstruação e outra ou quando a menstruação é prolongada e pode ocorrer o sangramento intermenstrual com discreta perda sanguínea na época da ovulação.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
II está incorreta.
	Respostas:
	a. 
I está incorreta.
	
	b. 
II está incorreta.
	
	c. 
III está incorreta.
	
	d. 
IV está incorreta.
	
	e. 
Todas as alternativas estão incorretas.
	Comentário da resposta:
	Resposta: B
Comentário: a dismenorreia é a menstruação dolorosa e as causas mais comuns estão relacionadas ao fluxo intenso, passagem de coágulos, miomas uterinos ou endometriose.
	
	
	
· Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A passagem de um espermatozoide para o interior de um óvulo com a fusão de seus núcleos em uma única célula é chamada de fertilização. A fertilização ocorre no terço externo da tuba uterina, onde certo número de espermatozoides circundam o óvulo recém-liberado. Com base nos conhecimentos adquiridos sobre a fertilização, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Uma vez dentro do citoplasma ovular,  o espermatozoide penetra com a cauda e sua cabeça diminui de tamanho.
	Respostas:
	a. 
Conforme o sêmen é eliminado durante o coito, estima-se que cerca 120 a 500 milhões de espermatozoides banhados em líquido seminal sejam depositados na parte superior da vagina.
	
	b. 
Quando as condições são favoráveis para a movimentação dos espermatozoides nas vias genitais femininas, especialmente na época da ovulação, o espermatozoide pode alcançar das trompas de Falópio em poucas horas.
	
	c. 
A fertilização ocorre logo depois de o óvulo e o espermatozoide alcançarem a trompa de Falópio, uma vez que o período de viabilidade dessas células germinativas é relativamente curto.
	
	d. 
Durante a fecundação, o espermatozoide penetra a primeira barreira, a coroa radiata e, em seguida, penetra a segunda barreira protetora do óvulo, a zona pelúcida.
	
	e. 
Uma vez dentro do citoplasma ovular,  o espermatozoide penetra com a cauda e sua cabeça diminui de tamanho.
	Comentário da resposta:
	Resposta: E
Comentário: quando o espermatozoide penetra o citoplasma ovular, ele perde rapidamente sua cauda e sua cabeça aumenta de tamanho para formar o pronúcleo masculino. Os pronúcleos feminino e masculino se aproximam no centro do óvulo, entram em contato e perdem as membranas nucleares, causando a fusão cromossômica e constituindo o ovo.
	
	
	
· Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quando o espermatozoide se funde ao óvulo para dar origem ao ovo, essa célula representa o início de um novo ser. O zigoto é primeira célula do novo ser humano, essa célula começa um processo de várias divisões celulares ou clivagens que marcam o início do desenvolvimento embrionário. A respeito das divisões celulares, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
No terceiro ou quarto dia após a fertilização, o ovo com 16 blastômeros é denominado mórula.
	Respostas:
	a. 
No terceiro ou quarto dia após a fertilização, o ovo com 16 blastômeros é denominado mórula.
	
	b. 
No terceiro ou quarto dia após a fertilização, o ovo com 16 blastômeros é denominado ovócito.
	
	c. 
À medida que o ovo passa pela trompa em direção ao útero e se divide em duas células, ele é chamado de blastocisto.
	
	d. 
À medida que o ovo passa pela trompa em direção ao útero e se divide em quatro células, ele é chamado de mórula.
	
	e. 
Se ocorrer a nidação ou implantação do blastocisto no endométrio uterino, após seis dias da fecundação, inicia-se o período fetal.
	Comentário da resposta:
	Resposta: A
Comentário: após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, é formado o zigoto, que passará por sucessivas etapas de divisões mitóticas e diferenciação celular, até se formar um indivíduo. No primeiro dia da fecundação, ocorre a clivagem de um zigoto, em que ele apresentará um estágio de duas células. No segundo dia passará ao estágio de quatro células e, após várias clivagens, no terceiro ou quarto dia chegará ao estágio chamado mórula, onde possuirá cerca de 12 a 16 blastômeros. A mórula é invadida por um líquido que promove o deslocamento dos blastômeros para a periferia e se forma o blastocisto. Se ocorrer a nidação ou implantação do blastocisto (embrião) no endométrio uterino, após seis dias da fecundação, inicia-se o período embrionário.
	
	
	
· Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Durante o desenvolvimento do embrião ocorrem três processos fundamentais do desenvolvimento fetal: crescimento (multiplicação das células por mitoses e aumento de volume), morfogênese (movimentos dos territórios celulares que darão origem às camadas de células embrionárias) e diferenciação celular (especialização estrutural e bioquímica que levará as três camadas celulares embrionárias a se transformarem nos diversos órgãos e sistemas). O embrião se desenvolve formando três camadas celulares embrionárias que darão origem aos anexos gestacionais, órgãos e sistemas do organismo humano. Observe as afirmações e assinale a alternativa correta:
I - Endoderme: camada mais interna e que dará origem ao sistema respiratório, fígado e pâncreas.
II - Mesoderme: camada intermediária que dará origem ao sistema cardiovascular, urogenital, baço, músculos e ossos.
III - Ectoderme: camada mais externa que dará origem ao sistema nervoso, aos órgãos do sentido e à epiderme.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Todas estão corretas.
	Respostas:
	a. 
I e II estão corretas.
	
	b. 
II e III estão corretas.
	
	c. 
I e III estão corretas.
	
	d. 
Todas estão corretas.
	
	e. 
Todas estão incorretas.
	Comentário da resposta:
	Resposta: D
Comentário: Ectoderme: forma epiderme, anexos cutâneos, pelos e unhas, esmalte dos dentes, sistema nervoso central, receptores dos órgãos dos sentidos e parte dos olhos, orelhas e cavidade nasal. Mesoderme: forma derme, osso, músculo, cartilagem, tecido conjuntivo, coração, células e vasos sanguíneos, linfócitos e vasos linfáticos, baço e algumas glândulas. Endoderme: forma as mucosas dos sistemas digestório, respiratório e urogenital, algumas glândulas, como o timo e a tireoide, e também os ductos hepáticos e pancreáticos e o revestimento da orelha interna.
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Profundas alterações fisiológicas ocorrem no corpo materno durante a gravidez, envolvendo todos os sistemas. Esses ajustes funcionais em resposta à carga fisiológica aumentada começam na primeira semana da gestação e continuam durante toda ela. Após a liberação do feto e da placenta, o corpo da mãe começa a retornar ao seu estado anterior à gravidez. Algumas alterações se revertem mais rapidamente e outras mais lentamente. Dessa forma, sobre as modificações do organismo materno, é incorreto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Ocorre aumento do débito cardíaco de 30 a 50%.
	Respostas:
	a. 
Ocorre lentidão do esvaziamento gástrico e alteração do ângulo gástrico, pois o útero gravídico empurra o estômago.
	
	b. 
Devido à vasodilatação, as vias aéreas podem apresentar edema de mucosa, entupimento nasal, epistaxe e aumento de secreção.
	
	c. 
Ocorre aumento do débito cardíaco de 30 a 50%.
	
	d. 
Aumento do volume plasmático de 45 a 50%, aumentando a volemia.
	
	e. 
Na cérvix, ocorrem a diminuição da vascularização, endurecida e rugosa, e o canal se torna tamponado com muco.

Continue navegando