Buscar

Atividade de climatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e mínima registrada em uma dada localidade em um período de tempo. O gráfico abaixo detalha a variação da amplitude térmica mensal para Cuiabá e Salvador. Considerando os fatores climáticos que mais afetam cada uma das localidades, explique a diferença observada na variação desta amplitude térmica.
Figura 1: Variação da amplitude térmica mensal média de Cuiabá (linha azul) e Salvador (linha rosa) para o período de 1961 a 1990. Fonte: INMET.
Feedback
A resposta correta é: Os principais fatores climáticos que explicam tais variações são a continentalidade e a maritimidade, a capital Cuiabá apresenta uma maior amplitude térmica do que Salvador, por estar localizado no interior do continente, a umidade é reduzida, e a capacidade de aquecimento do continente é maior durante o dia, porém ao cessar da radiação solar, a perda de calor da superfície é maior e mais rápida, a menor capacidade de retenção do calor pelo solo contribui para uma maior amplitude térmica. Já em Salvador, a proximidade da cidade com o mar faz com que a maritimidade seja um dos principais fatores que contribuem para a sua caracterização climática, o mar passa por um aquecimento mais lento e constante durante o dia, e consegue reter o calor por mais tempo, o que favorece em temperaturas mais constantes e baixas amplitudes térmicas entre as temperaturas máximas e mínimas.
Questão 2
Marcar questão
Texto da questão
A Figura abaixo é o mapa de umidade do ar no território brasileiro no dia 04 de setembro de 2004. A partir da leitura do mapa, quais os grandes controladores da umidade do ar no território brasileiro?
Figura 2: Variação espacial da umidade relativa do ar no território brasileiro em 04 de setembro de 2004. Fonte: INMET (2004)
Feedback
A resposta correta é: A influência da maritimidade, do relevo, da evaporação e evapotranspiração (biomas) é um dos maiores controladores da umidade do ar. Na figura, observa-se que no litoral por conta da maritimidade, e na região amazônica devido a evaporação e da evapotranspiração a umidade relativa do ar possui maiores porcentagens. Em contrapartida, o interior do país, como a região centro-oeste e o sertão nordestino, a umidade relativa do ar tem suas porcentagens reduzidas, devido ao fator de continentalidade e ao relevo, que torna essas regiões mais secas quando comparadas ao restante do país. Finalmente, nas regiões de floresta, sobretudo aquelas ombrófila densa há também controle da umidade devido aos processos de evapotranspiração.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No gráfico abaixo está representada a variação de dois elementos climáticos: temperatura do ar e umidade relativa do ar. Explique o padrão inversamente proporcional entre ambas as variáveis.
Figura 3: Variação horária da temperatura do ar e umidade relativa do ar. Fonte: INMET (2020).
Feedback
A resposta correta é: A relação entre a umidade relativa do ar e a temperatura são inversamente proporcionais. Temperaturas mais elevadas fazem com que o ar retenha uma maior quantidade de vapor d’água, e assim verifica-se uma redução na umidade relativa do ar, essa relação pode ser verificada durante o dia, e principalmente durante o período em que a temperatura atinge a sua máxima. Com a diminuição gradativa da temperatura ao longo do dia, a umidade relativa do ar aumenta, a medida que ar mais frio passar a reter menos vapor d’água. Essa relação se explica, fundamentalmente pela capacidade de compressão (redução de volume) ou expansão (aumento de volume) do ar, demandando mais ou menos vapor d’água para saturação.
<svg xmlns="http://www.w3.org/2000/svg" width="16" height="16" viewBox="0 0 16 16" preserveAspectRatio="xMinYMid meet" overflow="visible"><path d="M1.6 1.4c1.4 4.7 2.6 8.7 4 13.4" fill="#7c7c7c" stroke="#7c7c7c" stroke-width="1.5" stroke-miterlimit="10"/><path fill="none" stroke="#7c7c7c" stroke-miterlimit="10" d="M12.2 2.6L5.7 7l-2-5.4z"/></svg>

Outros materiais