Buscar

ATIVIDADE MAPA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DISCIPLINA: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas
Acadêmico: GYRLEIWE MOREIRA MARQUES MOTTA
RA: 20137227-5
Uma organização da área de tecnologia está enfrentando sérios problemas na entrega de seus projetos dentro do prazo e com a qualidade desejada, pois o setor de desenvolvimento de projetos está passando dificuldades em suas entregas. Após algumas pesquisas para saber quais as causas desse problema foi possível identificar que isso está ocorrendo principalmente devido a uma série de conflitos entre os colaboradores mais experientes e os mais jovens da empresa. Essa diferença entre diversas gerações pode trazer resultados negativos a medida que não existe a tão desejada troca de experiências na busca por melhores resultados. A liderança da empresa observou o distanciamento entre os colaboradores no processo de desenvolvimento de projeto e na tomada de decisão em conjunto.
Tendo em vista que foram contratados novos integrantes para as equipes, torna-se essencial integrá-los da melhor forma e assim promover uma integração entre os mais experientes e os menos experientes na organização. Compreender os anseios e necessidades dos colegas de equipe é um desafio para que tenhamos condições de construir espaços de trabalho do qual possamos conquistar resultados melhores. Nesse sentido, a superação de diferenças individuais pode ser alcançada através de uma maior integração entre os colaboradores. 
Consciente dessa realidade, essa organização deve promover ações para que os colegas de trabalho possam trabalhar da forma mais colaborativa possível. Pensando nisso, imagine você como analista de treinamento e desenvolvimento, sendo desafiado pela organização a elaborar um plano que possa capacitar os colaboradores a atuarem e interagirem a partir das plataformas digitais e promover um maior diálogo. 
Atividade MAPA:
a) Quais são as necessidades de treinamento para essa equipe.
Descreva o que é preciso desenvolver em:
Conhecimentos
Habilidades
Atitudes
b) Objetivo do treinamento.
c) Descreva o público-alvo.  
d) Descreva o local do treinamento. 
e) Descreva qual a melhor técnica de treinamento a ser utilizada. 
f) Descreva qual será o método de treinamento ou metodologia a ser utilizado nesse processo e apresente uma defesa da escolha desse método.
Boa atividade!
Passo a passo da Atividade:
a) Quais são as necessidades de treinamento para essa equipe?
Descreva o que é preciso desenvolver em:
 - Conhecimentos: Treinamento na área de relacionamentos, trabalho em equipe
 - Habilidades: Desenvolver empatia, resiliência e organização
 
 
 
 - Atitudes: Cooperação; comprometimento, união
b) Objetivo do treinamento. 
Fazer com que os colaboradores possam cooperar mais uns com os com os outros e assim obter um melhor resultado no desenvolvimento dos projetos.
c) Público-alvo. 
Colaboradores mais experientes e menos experientes
d) Local do treinamento. 
Sala de treinamentos da empresa. Usarei também notebook, data show, papeis e canetas.
e) Qual a melhor técnica de treinamento a ser utilizada. 
Usarei a técnica quanto ao uso, transmitindo conhecimento e assim provocando mudanças de atitudes. Para mim é melhor técnica que se encaixa mais com a situação atual da empresa. 
f) Qual será o método de treinamento ou metodologia a ser utilizado nesse processo e apresente uma defesa da escolha desse método.
Usarei como metodologia, as técnicas vivenciais, aplicando dinâmicas em grupos para integração, descontração, trabalho em equipe, a importância de observação e acima de tudo despertar as mudanças necessárias na equipe. 
Considerações finais
Confesso que tive e ainda tenho dificuldades em elaborar o plano. Sou muito boa em executar, mas montar um treinamento foi a primeira vez. Espero que no decorrer do curso eu possa me desenvolver mais nessa área pois gosto muito de treinamentos.
Com relação a proposta da atividade foi perfeita. Eu é que preciso me dedicar mais e treinar mais para poder em uma próxima fazer melhor.
Após realizar todos os passos da atividade proposta, conte para nós como se sentiu ao elaborar um plano de capacitação a partir de uma situação-problema, em que você poderá encontrar atuando como Analista de Treinamento e Desenvolvimento. Registre aqui a sua experiência e percepção em relação a atividade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando