Buscar

atividade 2 relacoes etnico raciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso: Pedagogia
Disciplina: Relações Étnicas Raciais
Professora: Dra. Terezinha Bazé de Lima 
Aluno (a): RGM: Polo: 
Atividade/ Portfólio 02 – AULA 5 ( VALOR 3,5 PONTOS)
1) Leia a Aula 05 cuidadosamente e grife as ideias relevantes do texto. Localize em Material de Aula (arquivo) um artigo científico sobre essa temática (As Representações do Negros e do Índio e nos Livros Didáticos Brasileiros de Barboza), esse artigo servirá de base de pesquisa para você apresentar um comentário pessoal contextualizado com no mínimo 20 linhas (trazer citações da aula 5 do Guia de Estudos e do artigo científico) que retrate o tratamento dos negros e indígenas nos livros didáticos na atualidade. (Valor 3.5)
Os livros didáticos sendo analisados segundo a história dos negros e indios do Brasil - racismo
Os livros didáticos que foram base de estudo por meio de pesquisa universitária, trouxe a tona uma reflexão mais detalhada sobre a visão que era passada de negros e índios nestes livros tidos como objetos, animais, mercadorias no caso dos negros e; seres que faziam parte da natureza no caso dos indígenas, indissociáveis de seu habitat tais como plantas e animais também. Conduziram para uma crença de que eram povos bárbaros e por vezes violentados pelos conquistadores do Brasil na ânsia por poder e riqueza. Deixava explícito também o âmbito político aristocrata, a burguesia, que possuía e ainda sim possuem em suas memórias históricas os pretos e índios com raças inferiores retratadas em segundo plano nas ilustrações dos livros didáticos.
Por esses povos não possuírem escrita não teriam criado registro histórico, portanto deixando de ser “interessantes” aos estudiosos da área sendo vistos como raças inferiores (indígenas e negros) que tiveram contato com a raça superior (Europeia).voltando aos livros didáticos essas formas de representações contidas neles somente serviram para reforçar o esteriótipos de preguiçosos que nada contribuíram para a formação sociocultural e politica do Brasil.
Relembrando que as funções dos livros didáticos são de informar e formar gerações, devemos estar atentos as ideias que ele vem reforçar; preconceitos, valores e esteriótipos. 
 Ainda em tempo, esta pesquisa abriu novas formas de visualizar, se reencontrar e perceber o quanto foram imprescindíveis essas etnias e, a se encontrarem como brasileiros ativos na construção de um país repleto de miscigenação; de cores; de sabores e saberes… mostrou o quando o índio e o negro nos moldou durante décadas para um País de todos. Derrubando a visão para a imagem de um Brasil democraticamente racial e demostrando o erro cometido por anos por vezes subentendido em charges, imagens registrados em livros que deveriam abrir a visão de seus futuros cidadãos hoje sendo corrigidos através da própria etnografia para que a realidade seja representada de forma adequada.
Referências: BARBOZA, Rainiel Lopes. AS REPRESENTAÇÕES DO NEGRO E DO ÍNDIO NOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS (1970-2000).Manduarisawa-Revista Eletrônica Discente do Curso de História da UFAM, v. 4, n. 1, p. 362-374, 2020. 
LIMA, Terezinha Bazé de. Relações Étnico-Raciais na educação e Educação Indígena. Terezinha Bazé de lima. Dourados: UNIGRAN,2021.
OBS – Todas as atividades deverão ser desenvolvidas com base em elaboração própria (trazendo citações de tudo que foi copiado no Guia Didático e outras fontes e apresentar as referências).

Continue navegando