Buscar

PERÍCIA CONTÁBIL EXERCICIO 9

Prévia do material em texto

Disc.: PERÍCIA CONTÁBIL 
	2022.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Assinale a alternativa INCORRETA, quanto à expressão Goodwill:
	
	
	
	É motivo de causas judiciais, notadamente quando os sócios ou acionistas não regularam a matéria em seu estatuto ou contrato ou quando não nomearam árbitro para estabelecê-lo.
	
	
	Fundo de comércio; bens intangíveis, tais como o bom relacionamento com os clientes, moral elevado dos empregados, bom conceito nos meios empresariais, boa localização.
	
	
	É o conjunto de elementos não materiais ligados ao desenvolvimento de um negócio, pontos que valorizam a reputação de uma empresa.
	
	
	Pode ser definido como um lucro anormal, além do esperado, sendo que a dificuldade reside na mensuração do valor atual dos benefícios futuros esperados.
	
	
	É quem exerce profissionalmente a atividade econômica organizada, para a produção ou circulação de bens ou de serviços.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A deliberação do denominado fundo de comércio é motivo de causas judiciais, especialmente quando os sócios ou acionistas não acondicionaram a matéria em seu estatuto ou contrato ou quando não nomearam árbitro para constitui-lo. Mediante alguns métodos de avaliação do fundo de comércio ou fundo empresarial, pode-se afirmar que uma das opções a seguir está ERRADA, marque-a:
	
	
	
	A avaliação com base nos lucros passados e futuros tem como base o valor dos bens avaliados pelo mercado, reavaliados em todo o ativo, e o valor dos rendimentos passados e os que se espera no futuro.
	
	
	A avaliação pelo método anglo-saxão tem como base o valor o excesso de rendimentos auferidos pela subtração do lucro com o resultado da remuneração do ativo operacional; utiliza uma taxa de 6% para remunerar o ativo operacional.
	
	
	A avaliação pelo preço de mercado das ações de empresas similares tem como base os dados disponíveis no mercado de ações das empresas similares, no mesmo ramo de atividade.
	
	
	A avaliação pela capitalização de dividendos e retenção de lucros tem como base o valor do lucro retido, como fator de crescimento e financiamento da empresa.
	
	
	A avaliação com base no valor dos fluxos futuros de dividendos tem como base à comparação do investimento com o retorno deste capital no futuro.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A partir da avaliação pelo método de atualização dos lucros adotados pela União dos Peritos-Contadores Europeus - UEC, qual a taxa de juros compostos ao ano e o período de maturação, respectivamente, para o valor futuro dos dividendos ou lucros?
	
	
	
	5% e 3 anos
	
	
	5% e 4 anos
	
	
	6% e 4 anos
	
	
	5% e 5 anos
	
	
	6% e 5 anos
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Os processos de apuração de haveres podem ocorrer em situações envolvendo, por exemplo, a desapropriação de bens ou a avaliação de patrimônio incorporado. À luz da legislação vigente, incumbe às partes, dentro de 15 dias contados da intimação do despacho da nomeação do perito:
	
	
	
	responder aos quesitos formulados pelo magistrado
	
	
	contratar o perito contador
	
	
	arguir o impedimento ou a suspeição do perito, se for o caso
	
	
	arguir o impedimento ou a suspeição do magistrado
	
	
	nomear o assistente técnico
	
Explicação:
De acordo com o Art. 465 do CPC, o juiz nomeará perito especializado no objeto da perícia e fixará de imediato o prazo para a entrega do laudo.
§ 1º Incumbe às partes, dentro de 15 (quinze) dias contados da intimação do despacho de nomeação do perito:
I - arguir o impedimento ou a suspeição do perito, se for o caso;
II - indicar assistente técnico;
III - apresentar quesitos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A AVALIAÇÃO PELO MÉTODO BASEADO NOS LUCROS FUTUROS TEM COMO BASE O VALOR FUTURO DOS LUCROS, UM PERCENTUAL DE CUSTO PARA O ATIVO OPERACIONAL, E UM PERÍODO PARA MENSURAÇÃO MONETÁRIA DO FUNDO DE COMÉRCIO. MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA QUE REPRESENTA O PERCENTUAL DE CUSTO, E TAMBÉM O PERÍODO PARA MENSURAÇÃO MONETÁRIA DO FUNDO DE COMÉRCIO.
	
	
	
	3% E 6 ANOS
	
	
	4% E 4 ANOS
	
	
	6% E 5 ANOS
	
	
	5% E 3 ANOS
	
	
	2% E 4 ANOS
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Qual avaliação que, amparada no art.183 da Lei 6.404/76, tem como base o valor dos fluxos futuros de dividendos a serem distribuidos e descontados por uma taxa de retorno exigido pelos acionistas?
	
	
	
	A avaliação pelo preço de mercado das ações de empresas similares
	
	
	A avaliação com base no valor dos fluxos futuros de dividendos
	
	
	A avaliação com base no orçamento de capital
	
	
	A avaliação com base nos lucros passados e futuros
	
	
	A avaliação pela capitalização de dividendos e retenção de lucros
		
	Gabarito
Comentado

Continue navegando