Buscar

PROVA I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA I
 HISTÓRIA DA ARTE
1A linguagem escultórica é proveniente desde a Pré-história, porém a forma de representação foi evoluindo com o passar dos tempos, além de, fazer parte da cultura de determinados povos, como na Grécia. Para os gregos, a escultura era um desafio, pois procuravam fazer o mais próximo do real, ou seja, o mais natural possível e em tamanhos naturais. Com enfoque nos temas das esculturas gregas, analise as sentenças a seguir: I- Figuras com temáticas femininas eram esculpidas, em sua maioria, com vestimenta. II- Os gregos realizaram esculturas diversas, como a obra Discóbolo, que é a figura de um homem com o disco na mão. III- As esculturas tinham temas diversos e muitas eram acopladas em base triangular. IV- As esculturas com temática de crianças eram colocadas nas praças e parques, pois acreditavam que essas esculturas eram como anjos protetores dos humanos. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
Somente a sentença IV está correta.
2O docente de artes em suas aulas procura trazer ao longo do ano várias imagens de diversos artistas regionais, nacionais e internacionais para trabalhar com seus alunos. No entanto, cabe a ele estudar, pesquisar, visitar exposições para fazer relações de suas experiências com o conteúdo abordado e mediar com os alunos, fazendo com que as aulas sejam mais efetivas. Fazendo essa dinâmica, o docente consegue, ao ver imagens de obras de arte, associar a obra com o artista, devido ao tema, traços, formas, cores usadas na pintura além da civilização que esteja inserido. Nesse sentido, a imagem a seguir pertence a arte de qual civilização ? FONTE DA IMAGEM: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_de_vulto#/media/File:Venus_de_Milo_Louvre_Ma399.jpg. Acesso em: 18 maio 2018.
A
Romana.
B
Egípcia.
C
Grega.
D
Persa.
3O conceito artístico seguia critérios religiosos, sendo assim, não se fazia uso da criatividade ou da imaginação. As pinturas eram anônimas e não registravam o estilo do artista, mas o faraó. A primeira regra a ser seguida era a lei da frontalidade: era obrigatória e consistia na representação de pessoas com o tronco de frente, os pés, a cabeça e as pernas ficavam de perfil. Portanto, não era uma arte naturalista. Sobre as pinturas egípcias, analise as sentenças a seguir: I- Representam cenas do cotidiano, como: lavoura, carpinteiros, entre outros. II- Muitas eram feitas em papiros colocados nos sarcófagos como forma de auxiliar de forma espiritual o faraó na vida após a morte. III- Constituem formas humanas realistas, ou seja, o corpo era representado próximo ao real, onde a mulher sempre foi representada menor que o homem, mostrando o poder masculino exercido sobre ela. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
Somente a sentença I está correta.
D
Somente a sentença II está correta.
4Podemos encontrar em nosso cotidiano características da Idade Antiga. Possivelmente, há detalhes artísticos atuais com características ou técnicas usadas e inventadas na Antiguidade. Sobre a presença artística da Antiguidade nos dias atuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O coliseu apresenta uma estrutura com arcos e colunas que foi destaque na Grécia. Essas características estão presentes como pórtico nas entradas de todas as cidades brasileiras. ( ) Escultura grega que foi destaque em olimpíadas, devido à característica de movimento e o disco presente em sua mão, proferindo uma ação de lançamento, chama-se Discóbolo. ( ) Os teatros brasileiros usam colunas gregas para dar maior requinte ao espaço arquitetônico, pois foram os gregos que se apropriaram de máscaras, iniciando as encenações teatrais no teatro do Epidauro. ( ) O estádio do Maracanã apresenta estrutura igual ao teatro grego "Epidauro", a céu aberto, para se tornar mais confortável e visível aos torcedores. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - F.
B
F - V - V - F.
C
F - V - F - F.
D
F - F - F - V.
5A Pietà de Michelangelo é uma escultura em mármore executada entre os anos de 1498 e 1499, e é uma das maiores aproximações no campo da arte à completa perfeição. Aqui Michelangelo rompe com o convencional e resolve representar a Virgem mais jovem que seu filho. De incrível beleza, ela segura Cristo que jaz morto em suas pernas. Ambas as figuras transmitem serenidade, e a Virgem resignada contempla o corpo sem vida de seu filho. O corpo de Cristo é anatomicamente perfeito, e os planejamentos são trabalhados até à perfeição. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o período da arte em que foi realizada esta escultura:
A
Renascimento.
B
Barroco.
C
Neoclassicismo.
D
Rococó.
6A arquitetura egípcia, até dado momento, continua sendo um mistério pela sua forma de construção. Para realizá-las, havia um envolvimento entre planejamento e logística. Outro ponto marcante eram as suas formas geométricas, além de apresentarem uma estética que para muitos não agradasse aos olhos, mas, sim, para o meio social que era construído. Sobre a arquitetura egípcia determinante da Monarquia Antiga, analise as sentenças a seguir: I- Uma das construções tomadas como marco foram as pirâmides, sendo que as mais famosas levaram os nomes de grandes faraós. II- Para a realização dos templos, usavam como material base o mármore e bronze, como forma de mostrar o poder dos faraós. III- As pirâmides conhecidas por Quéops, Quéfren e Miquerinos tornaram-se as mais famosas porque serviram, provavelmente, para celebrar a vida e a morte dos faraós. IV- Uma escultura significativa são as miniaturas de escravos, feitas em madeira, que eram colocadas com o corpo do faraó. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
Somente a sentença IV está correta.
7
Ao analisar as imagens chamadas rupestres, é inevitável nos questionarmos o que levou o homem a fazer tal representação pictórica e, muitas vezes, em lugares de difícil acesso.
A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA:
A
As pinturas realizadas, como os bisões, veados e cavalos, impressionam com sua capacidade de representação do abstrato, possivelmente expressando ideia de vigor. 
B
Nesse momento histórico, é interessante observar que o homem se vê entre o real e o místico.
C
Uma hipótese é a de que eles faziam pinturas de animais transpassados por flechas e lanças como modo de aprisionar o animal na imagem, tendo assim poder sobre ele.
D
Uma das possíveis explicações seria de que essas pinturas seriam de homens caçadores, como ritual de magia. 
8O artista Giotto foi descoberto por desenhar uma ovelha em uma rocha. Posteriormente, aprendeu novas técnicas com outro mestre, e assim, aceitaria contratos para decorar paredes de construções religiosas em Florença e outras cidades italianas. Acerca da pintura de Giotto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Parcela de suas pinturas foram constituídas de afrescos que decoravam as igrejas. ( ) Uma característica da sua pintura foi trazer figuras de santos, como pessoas comuns. ( ) A pintura do artista se tornou mais importante que de outros artistas, sendo ele, o único contratado para realizar as pinturas em igrejas, campanários, catedrais e mosteiros. ( ) Devido a sua técnica de pintura, artistas iniciantes queriam tê-lo como mestre, e exercitar também sua arte em espaços religiosos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
F - V - F - F.
C
V - F - V - F.
D
V - V - F - F.
9A arte não consiste apenas nas suas mais diversas expressões e linguagens, mas também na arte de desenhar uma letra e ampliar a perspectiva artística dela, como ocorreu com as iluminuras. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o período da arte que se ateve às iluminuras:
A
Idade Antiga.
B
Idade Média.
C
Idade Contemporânea.
D
Idade Moderna.
10Os artistasgregos tinham uma relação muito mais próxima do nu do que seus colegas de outras eras. De acordo com Gombrich (1995, p. 68), "não existe corpo humano que seja tão simétrico, bem formado e belo quanto os das estátuas gregas". Com relação a esse pensamento, analise as sentenças a seguir: I- A escultura Laocoonte, a primeira a ser grupal, pertencente ao último período grego, apresenta mobilidade. II- Destaca-se nessa civilização a escultura que se liberta do bloco de pedra, resultando em maior naturalidade da figura humana nas posturas e rostos. III- A evolução escultórica grega iniciou no período arcaico, em que as pernas começaram com movimentos, uma perna mais adiantada que a outra e a face sem apresentar expressão. IV- As esculturas de deuses eram colocadas dentro das basílicas e templos, para que Zeus pudesse protegê-las. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
PROVA
 
I
 
 
HISTÓRIA DA ARTE
 
1
A linguagem escultórica é proveniente desde a Pré
-
história, porém a forma de 
representação foi evoluindo com o passar dos tempos, além de, fazer parte da cultura de 
determinados povos, 
como na Grécia. Para os gregos, a escultura era um desafio, pois 
procuravam fazer o mais próximo do real, ou seja, o mais natural possível e em 
tamanhos naturais. Com enfoque nos temas das esculturas gregas, analise as sentenças a 
seguir: I
-
 
Figuras com te
máticas femininas eram esculpidas, em sua maioria, com 
vestimenta. II
-
 
Os gregos realizaram esculturas diversas, como a obra Discóbolo, que é 
a figura de um homem com o disco na mão. III
-
 
As esculturas tinham temas diversos e 
muitas eram acopladas em base 
triangular. IV
-
 
As esculturas com temática de crianças 
eram colocadas nas praças e parques, pois acreditavam que essas esculturas eram como 
anjos protetores dos humanos. Assinale a alternativa CORRETA:
 
A
 
Somente a sentença II está correta.
 
B
 
Somente a sent
ença III está correta.
 
C
 
As sentenças I, II e III estão corretas.
 
D
 
Somente a sentença IV está correta.
 
2
O docente de artes em suas aulas procura trazer ao longo do ano várias imagens de 
diversos artistas regionais, nacionais e internacionais para trabalhar com seus alunos. 
No entanto, cabe a ele estudar, pesquisar, visitar exposições para fazer relações de s
uas 
experiências com o conteúdo abordado e mediar com os alunos, fazendo com que as 
aulas sejam mais efetivas. Fazendo essa dinâmica, o docente consegue, ao ver imagens 
de obras de arte, associar a obra com o artista, devido ao tema, traços, formas, cores 
usadas na pintura além da civilização que esteja inserido. Nesse sentido, a imagem a 
seguir pertence a arte de qual civilização ? FONTE DA IMAGEM: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_de_vulto#/media/File:Venus_de_Milo_Louvre_
Ma399.jpg. Acesso em: 18 ma
io 2018.
 
A
 
Romana.
 
B
 
Egípcia.
 
C
 
Grega.
 
D
 
Persa.
 
3
O conceito artístico seguia critérios religiosos, sendo assim, não se fazia uso da 
criatividade ou da imaginação. As pinturas eram anônimas e não registravam o estilo do 
artista, mas o faraó. A primeira regr
a a ser seguida era a lei da frontalidade: era 
obrigatória e consistia na representação de pessoas com o tronco de frente, os pés, a 
cabeça e as pernas ficavam de perfil. Portanto, não era uma arte naturalista. Sobre as 
pinturas egípcias, analise as senten
ças a seguir: I
-
 
Representam cenas do cotidiano, 
como: lavoura, carpinteiros, entre outros. II
-
 
Muitas eram feitas em papiros colocados 
nos sarcófagos como forma de auxiliar de forma espiritual o faraó na vida após a morte. 
III
-
 
Constituem formas humanas r
ealistas, ou seja, o corpo era representado próximo ao 
PROVA I 
 HISTÓRIA DA ARTE 
1A linguagem escultórica é proveniente desde a Pré-história, porém a forma de 
representação foi evoluindo com o passar dos tempos, além de, fazer parte da cultura de 
determinados povos, como na Grécia. Para os gregos, a escultura era um desafio, pois 
procuravam fazer o mais próximo do real, ou seja, o mais natural possível e em 
tamanhos naturais. Com enfoque nos temas das esculturas gregas, analise as sentenças a 
seguir: I- Figuras com temáticas femininas eram esculpidas, em sua maioria, com 
vestimenta. II- Os gregos realizaram esculturas diversas, como a obra Discóbolo, que é 
a figura de um homem com o disco na mão. III- As esculturas tinham temas diversos e 
muitas eram acopladas em base triangular. IV- As esculturas com temática de crianças 
eram colocadas nas praças e parques, pois acreditavam que essas esculturas eram como 
anjos protetores dos humanos. Assinale a alternativa CORRETA: 
A 
Somente a sentença II está correta. 
B 
Somente a sentença III está correta. 
C 
As sentenças I, II e III estão corretas. 
D 
Somente a sentença IV está correta. 
2O docente de artes em suas aulas procura trazer ao longo do ano várias imagens de 
diversos artistas regionais, nacionais e internacionais para trabalhar com seus alunos. 
No entanto, cabe a ele estudar, pesquisar, visitar exposições para fazer relações de suas 
experiências com o conteúdo abordado e mediar com os alunos, fazendo com que as 
aulas sejam mais efetivas. Fazendo essa dinâmica, o docente consegue, ao ver imagens 
de obras de arte, associar a obra com o artista, devido ao tema, traços, formas, cores 
usadas na pintura além da civilização que esteja inserido. Nesse sentido, a imagem a 
seguir pertence a arte de qual civilização ? FONTE DA IMAGEM: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_de_vulto#/media/File:Venus_de_Milo_Louvre_
Ma399.jpg. Acesso em: 18 maio 2018. 
A 
Romana. 
B 
Egípcia. 
C 
Grega. 
D 
Persa. 
3O conceito artístico seguia critérios religiosos, sendo assim, não se fazia uso da 
criatividade ou da imaginação. As pinturas eram anônimas e não registravam o estilo do 
artista, mas o faraó. A primeira regra a ser seguida era a lei da frontalidade: era 
obrigatória e consistia na representação de pessoas com o tronco de frente, os pés, a 
cabeça e as pernas ficavam de perfil. Portanto, não era uma arte naturalista. Sobre as 
pinturas egípcias, analise as sentenças a seguir: I- Representam cenas do cotidiano, 
como: lavoura, carpinteiros, entre outros. II- Muitas eram feitas em papiros colocados 
nos sarcófagos como forma de auxiliar de forma espiritual o faraó na vida após a morte. 
III- Constituem formas humanas realistas, ou seja, o corpo era representado próximo ao

Continue navegando