Buscar

MODELO ENVIO DISCENTE - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Prévia do material em texto

PODOLOGIA ESTÉTICA I
Josie, 50 anos, trabalha como caixa de supermercado há mais de 20 anos. É saudável, porém apresenta cansaço e edema nos membros inferiores e onicomicoses em praticamente todas as unhas do pé.
Diagnóstico: Edema Periférico e onicomicoses.
	Semana 1
	Drenagem Linfática para tratar o edema periférico
	Semana 2
	Drenagem Linfática para tratar o edema periférico
	Semana 3
	Drenagem Linfática para tratar o edema periférico
	Semana 4
	Drenagem Linfática para tratar o edema periférico
	Semana 5
	Onicotomia
	Semana 6
	Alta Frequência para tratar a onicomicose
	Semana 7
	Alta Frequência para tratar a onicomicose
	Semana 8
	Alta Frequência para tratar a onicomicose
Semana 1, 2, 3 e 4: Drenagem Linfática: Para o tratamento do edema periférico recomenda-se a ingestão de bastante líquido para manter o organismo sempre hidratado, uma alimentação saudável, para que não se tenha a retenção de líquidos, atividade física, para controlar a oxigenação sanguínea e quando em repouso, manter as pernas elevadas e fazer a drenagem linfática.
A drenagem linfática ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquidos e toxinas e deve ser iniciada com manobras que estimulem o esvaziamentos dos gânglios linfáticos. Recomenda-se que seja feito até 3 vezes por semana, sendo que no caso de um paciente com edema periférico, deve ser acompanhada a evolução do quadro após cada sessão, sendo necessário no mínimo 12 sessões ou até que o quadro de edema seja solucionado. 
Semana 5: Onicotomia: Para o tratamento da onicomicose, recomenda-se a podoprofilaxia, com assepsia do local, onicotomia, onicoabrasão e retirada de onicofose. Realizar a aplicação de óleo de copaíba, que possui uma ação antifúngica. 
Semana 6, 7 e 8: O tratamento com Alta Frequência possui propriedades fungicida, bactericida, cicatrizante e oxigenante e descongestionante. Pode ser aplicado por 3 minutos em cada sessão e pode ser feito a aplicação 1 (uma) vez por semana.
Pode ser usado também o laser de baixa intensidade, pois a luz do laser passa pela lâmina ungueal e pelo tecido adjacente e é absolvida pelo pigmento do fungo, levando a um aquecimento do mesmo, que mata ou danifica o organismo do fungo. A aplicação pode ser feita 1 (uma) vez por semana, sendo aplicado azul de metileno a 0,01% e de 12 joules de laser vermelho. O laser fotobiomodulador tem maior eficácia reduzindo o tempo de tratamento e menor taxa de retorno da onicomicose.

Continue navegando