Buscar

Chegamos à Avaliação On-Line 5, denominada Atividade Contextualizada! Espero que você aproveite cada informação disponibilizada em nosso material ...

Chegamos à Avaliação On-Line 5, denominada Atividade Contextualizada!


Espero que você aproveite cada informação disponibilizada em nosso material didático e não esqueça de que o seu Tutor também pode auxiliar você na avaliação, caso tenha dúvida, procure-o no Fale com o Tutor. 


Lembre-se: sua opinião precisa ser baseada e justificada, respaldando cientificamente seu conhecimento e pensamento, pois não serão aceitas cópias de trechos e/ou postagens sem as devidas referências. 


Então vamos lá?


João é um estagiário em uma construtora especializada em construções de pontes. A construtora está responsável pela construção de uma ponte que irá ligar dois bairros numa região metropolitana. A ponte será uma ponte pênsil, que tem como principal característica a presença de cabos verticais que sustentam a plataforma, ver figura. João ficou responsável pela determinação do tamanho dos cabos verticais da ponte pênsil. Analisando o projeto, João observou que a ponte terá um vão de 100 metros, o cabo principal está 25 m acima da ponte nos extremos e terá uma flecha de 20 m. A distância entre cada cabo vertical é de 10 m.


1. Apresente uma estratégia para o cálculo do tamanho dos cabos verticais. Justifique sua resposta

2. Determine o tamanho e a posição de cada cabo vertical. Apresentar o memorial de cálculo   

 




Após realizar suas reflexões, elabore um pequeno texto, contendo o mínimo 30 e o máximo de 40 linhas, expondo sua argumentação, acerca do solicitado.


Os critérios avaliativos e níveis de conquista para a Atividade Contextualizada já estão disponíveis na Rubrica de Avaliação.


Baixe o modelo de envio, clicando no ícone abaixo:



MODELO ENVIO DISCENTE - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA.docx




Caso exista inobservância ao tema proposto, transgressão as instruções de elaboração e não atendimento a forma de envio da atividade, que dever ser digitada, salva, anexada e enviada nos formatos PDF, DOC. ou DOCX. (Windows), informamos que a AOL5 não poderá ser corrigida. 

 

Ressaltamos que, os arquivos não devem estar bloqueados pois, inviabilizam a leitura pelo sistema, logo não serão aceitos prints do documento, fotos de textos manuscritos, arquivos escaneados ou arquivos de imagem de qualquer tipo, ainda que no arquivo final a extensão esteja em PDF, DOC OU DOCX


Não esqueça de realizar com antecedência sua atividade, não deixe para última hora!

💡 1 Resposta

User badge image

Bruna Leoteria Alves

Parâmetros Físicos:

  1. Temperatura: A temperatura da água é um parâmetro importante, pois influencia muitos outros processos na água, como a solubilidade de gases e a atividade biológica.
  2. pH: O pH mede a acidez ou alcalinidade da água. Valores de pH neutros (7) são desejáveis, mas mudanças significativas podem indicar poluição ou processos naturais.
  3. Turbidez: A turbidez se refere à quantidade de partículas sólidas em suspensão na água e afeta a clareza visual. Água turva pode indicar contaminação.
  4. Condutividade: A condutividade elétrica mede a capacidade da água de conduzir eletricidade e está relacionada à quantidade de íons dissolvidos na água.
  5. Sólidos Totais Dissolvidos (TDS): Os TDS representam a concentração total de sólidos dissolvidos na água, incluindo minerais e outros compostos.

Parâmetros Químicos:

  1. Oxigênio Dissolvido (OD): O OD é fundamental para a sobrevivência de organismos aquáticos. Mede a quantidade de oxigênio disponível na água.
  2. Nitrogênio e Fósforo: A concentração de nitrogênio (nitrito, nitrato, amônia) e fósforo (fosfato) é monitorada, pois esses nutrientes em excesso podem causar a eutrofização, levando ao crescimento excessivo de algas.
  3. Metais Pesados: Incluem substâncias como chumbo, mercúrio e cádmio, que podem ser tóxicas para organismos aquáticos e prejudiciais à saúde humana.
  4. Compostos Orgânicos: Isso pode incluir substâncias orgânicas voláteis, como pesticidas e solventes, que podem contaminar a água.
  5. Compostos Inorgânicos: Isso pode englobar íons como cloreto, sulfato, bicarbonato, entre outros, que afetam a composição química da água.
  6. Microbiológicos: Isso envolve a detecção de bactérias, vírus e outros microrganismos patogênicos que podem representar riscos à saúde.

A análise de todos esses parâmetros é realizada em laboratórios de água usando métodos específicos, como espectrofotometria, cromatografia, titulação e medições diretas. Os resultados são comparados com limites e padrões regulatórios para determinar a qualidade da água e se ela atende aos requisitos para uso humano, industrial ou ambiental. É importante realizar análises periódicas da água para monitorar sua qualidade ao longo do tempo e tomar medidas corretivas, se necessário.

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais