Buscar

MODELO ENVIO DISCENTE - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Especializações Podologicas
Izabele Cristine Martins da Silva
Matrícula: 01110591
Curso: Podologia
1. Podologia Preventiva: 
É uma area focada na prevenção de podopatias. Unhas encravadas, frieiras, rachaduras no calcanhar, micoses, bolhas e até o famoso chulé podem ser evitados seguindo as orientações do podólogo especializado esta area.
São utilizados alguns procedimentos preventivos importantes no paciente como; higienização dos pés; corte técnico e lixamento das unhas; remoção de calosidades entre os dedos ou ao redor da planta do pé, e massagem relaxante.
Para evitar dores e doenças que possa afetar a saude e qualidade de vida do paciente, é necesssario que o profissional podologo sempre aconselhe o seu paciente sobre os principais cuidados com os pés mantendo a rotina dessas medidas. 
Clínicas de podologia, médicas e estéticas, hospitais, spas e casa de repouso para idosos são ambientes nos quais ele pode fazer parte.
2. Podologia Infantil:
Cuida de tratamentos do pé de bebês e criançãs de 0 a 12 meses, são pacientes de pé pequeno e fragíl, sendo acompanhado por um profissional garantindo assim um crescimento correto da pegada e previnindo deformidades permantes.
Tendo com principais atividade nos pés desses pequenos: uma análise detalhada dos pés e do problema apresentado; higienização, corte técnico e lixamento correto das unhas; tratamento de verruga plantar, frieira, bolhas, unhas encravadas e outras podopatias; fazendo aplicação de órtese indolor para corrigir unhas com curvatura encravada ou acentuada caso necessario; indicação dos melhores tipos de meias e calçados infantis; sempre orientar os pais sobre a melhor forma de cuidar e cortar as unhas da criança.
Esse profissional pode atuar em clínicas médicas e de podologia e hospitais.
3. Podologia Desportiva:
O podólogo desse ramo trabalha com atletas profissionais e amadores para prevenir dores e doenças, gerar saúde e bem-estar e garantir um bom desempenho no esporte. Atuando em conjunto com uma equipe medica.
Esses pacientes precisam do cuidado redobrado. Afinal, bolhas, unhas encravadas e outras podopatias podem afetar e muito a performance e deixar de fora competidor de sua rotina.
É como principal atividade do profissional; fazer uma avaliação da biomecânica do pé do atleta; realização de estudo de marcha e de pegada plantar; diagnóstico, tratamento e prevenção de podopatias frequentes geradas pelo esporte; sugestão de palmilhas, protetores e calçados mais adequados ao atleta para a atividade esportiva.
O profissional dessa area pode exercer sua função nos clubes esportivos profissionais (futebol, handebol, voleibol, entre outros). Ele também pode realizar atendimentos particulares e trabalhar em clínicas de podologia.
4. Podologia Geriátrica:
Essa é uma area mais delicada e dedica ao estudo, cuidado e tramamento ccom o pé do idoso, sempre vibilizando principais atividade com eles: fazendo a avaliação da postura, do equilíbrio, da pisada e de calçados de pacientes idosos; higienização dos pés; corte correto e lixamento das unhas; estudo de causas e atividades para prevenção de quedas; tratamento de calos, anidrose, pé reumático, calcanhar rachado, dedos em garra, maceração interdigital, onicogrifose, onicomicose e onicosclerose; avaliação de retorno sanguíneo; observação de microvasos trombosados e varizes; orientação para o uso de palmilhas, meias especiais e calçados adequados à situação do paciente.
O tratamento de um paciente idoso é diferente de um realizado a um adulto saudavel, tendo em vista como fatores o envelhcimento que gera diversas alterações, assim como a pele resseca perde a ealsticidade que acomete muito nessa terceia idade, deiando as unhas grossas e porosas, as ferida que nem cicatrizam com facilidade,e ao andar torna-se adequado, outras mudanças acontecem devido à limitada habilidade regenerativa nessa etapa da vida e às complicações de doenças — como diabetes, obesidade, arteriosclerose e pressão alta.
O psicologico também interfere e muito, podendo assim omitir doenças no pé, usando a enfermidade como uma forma de atrais a atenção dos familiares, e isso dificulta o tratamento e a cura de podopatias, pelas limitações fisicas geradas pelos sentimentos.
Sendo assim o profissional de area deve ter sensibilidade ao atender esses pacientes, podendo atuar em, clínicas de podologia, clínica médica, hospitais e casas de repouso.
5. Pé de Risco
É uma area que exige muito no estudo, prevenção e tramento de pé diabetico, vascular, reumatico e neurologico. Quando as lesões que surgem não são tratadas em pacientes com pé de risco, podem gerar consequencias como, grangrena amputação.
 As atribuições necessarias nesse campo são: avaliações clínicas, com exame físico para identificar o estado dos pés; análise da circulação sanguínea, da biomecânica e da sensibilidade dos pés; classificação do pé de risco; prevenção e tratamento das complicações; aconselhamento sobre os melhores cuidados que o paciente deve ter com o pé de risco; auxílio ao paciente em processo de reabilitação; inspeção e exame frequente do pé de risco.
Tedo como foco para o trabalho a clínica de podologia e o hospital. No ambiente hospitalar, o podólogo atua junto a uma equipe de médicos.

Continue navegando