Buscar

A Luta Pelo Direito - Rudolph Von Lhering

Prévia do material em texto

Título> A Luta Pelo Direito
	Autor> Rudolph Von Lhering
	Data da conclusão da leitura: 16/11/2021
	
	FICHAMENTO
	
	“A meta da lei é a Paz” (Pg. 53)
	“Quando a lei existente é respaldada por interesses, o novo tem que passar por uma luta para conseguir vir ao mundo” (Pg. 60)
	“A lei é saturno devorando os seus próprios filhos” (Pg. 61)
	(sobre a hipótese de evolução proposta por Savigny) “representa a evolução pacífica e suave dos princípios da lei da consciência interna da convicção popular” (Pg. 64)
	(sobre a hipótese proposta por Lhering) “o nascimento da lei, assim como o do homem, foi sempre acompanhado das dores violentas do parto” (Pg. 65)
	“A lei é sacrificada em nome da paz, a paz é sacrificada em nome da lei [...] qual sacrifício, de acordo com as circunstâncias individuais do caso e da pessoa, é mais suportável?” (Pg. 70)
	“A batalha pelo direito seu direito é um dever da pessoa cujos direito foram violados para com ela mesma [...]A afirmação dos direitos legais de uma pessoa é, portanto, um dever de autopreservação moral.” (Pg. 79)
	(Sobre o que é uma desonra maior, sob a égide de cada profissão)”A irritabilidade dos sentimento de direito legal varia de acordo com a classe e a profissão, e o sentimento mede o caráter do ferimento causado por causa dos interesses que a profissão, como profissão, não deve suportar.” (Pg. 90)
	“A quantidade de energia com que se reage a uma lesão ao direito legal é uma forma certa de medir a importância que indivíduos, classe ou um povo realmente dão à lei em geral e a uma parte específica dela.” (Pg. 90)
	“O único fato que protege o covarde é a comunidade das consequências do seu modo de agir são as outras pessoas que lutam pelo direto” (Pg. 96)
	“Se mero acaso me colocasse em posse de um objeto, talvez pudesse ser levado de mim sem ferir a minha pessoa, mas não é o acaso, e sim a minha vontade que estabelece a relação entre minha pessoa e o objeto.” (Pg. 97)
	“A fonte psicológica de toda lei é o sentimento de direito legal [...] O poder da lei está no sentimento.” (Pg. 99)
	“A intensidade com a qual o sentimento de direito legal reage, quando ferido, é o teste da sua saúde. O nível de dor que ela sente diz a ele qual o valor que ele atribui ao que está sendo ameaçado” (Pg. 100)
	“A forma de agir tem como base mais a educação e o temperamento”. (Pg.102)
	“Um direito legal concreto só existe nas condições pelas quais o princípio abstrato de lei consolida esse direito” (Pg. 107) (Adiante afirmando que a recíproca é verdadeira)
	“No domínio da lei privada também há uma questão da batalha do direito legal contra a injustiça”. (Pg. 110)
	“Todo homem que usufrui da benção da lei, deve também fazer sua parte para manter o poder e o respeito pela lei”. (Pg. 113)
	“Quando o direito legal do indivíduo é sacrificado, a lei também é sacrificada”. (Pg. 118)

Continue navegando