Buscar

A3_Mecanica dos Sólidos Estática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE A3 – MECÂNICA DOS SÓLIDOS - ESTÁTICA
Treliças são sistemas estruturais construtivos que são caracterizados por ser formados por membros (ou elementos) delgados conectados nas extremidades por articulações (nós) rotuladas com carregamentos são feitos apenas nestes nós. Essas hipóteses fazem com que os elementos sofram apenas esforços axiais (Beer et al., 2019). Enquanto que máquinas e suportes estruturais são sistemas em que pelo menos um dos elementos tem carregamentos multiforça que, geralmente, os esforços desenvolvidos no elemento não serão colineares com seu eixo axial (Meriam & Kreige, 2015).
Considere essas definições e os conteúdos estudados e elabore um texto dissertativo explicando:
qual a diferença entre uma treliça plana e uma treliça espacial;
quais as vantagens do uso de treliças tanto do ponto de vista de projeto, quanto do ponto de vista de complexidade de cálculo;
explique de forma simplificada, os métodos dos nós e método das seções, se desejar pode criar um exemplo;
explique o quer são treliças e estruturas estáticas, hiperestática e hipoestáticas.
Referências:
BEER, F.P. et al. Vector Mechanics for Engineers: Statics and Dynamics. 12. ed. [S.l.]: McGraw-Hill Education, 2019.
MERIAM, J. L.; KRAIGE, L. G. Mecânica para Engenharia - Estática. 7. ed. Rio de Janeiro: [s.n.], 2015.
RESOLUÇÃO
- Qual a diferença entre uma treliça plana e uma treliça espacial?
A treliça plana é a forma mais simples de uma treliça, sendo apenas um único triângulo. Uma treliça plana é uma estrutura planar, pois todos os seus elementos se encontram contidos no mesmo plano. Estas estruturas planares são, normalmente, associadas em paralelo para formar estruturas de suporte de telhados e pontes.
A Treliça Espacial é um arranjo estrutural onde todos os seus elementos se encontram ligados na sua extremidade de forma simples. Uma forma de tetraedro é a forma de treliça tridimensional mais simples, composto por seis membros, que se encontram em quatro articulações.
Assim, em resumos, podemos diferenciar os dois modelos dizendo que em treliça plana é uma estrutura onde todos os membros e os nós se encontram no mesmo plano, enquanto uma treliça espacial tem membros e nós em três dimensões.
- Quais as vantagens do uso de treliças tanto do ponto de vista de projeto, quanto do ponto de vista de complexidade de cálculo?
A vantagem no ponto de vista de um projeto pode citar o fato de que ela cria uma estabilidade 
nas estruturas e seus cálculos são relavamente simples, onde é necessário um estudo dos 
esforços atuante nos membros da treliça e um estudo nos nós. 
A vantagem no ponto de vista de um projeto pode citar o fato de que ela cria uma estabilidade 
nas estruturas e seus cálculos são relavamente simples, onde é necessário um estudo dos 
esforços atuante nos membros da treliça e um estudo nos nós
Uma das vantagens no uso de treliças do ponto de vista de um projeto é o fato de que ela cria uma estabilidade nas estruturas e seus cálculos são relativamente simples, onde é necessário um estudo dos esforços atuante nos membros da treliça e um estudo de esforço nos nós.
- Explique de forma simplificada, os métodos dos nós e método das seções, se desejar pode criar um exemplo.
A resolução de treliças planas pelo método dos nós consiste em verificar o equilíbrio de cada nó da treliça, seguindo-se os passos a seguir: 1º determinação das reações de apoio; 2 º identificação do tipo de solicitação em cada barra (barra tracionada ou barra comprimida); 3 º verificação do equilíbrio de cada nó da treliça, iniciando-se sempre os cálculos pelo nó que tenha o menor número de incógnitas. 
Na resolução de treliças planas pelo método das seções, pode-se considerar inicialmente todas as barras tracionadas, ou seja, barras que “puxam” os nós, as barras que apresentarem sinal negativo nos cálculos, estarão comprimidas, e para isso, deve-se proceder da seguinte forma: 1º corta-se a treliça em duas partes; 2º adota-se uma das partes para verificar o equilíbrio, ignorando-se a outra parte até o próximo corte. Ao cortar a treliça deve-se observar que o corte a intercepte de tal forma, que se apresentem no máximo 3 incógnitas, para que possa haver solução, através das equações de equilíbrio. É importante ressaltar que entrarão nos cálculos, somente as barras da treliça que forem cortadas, as forças ativas e reativas da parte adotada para a verificação de equilíbrio; 3º repetir o procedimento, até que todas as barras da treliça estejam calculadas. 
 - Explique o que são treliças e estruturas estáticas, hiperestática e hipoestáticas.
Estrutura Estática - Parte de um corpo que suporta os esforços nele aplicados. Em construção civil: vigas, colunas e lajes; na mecânica: suportes, bases, colunas, etc.; no corpo humano o conjunto dos ossos.
Estrutura Hiperestática - Denominam-se de estruturas hiperestáticas aquelas estruturas que exigem a consideração das deformações, na determinação de suas reações de apoio e de seu estado interno de tensões.
Estrutura Hipostática – Estrutura hipostática é aquela em que o número de reações é inferior ao de equações da estática. Uma estrutura hipostática é uma estrutura instável, por não ter ligações interiores ou exteriores suficientes.

Continue navegando