Buscar

prova 1 corrigida psico

Prévia do material em texto

1.
	Segundo Sodré (2002), a influência do adulto como mediador é indispensável, pela complexidade que envolve as habilidades motoras. O que parece evidente é a importância das condições que são oferecidas às crianças. Neste sentido, que fatores favorecem as habilidades motoras das crianças?
SODRÉ, Liana Gonçalves Pontes. Estudo de crianças na reprodução dos componentes gráficos da escrita. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 6, n. 1, jun. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 set. 2012.
	 a)
	Fatores mentais e sociais.
	 b)
	Fatores ambientes e sociais.
	 c)
	Fatores ambientais e funcionais.
	 d)
	Fatores educacionais e funcionais.
	2.
	A psicomotricidade é uma técnica que através de exercícios e jogos adequados a cada faixa etária leva a criança ao desenvolvimento global. Ela também possibilita a percepção de que o corpo do indivíduo é muito mais que um simples ato motor e por isso conquistou espaço no campo educativo e clínico. Para as pesquisas na área da psicomotricidade, a criança deve ser estimulada, de tal forma, em toda uma atitude relacionada ao corpo, respeitando as diferenças individuais (o ser é único, diferenciado e especial) e levando a autonomia do indivíduo como lugar de percepção, expressão e criação em todo seu potencial (NEGRINE, 1995, p. 15). A partir das informações apresentadas, analise as sentenças a seguir:
I- No contexto educacional, a psicomotricidade promove na criança inadaptada a coordenação e o equilíbrio, a memória e a consciência.
II- A Psicomotricidade Relacional utiliza a prática pedagógica pela via corporal, usando a ação do brincar como elemento motivador.
III- A psicomotricidade colabora com o desenvolvimento humano, porém não possibilita uma melhor vivência do seu corpo e nem melhora a imagem corporal.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Negrine, A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: psicomotricidade: alternativas pedagógicas. Porto alegre: Prodil, 1995.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	Um grande estudioso da área da psicomotricidade utilizava a psicomotricidade como prevenção dos distúrbios de aprendizagem e combatia qualquer aspecto competitivo da Educação Física Infantil, além de sugerir exercícios de conscientização corporal, equilíbrio e socialização. Quem era esse estudioso?
	 a)
	Pierre Janet.
	 b)
	André Lapierre.
	 c)
	Bernard Aucoutouier.
	 d)
	Jean Le Boulch.
	4.
	O desenvolvimento psicomotor na fase adulta passa por questões biológicas (maturidade corporal), sociais (faculdade, mudança de emprego, escolha da profissão) e emocionais (namoro, casamento, nascimento de filhos etc.). Esse é um período da vida, que apesar de vivermos grandes experiências, nos encontramos mais tranquilos. Sobre esta fase da vida, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É a fase da vida em que não dependemos de outros para ter independência emocional, social e econômica.
(    ) É a fase da vida em que deixamos de nos preocupar com a saúde e com a nossa situação financeira.
(    ) É a fase da vida em que já não queremos mais aprender coisas novas, apenas agir diante daquilo que sabemos.
(    ) É a fase da vida em que as escolhas vocacionais tornam-se irrelevantes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	5.
	No estágio do espelho, a criança vê sua imagem e demonstra muita alegria e euforia. A imagem do corpo num todo é fundamental para que posteriormente haja um reconhecimento das partes e possibilite construir o esquema corporal. Com quantos meses a criança reconhece sua imagem no espelho?
	 a)
	Entre 6 e 8 meses.
	 b)
	Entre 7 meses e 1 ano.
	 c)
	Entre 3 e 6 meses.
	 d)
	Entre 5 e 8 meses.
	6.
	No dia a dia da escola, os professores encontram na psicomotricidade uma maneira de tornar o ensino mais estimulante e uma possibilidade de desenvolvimento das potencialidades e habilidades motoras, afetivas, cognitivas e sociais. Os aspectos psicomotores promovem avanços na alfabetização. A lateralidade, a coordenação visomotora, a noção de tempo e espaço, entre outras, são aptidões que qualificam o desenvolvimento psicomotor. A Psicomotricidade também está presente no brincar, sendo que, quando a criança brinca, ela aprende, se desenvolve, se socializa. Considerando as ideias apresentadas, analise as sentenças a seguir:
I- No ambiente escolar, a prática pedagógica deve estar ligada a uma concepção lúdica, em que a criança interage brincando e se expressando corporalmente.
II- Os professores, mesmo em uma ação solitária, tornam o ambiente escolar um espaço rico de estímulos psicomotores.
III- Os materiais utilizados no espaço escolar podem ampliar as possibilidades de interação da criança, pois compreendem o material concreto tão necessário para um desenvolvimento psicomotor integral.
IV- O ambiente escolar não precisa estabelecer regras, pode apenas dar liberdade e possibilidade de livre expressão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	O ser humano ao nascer não está pronto para ser autônomo. Desde o início de sua vida apresenta a necessidade de aprender para conquistar sua autonomia. O desenvolvimento compreende todas as mudanças que ocorrem durante a vida e alguns aspectos dizem respeito ao desenvolvimento humano. Sobre o desenvolvimento humano, analise as seguintes afirmativas:
I- As mudanças que ocorrem nas estruturas corporais compreendem o desenvolvimento físico.
II- As fases de desenvolvimento humano são fechados e todas as pessoas passam pelos mesmos períodos em cada fase.
III- O desenvolvimento neurológico depende da integridade do sistema nervoso central, da maturação neurológica dos aspectos nutricionais e psicossociais.
IV- Quando a criança nasce ela precisa do outro para desenvolver-se.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	8.
	Idoso, no sentido do termo, refere-se a alguém que tem muita idade. Atualmente, com todos os avanços conquistados no campo da medicina, as pessoas estão vivendo cada vez mais, e a população idosa está crescendo com isso. Referente a essa fase da vida, analise as sentenças a seguir:
I- Perante a Lei n. 4.882, de janeiro de 2004, é considerada idosa a pessoa com mais de 65 anos.
II- As pessoas idosas aumentam a capacidade de adaptação social e psico, devido aos problemas de saúde enfrentados.
III- As pessoas necessitam aceitar a condição de velhice para tornarem-se idosas e desfrutar com saúde dessa etapa da vida.
IV- As pessoas precisam praticar atividades físicas, estar em constante relacionamento com outras pessoas, a fim de buscar qualidade de vida.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	A identidade é o conjunto de características próprias e aceitas por determinados grupos sociais. Somos constituídos pelo outro e sofremos influências do meio social, histórico e cultural. Existe uma fase do desenvolvimento do ser humano em que o processo de influência de um sobre o outro fica mais evidente, resultando em diferentes conflitos. Em que fase isso ocorre?
	 a)
	Adolescência.
	 b)
	Adulta.
	 c)
	Velhice.
	 d)
	Infância.
	10.
	O Rio de Janeiro foi o primeiro estado brasileiro a iniciar os cursos de psicomotricidade e seu público-alvo eram osprofessores da área da Educação Especial. Qual era a finalidades desses cursos?
	 a)
	Trabalhar a postura.
	 b)
	Fortalecer a musculatura.
	 c)
	Desenvolver a praxia global.
	 d)
	Trabalhar problemas de aprendizagem.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.

Continue navegando