Buscar

questoesPrincipios processo civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- No que se refere às normas fundamentais do Processo Civil, (Câmara Legislativa do Distrito Federal - Procurador Legislativo/2018)
a) todos os sujeitos do processo devem cooperar entre si para que se obtenha, em tempo razoável, decisão de mérito justa e efetiva. 
b) é assegurado às partes tratamento diferenciado em relação ao exercício de direitos e faculdades processuais, inclusive quanto ao contraditório, a ser discricionariamente resguardado a elas pelo juiz. 
c) as partes têm o direito de obter em prazo razoável a solução integral do mérito, excluída a atividade satisfativa. 
d) o juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, salvo se tratar-se de matéria sobre a qual deva decidir de ofício. 
e) os juízes e tribunais atenderão obrigatoriamente à ordem cronológica de conclusão para proferir sentença ou acórdão.
2- Dispõe o CPC que o juiz decidirá o mérito nos limites propostos pelas partes, sendo-lhe vedado conhecer de questões não suscitadas a cujo respeito a lei exija a iniciativa da parte. Esse enunciado compreende os princípios: (TRT - 6ª Região (PE) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal/2018)
a) da adstrição ou congruência e da persuasão racional.
b) do impulso oficial e dispositivo. 
c) da adstrição ou congruência e dispositivo. 
d) da persuasão racional e do livre convencimento. 
e) do livre convencimento e da eventualidade.
3 -Os princípios processuais da inércia da jurisdição, da isonomia e da primazia do mérito significam, respectivamente, que o Judiciário: (ALESE - Analista Legislativo - Processo Legislativo/2018)
a) só age, como regra, quando provocado pelas partes; deve o juiz tratar as partes com igualdade no processo; e deve, o juiz, priorizar a prestação da jurisdição julgando o mérito da ação, sempre que for possível suprindo e sanando irregularidades processuais. 
b) age com menos eficiência do que deveria, mostrando-se inerte; o juiz deve tratar as partes com igualdade; e o juiz deve julgar com prioridade o mérito, sanando as irregularidades processuais sempre que possível. (Não age com menos eficiência que deveria)
c) só age quando provocado pelas partes; deve o juiz tratar as partes com base na lei, observando o contraditório e a ampla defesa; e somente quem tem mérito deve vencer o processo, não se permitindo privilégios a ninguém por sua condição pessoal. (Não somente quem tem mérito vence)
d) deve vencer sua inércia, visando a tornar-se mais eficiente, em prol da sociedade; deve o juiz tratar as partes com igualdade; e o mérito do pedido deve prevalecer, devendo o juiz suprir e sanar irregularidades em qualquer ocasião. (Juiz não é inerte)
e) só age, como regra, quando provocado pelas partes; o juiz deve ser imparcial e observar o contraditório e a ampla defesa; e o pedido de maior mérito deve ser julgado procedente pelo juiz. (Não existe maior e menor mérito)
4 - De acordo com norma presente no art. 286, inciso II do Código de Processo Civil (CPC), que trata da prevenção do juízo, devem ser distribuídas por dependência as causas de qualquer natureza “quando, tendo sido extinto o processo sem resolução de mérito, for reiterado o pedido, ainda que em litisconsórcio com outros autores ou que sejam parcialmente alterados os réus da demanda”. Essa regra objetiva dar efetividade ao princípio: TCM-BA - Auditor Estadual de Controle Externo/2018)
a) do contraditório. 
b) da inércia.
c) da unidade.
d) do juiz natural. 
e) da investidura.
5- Afirma-se, de modo pacífico na doutrina, que O magistrado está limitado, na sua decisão, aos fatos jurídicos alegados e ao pedido formulado. (DIDIER Jr., Fredie. Curso de Direito Processual Civil. Edit. Jus Podivm, 1 v., 17.ed., 2015, p. 553) Essa lição concerne ao princípio: (PGE-AP - Procurador do Estado/2018)
a) da inércia processual. 
b) da eventualidade. 
c) do dispositivo ou da livre iniciativa da parte. 
d) da inafastabilidade da jurisdição. 
e) da adstrição ou congruência.
6- Durante o julgamento de uma causa, o juiz, de ofício e sem prévia manifestação das partes, decidiu pela prescrição da pretensão do autor. O fundamento da decisão limitou-se à reprodução de um dispositivo legal, bem como à invocação de um precedente, sem identificar seus fundamentos determinantes nem demonstrar que o caso sob julgamento se ajusta ao referido precedente. É correto afirmar que a sentença é: (Prefeitura de Sorocaba - SP - Procurador do Município/2018)
a) válida e de acordo com o princípio da celeridade e eficiência processual. (Não é validade e não relaciona a estes princípios) 
b) anulável, por ofensa aos princípios da imparcialidade e igualdade processual. (Não e por isso que a sentença é nula)
c) nula, por ofensa ao princípio da não surpresa e fundamentação das decisões judiciais. (489,cpc)
d) anulável, por ofensa ao princípio da não surpresa e fundamentação das decisões judiciais. (Não é anulável, é nula) 
e) nula, de acordo com o princípio da razoável duração do processo e da adequada tutela jurisdicional. (Não é por isso)
7 - Sobre as inovações do Código de Processo Civil (CPC), analise as seguintes assertivas: 
I - Por previsão expressa, as normas do CPC serão interpretadas de acordo com a Constituição da República.
II - A primazia do julgamento do mérito foi regrada expressamente, ampliando-se as possibilidades de serem sanadas as irregularidades processuais. 
III - Foram explicitadas hipóteses de decisões judiciais que não se consideram fundamentadas. 
IV - Os tribunais, a par de uniformizar a sua jurisprudência, devem mantê-la estável, íntegra e coerente, comando que se aplica até mesmo para o Supremo Tribunal Federal. 
Assinale a alternativa CORRETA: (MPT - Procurador do Trabalho/2017)
a) Todas as assertivas estão corretas. 
b) Apenas as assertivas I e III estão corretas. 
c) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. 
d) Apenas a assertiva IV está correta. 
e) Não respondida
8 - A conciliação e a mediação, formas de resolução de conflito, são informadas pelos seguintes princípios, expressamente adotados pelo Novo Código de Processo Civil, EXCETO: (TJ-MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros – Provimento/2016)
a) Independência e confidencialidade.
b) Simplicidade e economia processual. 
c) Autonomia de vontade e informalidade. 
d) Imparcialidade, decisão informada e oralidade.
9 - A respeito do princípio da cooperação previsto no Código de Processo Civil, assinale a alternativa CORRETA: (BANPARÁ – Advogado/2017)
a) O princípio obriga o juiz, entre outras manifestações, a indicar as falhas que subsidiam a sua decisão de emenda da petição inicial. 
b) Uma vez que a Jurisdição é função estatal, aplica-se exclusivamente às partes sob pena de violação à supremacia do ato jurisdicional. 
c) O princípio não permite ao juiz que previna as partes a respeito das possibilidades do êxito do processo tendo em vista que tal princípio não se sobrepõe ao dever de imparcialidade. 
d) O fato do princípio promover a formação de uma comunidade argumentativa de trabalho não tem qualquer implicação sobre o contraditório que é tratado de forma autônoma pelo Código de Processo Civil.
10 - São princípios que norteiam o novo CPC: (2017 - EBSERH - Advogado (HUJB – UFCG)
 (A) justa causa e legitimidade. 
(B) duração razoável do processo e boa-fé objetiva. 
(C) arbitrariedade e cooperação. 
(D) fins sociais e boa-fé subjetiva.
(E) cooperação e boa-fé subjetiva.

Continue navegando