Buscar

Texto Complementar Grafite e Pichação

Prévia do material em texto

Texto Complementar (Copiar no Caderno)
Grafite X Pichação
Grafite (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. O grafite é considerado como forma de artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana. 
O grafite é a forma mais recente de expressão cultural nesse novo milênio e nasceu nos anos 70 nas grandes periferias de Nova Iorque e nos Estados Unidos. Com o grafite muitos grafiteiros fazem maravilhosos desenhos e trabalhos nas ruas e essas obras já são consideradas como obras artísticas. Muitos grafiteiros estão fazendo sucesso em vários países, e para muitos isto já virou profissão. Isso é o reconhecimento do grafite, um trabalho bonito, sem sujeiras e sem crime, concordo isto sim, é obra.
O estilo grafite é conhecido pelo emprego de letras decorativas que se fundem e muitas vezes se confundem às imagens. É muito comum a representação de nomes e símbolos incorporados ao desenho e também o uso de elementos de volume como a perspectiva e sombras nas letras. A grande referência deste estilo é a cultura Hip-Hop.
A pichação é o ato de escrever ou rabiscar e por isso é considerada vandalismo e contestada por muitas pessoas.
Muitos pichadores usam a pichação para expressar ideias para serem notadas por muitas pessoas e eles não picham em um único lugar, mas sim, em vários lugares. A pichação traz controvérsia:  para algumas pessoas é uma diversão; já para outras, um ato de vandalismo e um ato de protesto diante da sociedade. E o mais interessante é que muitos pichadores queriam que a pichação fosse considerada como uma arte.

Continue navegando