Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Dissertação acerca do professor regente e sua atuação na comunidade escolar.
	No Brasil quem regulamenta as atribuições dos professores é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD). Essa lei indica uma lista de deveres que os professores precisam cumprir perante seu cargo. Dentre estas coisas está: Planejar e executar o trabalho docente; levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe; definir, operacionalmente, os objetivos do plano curricular, a nível de sua sala de aula; participar de reuniões, conselho de classe, atividades cívicas e outras; e algumas outras. 
	Essas atribuições podem ser executadas de diversas formas, dependendo das estratégias utilizadas pelas determinadas escolas. Quando melhor planejado e executado essas atribuições, melhor o ensino-aprendizado desta unidade escolar. 
	Para que isso ocorra bem, há a necessidade de um acompanhamento pedagógico por parte do coordenador pedagógico e a necessidade de formação continuada para todo o corpo docente. Essas formações irão garantir que os profissionais estejam sempre atualizados aos novos métodos de ensino que podem ser modificados a cada dia, ainda mais em um mundo em que todo dia sai uma nova tecnologia e a informação chega a todos em questão de segundos.
	Porém todos sabemos que ser professor vai além disso, o professor possui um papel muito mais relevante na sociedade do que dita as atribuições da LDB. Além de cumprir o seu papel mediante as regras da instituição, o professor acaba fazendo parte da família do aluno e acaba intermediando muitos de seus assuntos pessoais.
	Pensando nisso e vendo que havia a necessidade desse contato, foi pensado uma forma de integrar a escola e a comunidade para que elas possam se beneficiar mutuamente. Algumas escolas começaram a criar projetos que aproximasse as famílias da escola e a escola da comunidade local. 
Um dos problemas é o mais óbvio, o problema da presença de pais mais ativa na escola. Na maioria das escolas os pais vão apenas para buscar o boletim dos filhos, e não acompanhando os filhos durante o ano letivo, o que faz com que até o desempenho de seus filhos sejam baixos.
Para Ferrari (2021), no artigo “Atuação dos pais na escola”, publicado no site Brasil Escola: 
[...] estar presente tem um significado físico: frequentar o espaço da escola, comparecer a reuniões, eventos e outros compromissos etc. Para outros, a presença na vida escolar dos filhos implica estabelecer relações com os conteúdos das disciplinas que eles estão aprendendo, ajudando nas tarefas de casa, sugerindo programas culturais, filmes, teatros e música. Todas essas formas de agir engendram a presença dos pais na educação (FERRARI, 2021).
	Para a educação efetiva dos filhos é necessária essa presença dos pais, solucionando muitos outros problemas que ocorrem com a ausência da comunidade da escola.
O professor se torna então um agente direto nessas e outras ações, já que é ele que irá observar as necessidades da comunidade e irá desenvolver juntamente com seus colegas de trabalho e colaboradores da comunidade alguns planos de ação que irá ser aplicado para estreitar esse laço entre pais e professores. 
A comunicação é a principal forma de construir uma relação social. Entre escola e família não é diferente, a comunicação é de suma importância para os pais se sentirem bem vindos a escola e isso só pode ser proporcionado pela contribuição do professor e corpo escolar.
 
REFERÊNCIAS
FERRARI, Juliana Spinelli. "Atuação dos Pais na Escola"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/atuacao-dos-pais-na-escola.htm. Acesso em 21 de julho de 2021.
Secretaria De Estado Da Educação. DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/conc_mag_edital_20130207_07.pdf. Acesso em 21 de julho de 2021.
SILVA, Elias; GOMES, Luzinete Santos; SANTANA, Valdir Henrique. ESCOLA E COMUNIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc10.pdf. Acesso em 21 de julho de 2021.

Mais conteúdos dessa disciplina