Buscar

Modelos e instituições de Segurança Pública em uma perspectiva Comparada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 (Valor: até 4 pontos): O Sistema Único de Segurança Pública (Susp) foi instituído pela Lei Nº 13,675 no dia 11 de junho de 2018. O Susp visa integrar os órgãos de segurança e inteligência; padronizar informações, estatísticas e procedimentos; entre diversas outras medidas visando a integração das forças de segurança. Segundo especialistas, o modelo é inspirado nos Estados Unidos e Inglaterra. A partir disso, confronte a inspiração do modelo do Susp com a ideia de federalização do sistema de segurança pública do país, próprio de países regidos pela Civil Law, e aponte o modelo de maior influência sobre ele. Apresente e discuta ao menos um exemplo para ilustrar a sua argumentação. 
Do ponto de vista operacional, em um país desse porte, é míope ter um comando unificado para pensar a segurança pública. Cada estado da federação tem suas peculiaridades que exigem um acompanhamento cuidadoso e minucioso dos fatores que geram a violência e a criminalidade. Embora possamos questionar alguns aspectos das atuais políticas de segurança, sua melhoria não virá pela redução do poder dos governos estaduais, mas pelo fortalecimento das micropolíticas, ou ainda maior integração com as prefeituras, para tomar medidas de precaução. A saída é a descentralização completa, e não o contrário como aponta uma possível federalização a exemplo disto temos quando circulou na internet o fato de agentes da Policia Nacional entrarem em "favelas" por engano, por não conhecerem bem o território em que estavam atuando. A cultura jurídica da civil law é construída sobre a fusão de muitos outros aspectos, contudo entre as principais leis, destacam-se o direito romano e o direito canônico. 
Questão 2 (Valor: até 3 pontos): Explique o que GARAPON quer dizer quando afirma que a cultura jurídica deve ser entendida também como uma forma de produção de verdade e discuta um exemplo capaz de aproximar a cultura jurídica de um país com o sistema jurídico vigente no local analisado. 
Na visão de Garapon, a cultura jurídica não é uma série de diretrizes, constrangimentos, paralisias, a cultura estabelece o contexto conceitual para o debate ter sentido. Tornando possível revelar o contexto conceitual e descobrir o vocabulário ainda que sem dicionário, sem sintaxe julgada sendo os discursos expressos prematuramente, mas isso é o que permite traçar suas origens. O mesmo autor propõe que podemos pensar a cultura jurídica como uma Forma de configuração política e forma de produção de verdade, em outras palavras, a cultura jurídica pode ser vista como um estilo de gestão Expectativas e a exemplo disto sabemos que conflitos de pessoas vivendo e compartilhando experiências comunidade, simultaneamente de cada forma social estabelecem seu programa de verdade, não apenas prescrever comportamento proibido, mas prescrevendo agência responsável e agência gerenciá-lo. 
Questão 3 (Valor: até 3,0 pontos): Reflita a respeito do modo como os britânicos e os brasileiros veem a sua polícia, e discuta as relações existentes entre a confiança, a legitimidade das instituições policiais e a participação dos cidadãos na produção da ordem social no Brasil. 
 No início, a polícia britânica não foi bem recebida pelo público, mas ganhou reconhecimento ao longo do tempo. O período pós-guerra foi um ponto alto de apoio e crença no policiamento público. A polícia britânica em todo o mundo é reconhecida pela aceitação pública e não uso de armas letais em seu policiamento, e a confiança que as pessoas dão são critérios Importantes para Avaliação Contínua do Trabalho na Polícia o que já é ao contrário no Brasil onde o povo tem medo da polícia principalmente se tratando dos mais pobres, tanto pela mortalidade, quanto na truculência em sua abordagem. No Brasil a produção da ordem social esta baseada na supremacia do trabalho, e seus objetivos são o bem-estar social e a justiça, sendo a seguridade social um conjunto abrangente de ações iniciadas pelo poder público e pela sociedade brasileira para assegurar direitos relacionados à saúde, segurança, previdência e assistência social.

Continue navegando