Buscar

AD2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 2 – AD2 - (Referente a 2022.1) Consórcio CEDERJ Curso: Tecnólogo em Segurança Pública e Social Disciplina: Modelos e Instituições de Segurança Pública em Perspectiva Comparada Data: Pólo: Nome do aluno: 
Questão 1: 
a) O sistema processual argentino é considerado por juristas e seus operadores como “inquisitorial reformado”, desde que introduziu elementos do modelo de tradição inquisitorial. 
( ) Verdadeiro (x ) Falso 
O sistema processual argentino é considerado por juristas e seus operadores como um “sistema misto” ou “inquisitorial reformado”, desde que a reforma do ano de 92 introduziu elementos próprios dos modelos de tradição acusatória, em um sistema definido anteriormente como “inquisitivo puro”. 
b) Na estrutura do processo penal argentino, o Ministério Público Fiscal e o Ministério Público da defesa exercem posições opostas, uma vez que o MPD defende pessoas acusadas pelo primeiro e que não contam com defesa particular.
(x ) Verdadeiro ( ) Falso 
c) Concluída a investigação no processo penal argentina, o processo pode apresentar duas soluções possíveis: o “arquivamento” e o “sobreseimiento”.
( ) Verdadeiro (x ) Falso 
Desenvolvida e concluída a investigação, o processo, na etapa preparatória, pode três resoluções possíveis: o “arquivamento”, o “sobreseimiento” e o “processamento”.
d) Uma das principais diferenças entre o sistema processual penal argentino e o brasileiro refere-se à organização e ao papel da polícia. Na Argentina, uma única instituição reúne as funções de prevenção e investigação. No Brasil, duas instituições exercem tais papéis: polícia militar e polícia civil, respectivamente.
(x ) Verdadeiro ( ) Falso 
e) Um dos fatos mais polêmicos sobre a aprovação do Código de Processo Penal na província, em 1997, foi a manutenção do juiz de instrução. 
( ) Verdadeiro ( x) Falso 
A reforma processual penal de 1992 tentou alterar o monopólio dos juízes de instrução na investigação de crimes. Isso com vista a possibilitar a delegação da instrução ao Ministério Público. No 
 
f.) No Brasil, o promotor de fatos indica a tendência da ampliação das funções dos promotores para além da esfera jurídica, transformando-os em articuladores políticos nas comunidades em que trabalham. Diferentemente, o promotor de gabinete se limita às fronteiras da esfera jurídica, podendo ser considerado como um agente judiciário que prioriza o trabalho processual, cuja ação se dá, sobretudo, pela via judicial.
 ( ) Verdadeiro ( ) Falso 
g) De acordo com Geraldo e Barçante, a opacidade das formas de produção dos pareceres e a disputa institucional pelo controle dos fatos caracteriza a relação entre a polícia e o Ministério Público no Brasil. ( ) Verdadeiro ( ) Falso 
h) Um dos principais problemas existentes no Brasil sobre a relação entre o Ministério Público e a Polícia é sua falta de proximidade e cooperação. 
( ) Verdadeiro ( ) Falso 
i) O processo de inquisição, no processo penal brasileiro, divide-se em: fase extrajudicial, alegação de fatos probatórios do delito na instrução e, finalmente, o fim da inquisição.
( ) Verdadeiro ( ) Falso 
j) A possibilidade de o acusado faltar com a verdade no processo penal brasileiro caracteriza o crime de perjúrio. 
( ) Verdadeiro ( ) Falso

Continue navegando