Buscar

Gestão de Materiais - O Controle de Estoques e Decisões sobre política de estoque

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Desafio – O Controle de Estoques – Pesquisa 
Disciplina: Gestão de Materiais 
Aluno: Igor de Souza Pereira
Avaliando o cenário do hospital de forma sistêmica e compreendendo todas as mudanças ocorridas no perfil dos pacientes e a demanda de produtos, responda:
a) Por que a cobertura de estoque dos itens da curva A diminuiu?
Resposta:  Pico de aquisição de estoques de máscaras, luvas e aventais atrelados ao início da pandemia aumentaram o alto consumo do hospital, tornando alguns itens A na curva ABC. Anteriormente estes mesmos itens eram classificados como B e C. Diante disto o giro a maior de um produto ocasiona na redução de cobertura deste estoque. Com o aumento da demanda de máscaras, luvas e aventais os itens de curva A sofreram maior influência reduzindo os dias de estoque coberto. 
 b) Por que houve um aumento no excesso de estoque (estoque sem giro) do hospital após 60 dias, desde o início da pandemia?
Resposta:  Ao iniciar a pandemia, com todo o protocolo o hospital teve que suspender alguns atendimentos e cirurgias e consequentemente reduziu o uso de produtos e medicamentos. Com os produtos em estoque, não tendo saída o acúmulo destes produtos ocasionou um salto no valor de R$ 952.000,00 para R$ 1.457.000,00.
Desafio 2 – Decisões sobre política de estoque – Pesquisa 
Disciplina: Gestão de Materiais 
Aluno: Igor de Souza Pereira
​​​​​​​​A Santo Café chegou a duas filosofias existentes para controle de estoques: método puxado e empurrado de estoque. Sendo assim, a empresa chama você para auxiliar na escolha da melhor forma para controlar os estoques que realiza. Portanto, o seu auxílio acontecerá da seguinte forma:
Com estas informações, a empresa poderá decidir qual das duas filosofias é mais adequada para seu mercado.
Cenários propostos: 
- A empresa citada pode realizar previsões para as necessidades de seus períodos de vendas de cafés em território nacional e das exportações, que podem ir desde a data presente até o próximo processo de produção ou compra de fornecedores. Isso significa que a empresa poderá analisar tendências do mercado e produzir razoavelmente conforme as previsões. Assim, diminui excessos.
- Pode também calcular as necessidades das previsões e as quantidades adicionais para cobrir incertezas. Isso é necessário principalmente pelo fato de a empresa vender ao mercado externo, sobretudo por suas incertezas que variam pelas taxas de exportação e demais questões de sazonalidade, por exemplo.
- Ordens de compras desencadeadas por um determinado nível de estoque ou por um processo de revisão de nível de estoque: exige uma grande integração entre as áreas da empresa, pois as informações trocadas entre os setores são de grande importância para que este método funcione. As demandas são identificadas pela baixa ou alta de estoque e isso significa uma incerteza com previsões.
- Pode gerar demanda única, altamente sazonal, ou perpétua: a empresa fará seus controles pelas demandas ou por sazonalidade, por exemplo. A empresa pode analisar os tipos de café mais vendidos pelas estações do ano e prever as vendas do período de forma mais assertiva.
- Verificar sempre as quantias disponíveis em cada ponto de estoque. Este modelo exige bastante disciplina da empresa. Assim, ela pode contabilizar todo o seu estoque e ter um controle maior, mesmo que possua tipos diferentes de grãos e formas de comercialização.
Obs: Não entendi se eram 2 desafios ou mais. Peço considerar. Desde já agradeço!

Continue navegando