Buscar

SOCIOLOGIA AVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Positivismo e sua relação com as ciências e a mudança na vida social no século XIX
O Positivismo foi criado com a ideia de sustentar os valores e costumes empregados por Auguste Comte, elemento principal na criação desta forma de pensamento sociológico que priorizava a ciência e a integração da sociedade rumo à tentativa de ordenar, controlar e manter a estabilidade social. 
Nesse fundamento teórico-conceitual, até hoje usado por muitas instituições e organizações pelo seu modo de atuar no ambiente social, a base está no equilíbrio, assim como no aperfeiçoamento, heterogeneidade, homogeneidade e crescimento da sociedade e, no entanto, da economia, que seria sustentada por essa estabilidade social, ou seja, cresceria de acordo com a disciplina social fazendo com que a essa economia pudesse se manter estável e, por exemplo, crescer. Essa visão, apesar de parecer exclusivamente conservadora, criou marcos na história da República Brasileira predominantes ainda hodiernamente. 
A desintegração Social para Comte teria sido marcada pela enxurrada do capitalismo que poderia causar a desordem da sociedade, fazendo com que perdesse seu valor, costumes e moral. Assim, ele tinha a intenção de fazer com que a sociedade resgatasse tais valores para satisfazer tal crescimento econômico, mantendo a estabilidade de ambos os focos: a sociedade e a economia. Nesse contexto, ele se baseava em duas concepções: Primeira ordem, atuando como valores da sociedade e o progresso do capitalismo, atuando como visão e missão. 
Então, o positivismo foi criado para gerar e socializar novos valores na sociedade, visando a justiça, a educação bem como as boas práticas e costumes para movimentar de forma correta a economia, o que no final tornou-se modelo base para a bandeira nacional do Brasil e para muitas empresas que entendiam que sucesso só existia com planejamento e ordem, que para a sociedade progredir deveria honrar seus costumes e que a ciência seria o caminho para tal. 
Logo, tal sistema científico seria o meio para se fazer com que a sociedade fosse reorganizada e isso teria sido realizado através da análise dos fatos que causaram este fenômeno passando por três estágios progressistas: Tecnológico, Metafísico e Positivo, que seriam onde os indivíduos repercutiam a ideia de que tudo seria da maneira que é, pois Deus queria assim, logo, havia a fase da descrença dos indivíduos na religião e, por fim, o cientificismo.

Continue navegando