Buscar

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA- Noite ( setembro)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CEEP - DEP. FRANCISCO ANTÔNIO PAES LANDIM NETO
São João do Piauí, 28/09/2021
Técnico em Enfermagem 
Modalidade: PROEJA Série: 3ª Turno: NOITE
Disciplina: Sociologia
Professora: Marcia Pereira de Carvalho
Aluno: Vitieli Rocha de Sousa 
	
CRNOGRAMA DE ESTUDO DE SOCIOLOGIA/ SETEMBRO- 2021
Vamos continuar estudando sobre “A política no Brasil’. Para responder essa atividade, faça uma leitura do capítulo 14:
· Os partidos políticos: página 314 à 318;
· Uma democracia “normal”: páginas 318 à 320;
· O problema da corrupção: páginas 320 à 322.
 
INSTRUÇÕES:
· Leia as questões com atenção, procurando entender o que se pede nas mesmas;
· Evite rasuras, borrões e uso de corretivo;
· Use caneta azul ou preta, não serão aceitas questões respondidas a lápis. 
6ª AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA
1. Como mostrou o historiador José Murilo de Carvalho, desde a Independência o Brasil teve eleições, e para disputá-las formaram-se partidos bem diferentes entre si. Durante o período imperial, como estes partidos políticos eram divididos? Durante o público Imperial, o partido conservador era formado sobretudo por proprietários de terra de Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco e funcionários públicos. O partido liberal, por sua vez, era formado por profissionais liberais e proprietários de terras de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
2. Durante a Primeira República, havia o que o cientista político Jairo Nicolau, chamou de sistema unipartidário estadual. Como funcionava esse sistema político? Em cada estado havia um partido republicano, dentro do qual aconteciam as disputas políticas( uma exceção era o Rio Grande do Sul, onde o partido republicano disputava com o partido federalista).
 
3. As mudanças e divisões dos partidos políticos deram origem à opinião, ainda hoje comum, de que algo estava errado na democracia brasileira Costuma-se apontar basicamente dois problemas, quais? São: 1. Um número muito grande de partidos; 2. O fato de que o presidente da República é obrigado a fazer muitos acordos com outros partidos para obter apoio suficiente no congresso Nacional e conseguir aprovar as medidas que propõe.
4. O conceito de democracia como “poder do povo” surgiu na Grécia antiga, aproximadamente no século V a.C. O termo demokratia é composto dos vocábulos demos, “povo”, e kratos, “poder”. A democracia é, assim, um regime político que pressupõe a existência de um governo direto ou indireto da população mediante eleições regulares para os cargos administrativos do país, do estado ou do município. Qual o regime de governo adotado pelo Brasil? A constituição Federal de 1988 traz em seu 1° artigo que a forma de governo adotada pelo Brasil foi a República Federativa, formada pela união que não pode ser desfeita, pelos Estados, Municípios e Distrito Federal. 
5. O que significa afirmar que o Brasil é uma república em que se desenvolve o presidencialismo de coalizão? Significa o ato de Fechar acordos e fazer alianças entre partidos políticos/ forças políticas em busca de um objetivo específico. O termo presidencialismo de coalizão foi criado pelo cientista político Sérgio Abranches, em 1988, e significa o ato de Fechar acordos e fazer alianças entre partidos políticos/ forças políticas em busca de um objetivo específico. 
6. É comum atribuir a corrupção no Brasil à tradição patrimonialista do Estado português, no qual, como vimos, a fronteira entre o público e o privado não era nítida. O Estado brasileiro passou por diversas reformas, e a corrupção sobrevive. Por que, segundo José Murilo de Carvalho, a corrupção se tornou um problema tão agudo no Brasil? Porque a corrupção, isto é, o uso de recursos públicos para fins particulares, é muito grande o país. 
“Democracia sem educação é anarquia”.
Ivone Boechat

Continue navegando