Buscar

atividade 3- eco e micro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Ecologia Geral e Microbiologia
Observação: As atividades serão corrigidas e o aluno receberá o feedback com comentário assertivo ou justificativa da resposta. Não será possível remeter pela segunda vez, para posterior correção, já que o professor fará o comentário do acerto.
ATIVIDADE – Aula 05
1. Qual a importância em avaliar a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) nos corpos de água? Justifique sua resposta. 
A Demanda Bioquímica de Oxigênio, mais conhecida pela sua sigla DBO, representa a quantidade de oxigênio necessária para que a flora microbiana degrade a matéria orgânica presente em determinado ambiente aquático. É importante para se conhecer o grau de poluição de uma água residuária, além de ser um dos parâmetros necessários para dimensionar uma estação de tratamento de esgoto e a seguir medir a eficiência do processo, quanto mais baixa a DBO, mais limpa é a água e não haverá sinal de degradação dos ambientes aquáticos.
2. Faça a pesquisa de uma imagem que represente as Zonas da área de Limnologia e explique a organização de cada uma delas. 
Zona Litorânea A região litorânea corresponde ao compartimento do lago que está em contato direto com o ecossistema terrestre adjacente, sendo, portanto. influenciado diretamente por ele. Pode-se considerar este compartimento uma região de transição (ecótono) entre o ecossistema terrestre e o lacustre. Por esta razão, trata -se de um compartimento com grande número de nichos ecológicos e cadeias alimentares, tanto de herbivoria na qual a fonte de energia é a biomassa vegetal viva, como de detrito que tem como fonte de energia a biomassa morta. Pode-se considerar esta última como a principal responsável pelo fluxo de energia neste compartimento, no qual participam i números invertebrados aquáticos. Dentre estes, destacam-se várias espécies de oligoquetas, moluscos, crustáceos e insetos. Estes últimos desempenham papel mais relevante na cadeia de detritos quando na fase larvar. 
Zona Limnética ou Pelágica A região límnética é encontrada em quase t odos os ecossistemas aquáticos. Suas comunidades características são o plâncton e o nécton. A comunidade planctônica é constituída por bactérias, algas uni e pluricelulares (fitoplâncton) e invert ebrados (zooplâncton), 
Zona Profunda Esta região é caracterizada pela ausência de organismos fotoautróftcos, causada pela não penetração de luz e por ser uma região totalmente dependente da produção de matéria orgânica na região litorânea e limnética. Sua comunidade, a bentônica, é formada principalmente por invertebrados aquáticos como: oligoquetas (tubificídeos), crustáceos (ostrácodes), moluscos (gastrópodos e bivalvos), larvas de insetos (quironomídeos, efemerópteros, odonata, etc.). 
 Zona de Interface Agua-Ar Esta região do lago é habitada por duas comunidades: a do nêuston e a do plêuston. A existência destas comunidades se deve à tensão superficial da água. A comunidade de nêuston é formada por organismos microscópicos como bactérias, fungos e algas e de plêuston por plantas superiores e animais como, por exemplo, aguapé, alface d’água e inúmeros pequenos animais como larvas de Culex (Diptera), que permanecem penduradas verticalmente na película superficial, perfurando-a e obtendo ar atmosférico para sua respiração.
Explique sobre o processo de reciclagem no solo pelos Microrganismo, decomposição de matéria orgânica e transformação em matéria inorgânica, pesquisa como ocorre esse processo. Lembre-se de mencionar a ação gasosa (aeróbica e anaeróbica) dos microrganismos presentes.

Continue navegando