Buscar

Qual é a diferença entre custos

Prévia do material em texto

Qual é a diferença entre custos, despesas e investimentos?
Prezados,
É muito importante saber diferenciar os principais conceitos e termos que usaremos no nosso dia a dia, seja na vida acadêmica ou empresarial em relação a gestão de custos. Por isso, é preciso saber a fundo a diferença entre custos, despesas e investimentos para analisarmos os dados do negócio.
Os custos estão diretamente ligados ao funcionamento do negócio, e tudo aquilo que a empresa precisa investir para produzir um produto ou realizar algum serviço. Os custos podem ser divididos em: custos fixos e variáveis. Os custos fixos são os custos que ficam constante independente do aumento da quantidade produzida, ou seja, são aqueles que fazem parte da estrutura do negócio: água, aluguel e salários. Já os custos varáveis são os custos que variam diretamente com a quantidade produzida. Como exemplo: matéria prima.
 Já as despesas são os gastos que a empresa tem para a manutenção e funcionamento do negócio, como exemplos: propaganda, material de expediente e telefone. As despesas podem ser fixa não aumentam conforme os produtos vendidos ou variáveis que aumentam conforme as vendas aumentam.
Os investimentos são registrados contabilmente no balanço patrimonial, no ativo. Ou seja, são gastos destinados ao uso da empresa, são os bens duráveis do negócio.
Finalizando, os custos estão relacionados ao produto final, as despesas são gastos que não dependem da produção do bem, podem ser gastos de outras áreas da empresa como administrativas ou comerciais. Ela vai ser o sacrifício para obter uma receita. 
Referência
CUSTOS E DESPESAS. José Antônio Felgueiras. Disponível em: < <https://ipecrj.com.br/wp-content/uploads/2017/03/palestra_quarta_conhecimento_custos_despesas.pdf> Acesso em: 02 nov. 2021. 
Guimarães Neto, Oscar. Análise de Custos. Oscar Guimarães Neto. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

Continue navegando

Outros materiais