Buscar

ETAPA 4- SLIDE ESTÁGIO

Prévia do material em texto

THALIA SOUZA GONÇALVES | PED3417
Os Desafios da Gestão Escolar e da Sala de Aula em Tempos de Pandemia
A REIVENÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR E DA SALA DE AULA EM TEMPOS DE PANDEMIA
No qual o tem a foi a reinvenção docente em tempos de distanciamento social. Considerando que por meio da pandemia causada pela (COVID- 19).Muitas escolas tiveram suas atividades presenciais suspensas. Através dessa pandemia A coordenação escolar vem buscando novos recursos e ferramentas para que os acadêmicos sigam contando com o apoio de toda estrutura técnica e pedagógica, garantindo que os estudantes não sejam prejudicados em seu processo de escolarização.
Este trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, investigando qual é atual realidade da gestão escolar e da gestão da sala de aula.
SÍNTESE DAS OBSERVAÇÕES 
O objetivo é refletir e analisar a atual realidade da gestão escolar e da gestão da sala de aula, visando propor alternativas a serem consideradas nesse novo contexto socioeducacional. Para isso, tomamos como referencial especialmente os estudos de Schon (2000), Alarcão (2003), Luck (2010), Paiva (2016) e contextualizamos a importância da gestão democrática e participativa, além de abordarmos os novos desafios da gestão administrativa e pedagógica, os novos desafios da gestão de sala de aula considerando as consequências educacionais da pandemia.
 Em razão da Pandemia de COVID-19 a educação passou por um período difícil, mas contudo isso, os professores e coordenadores educacionais fizeram atividades fora da sala de aula, aprenderam formas diferentes de se trabalhar a educação.
PRODUTO VIRTUAL
“
O professor precisa entender que a inclusão digital é uma conquista ampla e ilimitada. Assim, ele poderá, junto com seus alunos, descobrir, compreender, interagir e contribuir para modificar o mundo que nos cerca.
Conclusão
A pandemia da Covid-19 fez com que o ensino a distância tivesse que ser implantado às pressas nas escolas. Especialmente, por conta do fecha mento das instituições de ensino regular e profissionalizante para conter o avanço da doença.
Além do próprio desafio referente ao uso das T ICs (Tecnologia da informação e comunicação), também percebe-se a necessidade de formação dos pais, professores e gestores de escola. Algo que não foi possível devido às iniciativas apressadas para garantira permanência do ano letivo.
No entanto, com algumas ações e planejamentos, é possível garantir a qualidade da educação regular e profissionalizante. Ainda como o preparo dos professores, que “aprendem fazendo” junto com os alunos, familiares e gestores escolares.
REFERÊNCIAS
ADRIANO, Graciele Alice Carvalho. Gestão Educacional. Indaial: Uniasselvi, 2017.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=comdocman&view=download&alias=2170-livro-unir-2009&Itemid=30192
 PROESC.COM, Gestão escolar: Saiba tudo sobre principais conceitos e como desenvolver. Disponível em: http://www.proesc.com/blog/gestao-escolar. Acesso em 23 de out. 2020. 
Alfabetização e Letramento
ThaliaSouza Gonçalves
Alfabetização e Letramento
Thalia Souza Gonçalves
INTRODUÇÃO
As exigências atuais de alfabetização reivindicam a formação de sujeitos que saibam, além de ler e escrever, fazer uso competente dessas habilidades de acordo com as demandas sociais .Nos anos iniciais do ensino fundamental , recebemos as crianças com prévios conhecimentos e ainda o controle motor em desenvolvimento, sendo que temos o grande papel de encarar o ano letivo já com essas características desenvolvidas. Neste e-book vamos sintetizar as informações aos professores desse nível de ensino, trazendo sugestões de atividades direcionadas aos alunos do primeiro ano do ensino fundamental, respaldado pelo que traz nossa BNCC.
INTRODUÇÃO
 As exigências atuais de alfabetização reivindicam a formação de sujeitos que saibam, além de ler e escrever, fazer uso competente dessas habilidades de acordo com as demandas sociais.
 Nos anos iniciais do ensino fundamental , recebemos as crianças com prévios conhecimentos e ainda o controle motor em desenvolvimento, sendo que temos o grande papel de encarar o ano letivo já com essas características desenvolvidas. Neste e-book vamos sintetizar as informações aos professores desse nível de ensino, trazendo sugestões de atividades direcionadas aos alunos do primeiro ano do ensino fundamental, respaldado pelo que traz nossa BNCC.
OBJETIVO
•Produzir um material didático digital que instigue os professores a desenvolver a 
competência na leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental;
•Reconhecer o jogo como ferramenta didática imprescindível no processo da aprendizagem;
•Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e 
produção de textos.
OBJETIVO
Produzir um material didático digital que instigue os professores a desenvolver a competência na leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental;
Reconhecer o jogo como ferramenta didática imprescindível no processo da aprendizagem;
Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produção de textos.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Énecessárioedesumaimportânciaqueoindividuosejaletradoparaquepossa
exerceraspráticassociaisdeleituraeescritaparatodaavida.Estaralfabetizadoé
muitomaisdoquepegarumtextoedecodificarlerapenas,seralfabetizadoécompreenderoqueestálendoesaberescreverumtextoquetenhasentido,
entenderoqueestánasentrelinhaseinterpretarumtextocomcoerênciaentão,
primandopelacontinuidadedenossoestágionassériesiniciaisdoensinofundamental,vamosfocarnesseconceito,quesegundoBNCC(2017):
“NosdoisprimeirosanosdoEnsinoFundamental,aaçãopedagógicadeveter
comofocoaalfabetização,afimdegarantiramplasoportunidadesparaqueosalunosseapropriemdosistemadeescritaalfabéticademodoarticuladoao
desenvolvimentodeoutrashabilidadesdeleituraedeescritaeaoseu
envolvimentoempráticasdiversificadasdeletramentos”.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
 É necessário e de suma importância que o individuo seja letrado para que possa exercer as práticas sociais de leitura e escrita para toda a vida. Estar alfabetizado é muito mais do que pegar um texto e decodificar ler apenas, ser alfabetizado é compreender o que está lendo e saber escrever um texto que tenha sentido, entender o que está nas entrelinhas e interpretar um texto com coerência então, primando pela continuidade de nosso estágio nas séries iniciais do ensino fundamental, vamos focar nesse conceito, que segundo BNCC (2017):
 “Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos”.
CONCLUSÃO
As impressões deixadas por essa nova metodologia são bem positivas, de 
forma que descobrimos novos modos de ensinar, buscando materiais e 
ferramentas alternativas á sala de aula. Buscando transmitir nossa experiência através do produto virtual, que em sua construção foi muito enriquecedor 
para nosso profissional enquanto acadêmicas.
Toda ferramenta que auxilie no processo de ensino e de aprendizagem precisa ser valorizada, pois não sabemos os desafios que nos são propostos a 
cada nova ocasião, e dessa forma podemos exercitar essas práticas e recriar 
metodologias muito eficientes e construtivas.
CONCLUSÃO
 As impressões deixadas por essa nova metodologia são bem positivas, de forma que descobrimos novos modos de ensinar, buscando materiais e ferramentas alternativas á sala de aula. Buscando transmitir nossa experiência através do produto virtual, que em sua construção foi muito enriquecedor para nosso profissional enquanto acadêmicas.
 Toda ferramenta que auxilie no processo de ensino e de aprendizagem precisa ser valorizada, pois nãosabemos os desafios que nos são propostos a cada nova ocasião, e dessa forma podemos exercitar essas práticas e recriar metodologias muito eficientes e construtivas.
METODOLOGIA
Ametodologiautilizadacompreendeoqueépreconizadapelainstituiçãoemtemposde
isolamentosocialdeformaquenãofoipossívelarealizaçãodoestágioenloco.Dessaforma
foiutilizadoaconstruçãodoprodutovirtuale-book,quecontemplouatemáticadaalfabetizaçãoeletramentoemtemposdeensinoadistância.
Foiconstruídoaindaoprojetoepapeardeestágio,fundamentandoapesquisa,bemcomo
oroteirodeobservaçãovirtual,quecompreendeasinformaçõesdainstituiçãoaondeoestágioseriarealizado.
METODOLOGIA
 A metodologia utilizada compreende o que é preconizada pela instituição em tempos de isolamento social de forma que não foi possível a realização do estágio enloco. Dessa forma foi utilizado a construção do produto virtual e-book, que contemplou a temática da alfabetização e letramento em tempos de ensino a distância.
 Foi construído ainda o projeto e papear de estágio, fundamentando a pesquisa, bem como o roteiro de observação virtual, que compreende as informações da instituição aonde o estágio seria realizado.
REFERÊNCIAS
Br.Pinterest.com>alfaceaubert>atividades-com-crianças-
Freire,Paulo.Pedagogiado Oprimido. Rio de Janeiro: Paz da Terra, 1887.SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2011.b
REFERÊNCIAS
Br.Pinterest.com>alfaceaubert>atividades- com- crianças-
Freire,Paulo.Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz da Terra, 1887.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2011.b

Continue navegando