Buscar

RESUMO MATERIAIS E PR

Prévia do material em texto

RESUMO MATERIAIS E PROCESSOS DA AVIAÇÃO 
IDENTIFICAÇÃO
A maioria dos materiais de aviação são identificados por números de especificação ou nome do fabricante. São usualmente identificados pelas letras AN, NAS e MS.
PARAFUSOS
São dispositivos de fixação que permitem segurança e rigidez na união das peças. De maneira geral constituem-sede uma cabeça e uma ponta com fios de rosca. Há dois tipos:
BOLT
Utilizados quando é requerida uma grande firmeza na área em que será colocado. Possuem a ponta rombuda (faces paralelas). Requerem a instalação de uma porca, para garantir fixação. Possuem em seu corpo fios de rosca curtos e uma gola notável.
SCREWS
Usados quando a firmeza não é um fator importante. A ponta desses parafusos pode ser rombuda ou pontuda. Possuem um fio de rosca mais longo e uma gola pequena. Não requerem porca. São também chamados de parafusos de rosca soberba e são sempre apertados pela cabeça.
CLASSIFICAÇÃO DOS FIOS DE ROSCA
NC: Série de filetes grossos destinados ao uso em metais. 
NF: Séries de filetes finos destinados ao uso geral em aeronaves e motores. Ex: parafuso 1-14NF possui 14 fios de rosca em cada polegada da parte rosqueada.
LOOSE FIT: Esses parafusos podem ter folga no ajuste são usados onde o espaço entre as partes conjugadas é essencial para uma rápida montagem, podendo ser girados com o dedo.
FREE FIT: Possuem ajuste livre e são destinados às partes unidas por parafusos e porcas onde um pequeno jogo tem certa margem de tolerância.
MEDIUM FIT: Destinados a partes onde é desejado um valor mínimo de folga ou de jogo entre as partes rosqueadas.
CLOSE FIT: São instalados usando-se máquinas ou ferramentas e requerem forte ajuste sob forte pressão.
RH: Possuem rosca direita, ou seja, devem ser girados no sentido horário para conseguir-se o aperto desejado.
LH: Possuem rosca esquerda e devem ser apertados no sentido anti-horário. 
PARAFUSOS DE AVIAÇÃO 
Fabricados em aço resistente à corrosão e banhados a cádmio ou zinco, aço resistente a corrosão e sem banho ou feitos de liga de alumínio anodizado. 
Os parafusos especiais são normalmente identificados por uma letra "S" estampada na cabeça.
Os parafusos AN são encontrados com três estilos de cabeça: hexagonal, Clevis ou com olhal.
Os parafusos NAS encontram-se com cabeça hexagonal, com encaixe na cabeça ou com a cabeça escariada. 
Os parafusos MS possuem cabeça hexagonal ou com encaixe na cabeça para ferramentas.
PARAFUSOS DE USO GERAL
Os parafusos de cabeça hexagonal são usados em estruturas que envolvam cargas de tensão e cisalhamento. Os de liga de aço menores que 10-32 e os de liga de alumínio menores que 1/4" de diâmetro nao devem ser usados em peças estruturais.
PARAFUSOS DE TOLERÂNCIA MÍNIMA 
Podem ser de cabeça hexagonal ou chanfrada a 100 graus. Usados onde se requer grande fixação e não precise ser removido a não ser por batida de martelo.
PARAFUSOS COM ENCAIXE NA CABEÇA
Fabricados com aço de alta resistência e, quando usados em partes de aço, devem ser escariados a 100 graus e devem ser substituídos por outros parafusos exatamente iguais. Usados em locais sob esforço de tensão e de cisalhamento.
IDENTIFICAÇÃO
A marca geralmente indica o fabricante, o material de fabricação, se é um parafuso AN padrão ou se é para fim especial.
Os parafusos que receberam inspeção magnética ou sob luz fluorescente são identificados por uma tinta colorida ou uma marca tipo distintivo na cabeça.
PARAFUSOS PARA FINS ESPECIAIS
CLEVIS: Possui uma cabeça redonda e com ranhuras para receber uma chave de fenda comum ou em cruz. Muitas vezes usado como pino mecânico em sistemas de controle.
COM OLHAL: Usado onde cargas de tensão são aplicadas e permite a fixação das peças, como um garfo de esticador.
JOBOLTS: Rebite de rosca interna composto de três partes: parafuso de liga de aço, uma porca de aço com rosca e uma luva expansível de aço inoxidável. Na sua instalação, o conjunto luva+porca se move, enquanto o corpo permanece imóvel. São usados em áreas que não necessitem de constante substituição. Resistem à vibração e podem ser colados por apenas uma pessoa.
LOKBOLTS: Geralmente usados em junção de asas, ferragens do trem de pouso e longarinas, o parafuso de retenção possui uma luva móvel e deve ser instalado com o auxílio de uma ferramenta pneumática. Existem três tipos de Lokbolts: pull, stump e blind. Os do tipo blind são usados quando apenas um lado da estrutura pode ser visto. Ambos possuem em comum as ranhuras de travamento no pino e o colar de travamento.
PORCAS DE AERONAVES
As porcas usadas na aviação podem ser feitas de aço carbono banhado em cádmio, aço inoxidável ou liga de alumínio. Podem ter rosca esquerda ou direita. São divididas em: 
PORCAS COMUNS
São aquelas que devem ser frenadas por um dispositivo externo como contrapinos, arames de freno, ou contraporcas. São elas as lisas, castelo, castelada se cisalhamento, sextadas lisas, hexagonal leve e a lisa leve.
PORCAS AUTOFRENO
Não precisam de dispositivos ou meios auxiliares de frenagem. São usadas em aeronaves para proporcionar ligações firmes e resistentes a severas vibrações. Há dois tipos mais comuns: de metal e de freno de vibra. Outros tipos:
AUTOFRENO BOOT: Uma única peça inteiramente metálica destinada a manter a fixação mesmo sob severa vibração.
AUTOFRENO DE AÇO INOXIDÁVEL: Porcas que podem ser colocadas e retiradas com os dedos, pois só agem sob grande ajuste contra superfície sólida. São constituídas de um corpo e um ressalto de frenagem.
PORCA ELASTIC STOP: Uma porca pasta com a altura aumentada para acomodar um colar de fibra para frenagem. Quase todas essas porcas são de aço ou liga de alumínio. Se uma porca deste tipo puder ser girada, até o fim, com os dedos, devera ser substituída.

Continue navegando