Buscar

REO3 - fetilidade do solo

Prévia do material em texto

1. Descreva em detalhes como são as reações do gesso agrícola no solo que promovem seu condicionamento químico em subsuperfície 
Quando o gesso é colocado no solo ele reage com a água da chuva ou da irrigação, de forma que nessa reação o calcário e o sulfato se desassociam e formam pares iônicos. Esses pares iônicos neutros lixiviam para a camada de subsuperfície e se dissociam novamente, dessa maneira o par que foi dissociado se liga no alumínio e prede ele e neutralizando o mesmo. 
2.Cite as principais características químicas, físicas e biológicas do solo afetadas pela matéria orgânica. 
Do ponto de vista químico a principal característica é a capacidade de troca catiônica através dos grupos carboxílicos que geram cargas negativas que retém cátions no solo.
Fisicamente a MO é o principal agente cimentante que formam os agregados e também diminui a densidade do solo.
A principal característica biológica é a mineralização da MO. 
3. Explique como os fatores tempo de contato, mineralogia do solo, teor de argila do solo e teor de MOS afetam a disponibilidade de fósforo em solos tropicais?
O fator de tempo de contato afeta a disponibilidade de P no solo pois é nesse momento que o solo forma ligações e se transformam em fosforo lábil tornando se um caso de difícil reversão e recuperação. Já em relação a mineralogia do solo ela vai afetar devido à alta afinidade que impede a lixiviação do fosforo para outras partes do solo.
Quanto maior for o teor de argila no solo maior absorção de fosforo, portanto em condição tropicais com seus solos são cauliníticos a absorção de P é comprometida. Em relação ao teor de MOS é que ela carrega muita carga negativa e acabada fasta o fosforo que também tem carga negativa e isso faz que ele se espalhe pelo solo. 
4. Explique o processo para obtenção dos fosfatos solúveis? Cite quais são os 
principais fosfatos solúveis em água usados no Brasil. 
Os fosfatos solúveis são obtidos através do processo úmido que contém muitos polifosfatos que apresentam solubilidade mais alta e solubilizam algumas impurezas na produção de fertilizantes fluidos. Os 
fosfatos solúveis são o superfosfato triplo e fosfatos de amônia.
5. Porque na interpretação do teor de P disponível pelo extrator Mehlich-1 deve-se levar em conta o poder tampão do solo para P (teor de argila ou P-rem) e pelo método da Resina isso não é necessário? 
 Porque pelo método de resina não se altera o pH do solo. Já o extrator Mehlich é químico com um pH variante de 1,2 ~ 1,5 e por isso é levado em consideração o tampão do solo já que em solos arenosos ou argilosos a maior retenção de H e sulfato o que consequentemente diminui a extração de P.
6. Quais são os processos (naturais ou industriais) que fornecem N ao solo em formas que as plantas podem utilizar? Qual ou quais são os de maior importância e por quê? 
O processo natural de fornecimento do nitrogênio é feito através de bactérias que transformam o nitrogênio em amônia é nessa forma as plantas tem o acesso para sua nutrição. Na fixação industrial, feita me laboratório, o equilíbrio do elemento é deslocado através de alta pressão e baixa temperatura. 
7. Explique como ocorrem os processos de imobilização e mineralização de N no solo? 
É feita a captura do N solúvel e a imobilização do mesmo na forma proteica pelos microrganismos. A mineralização é feita por bactérias nitrificantes que transformam a forma orgânica do N na forma inorgânica. 
8. Supondo que o teor médio de C nos resíduos é de 450 g/kg. Então, qual deve ser o teor mínimo de N para que ocorra a mineralização líquida do N? Explique o que é mineralização líquida? 
9. Quais as estratégias de manejo da adubação devem ser observadas para aumentar a eficiência da ureia
Uma estratégia importante é a aplicação da ureia agrícola antes da chuva e/ou da irrigação. Também deve se fazer o parcelamento do fertilizante em períodos de chuvas muito forte ou calor e seca, pois nessas condições a ureia pode sofrer lixiviação e volatilização.

Continue navegando