Buscar

Religião e Religiosidade estudo de caso

Prévia do material em texto

Religião e Religiosidade
A Religião faz parte da vida humana; é uma fé enquanto a Religiosidade é a prática da religião. As relações entre religião, religiosidade. espiritualidade andam juntas, a religião é o sentimento de devoção a tudo que é considerado sagrado. Cada cultura desenvolve crenças baseadas em princípios, doutrinas e livros sagrados. Brasil é considerado um Estado Laico e, por isso, se posiciona de forma neutra no campo religioso. Dentre as principais religiões praticadas no país, estão: Catolicismo, Evangelismo, Budismo e Candomblé; sendo um ESTADO LAICO como citei surge a Intolerância Religiosa causa muitos conflitos. Por isso, é importante conhecer e divulgar a história de cada crença e valorizar costumes e tradições dos povos.
A religião é um conjunto de símbolos e rituais que possuem significados amparados pela crença de um grupo de fiéis que se identificam com a organização religiosa. Uma das formas que utilizamos para demonstrar nossa religião são os símbolos, que podem ser definidos crenças ou um sentido construído de forma mais ampla em nossa sociedade transformando tudo em Religiosidade. Mesmo com a intolerância religiosa surge a necessidade de aceitação pois a religião nos permite o conhecimento maior dos valores de determinada sociedade desde (2019); esse tema é de importância onde surgiu o “RELATÓRIO INTERNACIONAL SOBRE LIBERDADE RELIGIOSA”. Os Estados Unidos é um país rico em diversidade no que se refere á religião por ex: Budismo, Cristianismo, islamismo, Judaísmo... mas a religião mais professada no país é o cristianismo cerca de 70% da população professa a fé crista 46,5% delas protestante e 20,8% católicos Apostólico romano (dados do ano 2014).
O Estado de Santa Catarina possui uma diversidade de religião e religiosidade muitos locais e religiões fazem parte da religiosidade. A religião que predomina é a católica, desde o início da colonização do estado, sendo que a chegada dos colonizadores trouxe consigo a implantação do Catolicismo Oficial, praticado por boa parte dos colonizadores, com seus dogmas e ritos, nos quais a tendência comum são as capelinhas que permanecem até nossos dias atuais , como São Jorge e São Sebastião, Santo Antônio, por exemplo ainda na nossa atualidade temos como a maior força religiosa o catolicismo, as Romarias de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora Da Salete em diversas regiões de nosso Estado. 
Enquanto isso, muitos desenvolveram sua fé na Religião Protestante, Evangélica a qual surge do rompimento de alguns dogmas do catolicismo. Os protestantes defendem a crença de que a única autoridade a ser seguida é a "Palavra de Deus", presente na Bíblia Sagrada. De acordo com esse ponto de vista, pela ação do Espírito Santo, os cristãos, ao lerem a Bíblia, teriam uma maior harmonia com Deus.
Sendo assim, nosso estudo de caso nos mostra a diversidade cultural e religiosa a ser trabalhada no ambiente escolar, tendo a “Tolerância Religiosa” como base a ser trabalhada e discutida entre educador e educando.

Continue navegando