Buscar

tendo por base a ótica tridimensionalista, qual a diferença entre religiosidade e religião?

O ser humano, na visão de Viktor Frankl, é uma unidade multiplex, composta por partes, com especial destaque para a compreensão espiritual de sua essência. Tendo por base a ótica tridimensionalista, qual a diferença entre religiosidade e religião?


Religiosidade é o estudo formal de questões gerais, fundamentais e elementares sobre existência, conhecimento, valores, razão, mente e linguagem, tanto na vida terrena quanto na vida espiritual. Já a religião é a parte fundamental que frequentemente entrega respostas pontuais para problemas existenciais, divulgando uma verdade única, absoluta e comprovada para toda a humanidade, levando em consideração toda a sua diversidade e pluralidade.

Religiosidade é um sistema composto por determinados ritos, dogmas e crenças, compreendidos como meios que levam à relação com o transcendente e o espiritual. Já religião não está relacionada com uma instituição religiosa definida. É vista como uma tendência para os sentimentos religiosos e para as coisas sagradas, mas sem ligação formal a uma entidade religiosa ou a práticas ritualísticas espirituais ou de tradição mística e histórica.

Religiosidade trata do estudo e análise do comportamento humano e dos processos mentais de indivíduos e grupos humanos em diferentes situações, tendo como base a questão espiritual e transcendental. A religião, de modo diferente, trata da análise e do comportamento do homem em relação ao sagrado e ao divino, podendo indicar o melhor caminho para a resolução de problemas, diferenças e obtenção de respostas pontualmente existenciais.

Religiosidade é expressão ou prática do devoto que pode estar, ou não, relacionada com uma instituição religiosa. Aponta-se como a tendência para os sentimentos religiosos, para as coisas sagradas, ou seja, um conjunto de sentimentos religiosos ou de valores éticos que apresentam certo teor religioso. Já religião é um sistema composto por determinados ritos, dogmas e crenças, compreendidos como meios que levam à relação com o transcendente.

Religiosidade é uma análise pormenorizada e delicada dos sistemas de crenças, ou seja, é o estudo crítico da natureza dos deuses, seres divinos, ou de Deus, seus atributos e sua relação com os homens e diversas religiões. Religião é organização institucional que representa o sagrado, não se apegando a ritos ou místicas sagradas para alcançar o transcendente, sendo apenas uma única religião a verdadeira e fidedigna para representar Deus no plano terrestre.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a ótica tridimensionalista, a diferença entre religiosidade e religião é a seguinte: Religiosidade refere-se ao estudo formal de questões gerais, fundamentais e elementares sobre existência, conhecimento, valores, razão, mente e linguagem, tanto na vida terrena quanto na vida espiritual. É um sistema composto por determinados ritos, dogmas e crenças, compreendidos como meios que levam à relação com o transcendente e o espiritual. A religiosidade está relacionada ao estudo e análise do comportamento humano e dos processos mentais de indivíduos e grupos humanos em diferentes situações, tendo como base a questão espiritual e transcendental. Por outro lado, a religião não está necessariamente relacionada a uma instituição religiosa definida. É vista como uma tendência para os sentimentos religiosos e para as coisas sagradas, mas sem ligação formal a uma entidade religiosa ou a práticas ritualísticas espirituais ou de tradição mística e histórica. A religião trata da análise e do comportamento do homem em relação ao sagrado e ao divino, podendo indicar o melhor caminho para a resolução de problemas, diferenças e obtenção de respostas pontualmente existenciais. É um sistema composto por determinados ritos, dogmas e crenças, compreendidos como meios que levam à relação com o transcendente. Em resumo, a religiosidade está mais relacionada ao estudo e análise, enquanto a religião está mais relacionada à prática e à busca por respostas existenciais.

0
Dislike0
User badge image

Fanura Reis

Religiosidade é expressão ou prática do devoto que pode estar, ou não, relacionada com uma instituição religiosa. Aponta-se como a tendência para os sentimentos religiosos, para as coisas sagradas, ou seja, um conjunto de sentimentos religiosos ou de valores éticos que apresentam certo teor religioso. Já religião é um sistema composto por determinados ritos, dogmas e crenças, compreendidos como meios que levam à relação com o transcendente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais