Buscar

Atividade Prática de Estratégia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Prática de Estratégia de Saúde da Família e Promoção de Saúde
Bucal
1) O Sistema único de Saúde estabeleceu ao longo dos anos mudanças na sua estruturação visando a melhoria do atendimento à população. Uma das mudanças foram as Estratégias de Saúde da Família (ESF). Conceitue o que significa (ESF)
As unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) surgiram para reorganizar o sistema de atenção básica, com o intuito de melhorar o acesso da comunidade à rede de saúde.
2) Dentre as Estratégias de Saúde da Família, descreva como a Odontologia conseguiu inserir suas funções?
A inserção da odontologia na ESF só aconteceu em 2000, quando o ministro da saúde, diante da necessidade de ampliar a atenção em saúde bucal para a população brasileira, estabeleceu incentivo financeiro para a formação de equipes formadas por Cirurgiões-Dentistas (CD’s), Atendentes de Consultório Dentário (ACD’s) e Técnicos de Higiene Dentária (THD’s). Ocorreu também uma mudança no modelo odontológico anterior, centrado no alívio da dor e no trabalho dentro das quatro paredes do consultório, pois o novo modelo tem como base o domicílio, a família, deixando de lado os limites físicos, que eram a justificativa para a não efetivação do acesso.
3) Promoção da saúde pode ser entendida como a necessidade de mudança nos modos e condições de vida para promover saúde. Cite 3 Estratégias nas quais nos Cirurgiões-Dentistas podemos implementar para promovermos Saúde Bucal do nosso paciente?
A preparação do cirurgião-dentista para trabalhar com a visão da promoção da saúde é de fundamental importância nesse processo de mudança. Além de controlar as doenças e restabelecer a saúde bucal, o cirurgião-dentista deve, sobretudo, incorporar e colocar em prática os princípios de promoção da saúde interagindo com profissionais de outras áreas, de forma a ampliar e integrar seu conhecimento, permitindo a abordagem do indivíduo como um todo.
4) A Declaração de Alma-Ata (1978), que trouxe conceitos sobre os cuidados primários em saúde, ressaltando a promoção de saúde e a prevenção em lugar de serviços clínicos curativos. Cite 3 propriedades que esta Declaração ressaltou para a promoção de Saúde dos Pacientes?
Dentro da perspectiva de formulação e desenvolvimento de políticas públicas de saúde, com ênfase na valorização dos cuidados primários, considera-se que a Declaração de Alma-Ata deu novo direcionamento às políticas de saúde por permitir o desenvolvimento da atenção primária como principal estratégia de promoção e assistência à saúde e estimular a participação comunitária.
Concorde às premissas da atenção primária à saúde, em 1991, o Ministério da Saúde/Fundação Nacional da Saúde criou o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) com objetivo de estimular na população a questão do auto-cuidado, mediante o repasse de informações para a saúde por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Desse modo, compreende-se o ACS como instrumento de articulação entre os serviços de saúde e a comunidade, uma vez que desenvolvem ações básicas de saúde e atividades de caráter educativo, contribuindo assim, para a construção e consolidação de sistemas locais de saúde.

Outros materiais