Buscar

Estado e políticas públicas AVALIAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estado e políticas públicas - AV1
1) A Lei Federal nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, tornou obrigatória a introdução da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" nos currículos das escolas de ensino fundamental e médio. A partir do debate sobre multiculturalismo, é possível dizer que o objetivo dessa ação é:
Resposta: Entender a raiz multicultural e reduzir a discriminação racial e étnica.
2) Em 1999, a Organização Internacional do Trabalho criou o conceito de Trabalho Decente, com o objetivo de combater os efeitos deletérios da globalização, que atingem fortemente o mercado de trabalho. Para tal, o conceito apoia-se em quatro objetivos estratégicos: I) respeito aos princípios e direitos fundamentais do trabalho; II) geração de mais e melhores empregos; III) extensão da proteção social e IV) fortalecimento do tripartismo e do diálogo social. Mesmo sendo uma organização internacional, é possível dizer, a partir do conceito de Trabalho Decente, que a OIT precisa dos Estados para atingir esses objetivos, pois:
Resposta: Mesmo com a expansão do processo de globalização e as pressões do capital financeiro, os Estados ainda são soberanos e tem poder de decisão sobre políticas sociais e regulação do mercado de trabalho. 
3) Um dos objetivos do neoliberalismo é reduzir a participação do Estado na economia e no social, através do desmonte do Estado de Bem-Estar Social. No entanto, no Brasil, não podemos falar em neoliberalismo, porque:
Resposta: Nunca houve um Estado de Bem-Estar Social.
4) “[...] Associada às políticas neoliberais, a financeirização da economia também se constitui como uma das principais características do atual período da globalização. Para Harvey (2004) e Arrighi (1996), nos momentos de crise estrutural do capitalismo, como a que vivenciamos desde a década de 1970, uma grande quantidade de capital excedente busca incessantemente novas formas de valorização, como aquelas possibilitadas pelos investimentos e especulações financeiras. Como destaca Gorz (2004, p. 26), no atual período, a lógica financeira tem prevalecido sobre as lógicas econômicas, ao se autonomizar diante das sociedades e da economia real e ao impor suas normas de rentabilidade às empresas e aos estados”. (FREDERICO, Samuel. Globalização, competitividade e regionalização: a cafeicultura científica globalizada no território brasileiro. GEOUSP – Espaço e Tempo (Online), São Paulo, v. 18, n. 1, p. 55-70, 2014. p. 58. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/81077/pdf_3>. Acesso em 30. ago. 2015). Analise o texto acima e complete a frase: A financeirização da economia é:
Resposta: A forma encontrada pelo capitalismo para superar as crises estruturais, dado o quase esgotamento dos territórios físicos para sua expansão.
5) Constituem o conceito moderno de Nação:
Resposta: Grupo de indivíduos que vivem em mesmo território, tem os mesmos vínculos socioeconômico e político e possuem identidade comum.
6) É possível dizer que as políticas de ação afirmativa para não brancos (negros e indígenas) para acesso a universidades e empregos públicos implantadas no Brasil são caminhos para a realização do ideal do multiculturalismo? Porque?
I. Sim, porque elas permitem a produção da igualdade pela afirmação da diferença e da diversidade, reduzindo discriminações históricas.
II. Sim, porque elas questionam a existência de uma única raça e uma única cultura.
III. Não, porque elas promovem a discriminação.
IV. Sim, porque elas consideram que a nação brasileira é constituída por várias culturas e raças.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Resposta: I, II e IV.
7) “O neoliberalismo compreende a liberação crescente e generalizada das atividades econômicas, englobando produção, distribuição, troca e consumo. Funda-se no reconhecimento da primazia das liberdades relativas às atividades econômicas como pré-requisito e fundamento da organização e funcionamento das mais diversas formas de sociabilidade, compreendendo não só as empresas, corporações e conglomerados, mas também as mais diferentes instituições sociais. [...] O poder estatal é liberado de todo e qualquer empreendimento econômico ou social que possa interessar ao capital privado nacional e transnacional. Trata-se de criar o ‘Estado mínimo’, que apenas estabelece e fiscaliza as regras do jogo econômico, mas não joga”. (Octavio Ianni, Globalização e neoliberalismo. São Paulo em Perspectiva. v.12, n.2, p.27-32, 1998, p.28)
Partindo desse pressuposto, é possível dizer que:
I. O neoliberalismo cria condições para a globalização.
II. A expansão do neoliberalismo é fundamental para a afirmação do capital global e a constituição de uma classe de capitalistas globais.
III. O neoliberalismo atua tanto em caráter político como econômico, permitindo, através da regulação (ou ausência de) estatal, a expansão dos mercados.
Estão CORRETAS as afirmações:
Resposta: Todas as afirmações estão corretas.
8) A diferença e a _________ surgem como problema e como força _________ hoje devido a séculos de repressão e supressão pela _________ ocidental, europeia, dominante.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas da frase acima.
Resposta: Diversidade, política e cultura.
9) O pressuposto ____________ da representatividade pautou o modelo ocidental do ________ Moderno, ou seja, uma relação proporcional entre os _____________ e os representados. Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem as lacunas da frase anterior.
Resposta: Democrático, Estado, representantes.
10) Nação, para existir, implica a constituição de um sentimento de pertencimento. Esse sentimento é produzido, comumente, por símbolos que constroem uma identidade comum. Diga quais símbolos representam a identidade nacional brasileira. 
Resposta: Samba, feijoada, capoeira.

Continue navegando