Buscar

Método dos Testes Práticos

Prévia do material em texto

11
todo o país a partir de 2010, com a sanção da lei federal 12.249, que instituiu a aprovação no exame como condição de obter o registro no conselho de classe.
O CFC é representado por um integrante de cada Estado, mais o Distrito Federal, totalizando 27 conselheiros efetivos e o mesmo número para suplentes – Lei nº 11.160/05, e tem como outras finalidades, principalmente a de orientar, normatizar e fiscalizar o cumprimento da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal (CFC, 2021).
Segundo o Ministério da Educação:
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial (GOV, 2021).
2.2 MÉTODO DOS TESTES PRÁTICOS
2.2.1 Conceito 
Esse método visa os estudos de provas anteriores, tendo uma excelente efetividade no preparo para exames e concursos pois prepara a mente do estudante para uma melhor compreensão das questões, levando a uma afinidade com os testes.
O importante nesse método é buscar questões em diversos tipos de prova, não ficando preso a uma única prova ou único assunto.
2.2.2 Estrutura de Estudo 
Resolver questões de provas anteriores se mostra de importante valia para os estudos e também misturando a teoria com a prática, pois os testes trazem consigo questões que ocorrem dentro do mercado de trabalho, sendo assim, torna-se indispensável manter-se atualizado. 
Separar questões de diversas provas anteriores e cronometrar o tempo de resolução tem uma alta eficácia nos estudos, pois é nesse processo que você vai encontrar a média de tempo de resolução de cada questão da prova. 
Conforme citado, misturando todos os exemplos citados, tem-se esse método chamado testes práticos, e que pode ser organizado da seguinte forma:
1° Resolver as Questões;
2° Verificar se entendeu ou se ficou alguma dúvida (anote-a);
3° Perguntar para o Professor aquela dúvida que você anotou, e caso ainda assim não tenha compreendido, tente pesquisar algo relacionado ao assunto, o importante é solucionar todas as dúvidas;
4° Estando tudo certo pode prosseguir para a próxima questão;
5° Depois de ter resolvido todas as questões, dê um descanso e depois de certo tempo retorne aos estudos e refaça todos os exercícios que errou, e se preferir, estude mais sobre aquele determinado tema. 
DICA VALIOSA: Sempre leia o enunciado da questão e procure estudar sobre o que ele diz, paralelamente com a resolução, pois assim você já vai se familiarizando com determinado assunto, e quando ele cair em outra questão você já vai estar por dentro do mesmo.
Essa prática consiste em estudar em intervalos de tempos, sendo realizado um planejamento juntamente com um calendário de estudo, não deixando tudo para a última hora. Pois diferente de que muitos acham estudar várias horas antes da prova não é eficiente.
Ele pode ser organizado e aproveitado ao longo do próprio dia em blocos de tempo, por exemplo, resolver os exercícios durante 2 horas no período da manhã e verificar os erros e estudar teoricamente durante 1 hora no período da noite, entre outras formas, o segredo é você conseguir estudar e entender conforme a sua disponibilidade no dia, independente do horário, o importante é praticar, pois já foi comprovado que a prática leva sim a perfeição. 
2.2.3 Eficácia do Método
Essa técnica se mostrou eficaz no momento em que 5 estudantes de ciências contábeis resolveram fazer a prova do Exame de Suficiência 1/2021, e nesse exato momento combinaram de estudar pelo método de testes práticos, resolvendo questões de simulados e provas de anos anteriores, e com isso, caso fosse surgindo dúvidas no decorrer do desenvolvimento sobre determinado assunto ou NBC’s, procuravam estudar melhor teoricamente sobre o mesmo.
O método de estudo era aplicado pelo menos quatro vezes por semana, e com uma média de 3 à 4 horas diárias, baixando provas de anos anteriores como 2018, 2019 e 2020, e resolvendo as mesmas. 
Após os resultados finais do exame, colhemos os dados dos 5 estudantes e elaboramos um gráfico para demonstrar o desempenho obtido e a eficácia do método de estudos, como é demonstrado no gráfico abaixo.
Gráfico 1: Resultados Adquiridos no Exame CFC
Fonte: Os Autores.
Levando em consideração o exame CFC e os dados demonstrados no gráfico, se considerarmos os 5 estudantes como 100%, chegamos a um resultado de 60% de aprovação, pois o exame exige média de 25 pontos para aprovação, conforme demonstramos no gráfico, onde a cor azul demonstra os aprovados e a vermelha os reprovados. Agora se levarmos em conta a dificuldade do exame por conta de conteúdos que exigem mais tempo na resolução da questão e o fato do tempo não ser o suficiente para a resolução completa das 50 questões, pode se afirmar que os 40% de reprovação ainda assim demonstram uma boa eficácia quanto ao método, pois ainda que reprovados, chegaram próximos da média. 
2.3 TESTE PRÁTICO
Ao decorrer do projeto foram efetuados testes práticos entre os membros deste projeto, utilizando questões retiradas do exame do CFC de anos anteriores, para testar e verificar como os integrantes se sobressaiam em um possível exame, utilizando esse método como estudo.
Os testes foram propostos em 4 listas de exercícios, contendo 5 questões cada. A aplicação do primeiro teste foi no dia 14/10/2021 e se encerrou com o último no dia 04/11/2021. Após o término dos exercícios e assim que efetuada as devidas correções, elaboramos gráficos para demonstrar o desempenho do grupo.
Gráfico 2: Teste Prático do Dia 14/10/21
Fonte: Os Autores.
Podemos observar que no primeiro teste do dia 14/10/21 os integrantes do grupo tiveram um excelente desempenho, ficando com uma média de 4,2, o que demonstra que o método de estudo se mostrou muito eficaz já no início do teste, como demonstra o gráfico acima.
No dia 21/10/21 os integrantes foram testados mais uma vez com novas questões retiradas do exame CFC, porém já com certo grau de dificuldade mais elevado em relação ao anterior pois como citado no decorrer do projeto, os exercícios devem ter um aumento em relação à dificuldade proposta nos mesmos, para que os estudantes não se acostume com questões por serem fáceis, o que pode acabar prejudicando-os no dia do exame. Os resultados obtidos no segundo teste estão expressos no gráfico abaixo.
Gráfico 3: Teste Prático do Dia 21/10/21
 
Fonte: Os Autores.
Podemos observar que no segundo teste tivemos uma queda nas pontuações em relação ao exercício anterior. Nesse teste tivemos uma média de 3,4, ou seja 0,8 a menos do que o anterior, esse declínio pode se dar pelo fato do aumento do nível de dificuldade das questões e também demonstra que os integrantes que efetuaram o segundo teste se acostumaram ao primeiro, podendo também ter ocasionado numa falta de atenção, uma vez que o grau de dificuldade aumentou .
No dia 28/10/21 foi aplicado o terceiro teste entre os integrantes deste grupo, como é demonstrado no gráfico abaixo.
Gráfico 4: Teste Prático do Dia 28/10/21
 
Fonte: Os Autores. 
Nesse teste tivemos uma media de 3,8 com um aumento de 0,2 na pontuação em relação ao exercício anterior, demonstrando que os integrantes se empenharam mais aos estudos, uma vez que a cada semana os níveis de dificuldade dos testes aumentaram.
Tivemos nosso quarto e último teste no dia 04/11/21, onde obtivemos uma média de 4,2, como é demostrado no gráfico abaixo.
Gráfico 5: Teste Prático do Dia 04/11/21
Fonte: Os Autores. 
Esse resultado nos mostra que o método dos testes práticos foi sim eficaz, pois na medida em que os exercícios ficavam mais difíceis, os alunos buscavam mais informações e assim se preparando cada vez mais para os testes, conforme foi proposto logo no início.
Ao término dosexercícios estruturamos um gráfico demonstrando a média do desempenho do grupo em cada teste, como é demonstrado logo abaixo.
Gráfico 6: Média dos Testes Práticos
 
Fonte: Os Autores
Notamos que no início dos testes o grupo foi com uma ótima média, passando para uma baixa na pontuação, que pôde ser revertida, e encerrada bem novamente por conta de todo o esforço e dedicação de todos integrantes do grupo. 
Para encerrar, trouxemos logo abaixo um último gráfico, contendo a média de cada integrante do grupo no individual a título de curiosidade, após o termino dos 4 testes aplicados durante todo o projeto.
Gráfico 7: Representação da Média de cada integrante
Fonte: Os Autores
Como podemos observar no gráfico, os alunos foram muito bem, pois levamos em consideração uma média de 2,5 que seria metade dos testes, que também é considerada na mesma proporção no próprio exame, e todos ficaram acima de 3,4.
4. CONCLUSÃO
Teste Prático CFC 14/10/21
C	F	J	M	R	4	4	4	5	4	Integrantes
Notas Obtidas
Teste Prático CFC 21/10/21 
C	F	J	M	R	4	4	3	3	3	Integrantes
Notas Obtidas
Teste Prático CFC 28/10/21
C	F	J	M	R	4	3	4	4	4	 Integrantes
Notas Obtidas
Teste Prático CFC 04/11/21
C	F	J	M	R	3	5	3	5	5	Integrantes
Notas Obtidas
Média dos Testes
Teste 1	Teste 2	Teste 3	Teste 4	4.2	3.4	3.8	4.2	
Média dos Integrantes
C	F	J	M	R	3.75	4	3.5	4.25	4	Integrantes
Notas Obtidas
Exame CFC
A	B	C	D	E	29	20	25	18	25	Concorrentes ao Exame
Notas Obitidas

Continue navegando