Buscar

pesquisa de gabinete

Prévia do material em texto

Prática de Pesquisa em Geografia
Pesquisa de Gabinete
A solução está na conscientização de cada indivíduo.
O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões sobre educação ambiental e discutir uma forma de achar um equilíbrio entre o homem e os recursos hídricos que estão inseridos dentro da sua realidade. Sendo assim, iremos usar como objeto de pesquisa o Rio Botas, mas não utilizaremos toda sua extensão, iremos nos limitar entre o trajeto da Av. Estrela Branca e R. Alexandre de Oliveira, ambas localizada no distrito de Belford Roxo.
Mapa referente ao trecho em análise.
Município de Belford Roxo. Destaque para o trecho da área em análise do rio Botas.
Fonte da imagem: Google Earth (construção do autor
Sobre o Município de Belford Roxo.
Tendo se emancipado em 1980 Belford roxo, que a princípio era Engenho de Santo Antônio da Jacutinga, após uma larga escala de tempo passou ser nomeado como Engenho do Brejo. Como muitas cidades daquela época o Engenho do Brejo (agora Belford Roxo) tinha o papel de porto de escoamento de produtos como arroz e açúcar, que só era possível por conta do acesso ao rio Sarapuí e a estrada de Ferro Rio D’ouro.
Com a chegada do século XX a paisagem no município começa a mudar. Belford Roxo inicia a fase da monocultura cítrica (produção de laranja) provocando um aquecimento econômico e crescimento urbano. Mas a fase da bonança é interrompida pela Segunda Guerra e a praga nos laranjais, o que leva aos proprietários das terras a retalharem suas propriedades e vendê-las. Esses acontecimentos vão dar início a inserção do processo de crescimento urbano na cidade sem total controle que segundo Monteiro (2001) está associado a implementação da fábrica da Bayer, as mudanças de modernização da Estrada de Ferro Central do Brasil se tornando elétrica e construção da Rodovia Presidente Dutra. É importante destacar que a facilidade de acesso ao município pela Rodovia sem dúvida favoreceu e ainda favorece o interesse comercial de muitos que também gerou um grande impacto nos recursos hídricos do município.
O Rio Botas
Na região de Belford Roxo é possível encontrar cinco rios que formam o conjunto hidrográfico do município sendo eles: O Rio Botas, (nosso objeto de estudo) Rio Machambomba, Rio das Velhas, Rio Iguaçu, e Rio Sarapui. Como foi dito no início deste trabalho iremos somente analisar o Rio Botas ficando para uma próxima oportunidade os demais.
Rios dentro do município de Belford roxo.
Mapa dos Rios de Belford Roxo RJ
Fonte da imagem: https://www.achetudoeregiao.com.br/rj/Belford_Roxo/rios.htm
É muito comum ter acesso as histórias orais de moradores mais antigos dos bairros que estão as margens do Rio Botas, histórias de suas águas cristalinas e da biodiversidade que era possível de encontrar. Há na internet algumas fotos de embarcações que navegavam no rio como é possível ver a seguir.
Rio Botas
 
Fotos do tempo em que o Rio Botas, um dos principais rios da Baixada
Fluminense, era limpo e navegável.
Fonte da imagem: http://principefutil.blogspot.com/2009/11/saudades-do-velho-brejo.html
Assim como em outros municípios que formam a Baixada Fluminense, a falta de políticas públicas resultam em uma péssima infraestrutura no que diz respeito ao saneamento básico, o que somado ao crescimento urbano em larga escala as margens do rio sem qualquer intervenção do poder público resulta em total caos, transformando ao longo dos anos um Rio em um grande esgoto ao ar livre, de acordo com as imagens em destaque.
Trechos do percurso de análise.
É possível perceber em ambas as imagens problemas como: Expansão urbana desordenada, resíduos domésticos, assoreamento e excesso de agentes poluidores que deixam a água com cor escura acinzentada.
Fonte das imagens: Google Earth
 É claro que o resultado dessas mudanças radicais não podem ser atribuídas somente aos governantes, a população está diretamente ligada a todo esse processo, a falta de uma educação ambiental, causa um efeito dominó, gerando um acúmulo de problemas, segundo Costa e Brito (2006) o Rio recebe todo tipo de material como entulhos e lixo, esses materiais vão se depositando tanto às margens como no fundo do rio, destruindo as matas ciliares, o que gera erosão, gerando assoreamento e por fim inundações, que é algo que acontece frequentemente dentro do percurso em destaque neste trabalho.
A prefeitura de Belford Roxo possui algumas ações que tentam diminuir qualquer tipo de obstrução que possa resultar em um desequilíbrio com grandes impactos sociais, tais medidas limitam-se a limpeza das margens e dragagem, o que tem pouco resultado e acaba se tornando um círculo vicioso.
Por fim a solução do problemas talvez se encontre em campanhas intensas de conscientização da importância de cuidar e preservar os recursos hídricos, buscando não só a interação interna, mas expandir que as dificuldades vão além das fronteiras de um único município, gerando cooperação ambiental coletiva, tais atitudes podem resultar em mudanças significativas. Dentro do contexto apresentado nesse parágrafo, cabe ainda elucidar que a conscientização ambiental se torna muito mais eficaz quando se entende todo o processo, neste caso em particular demostrar a população toda a transformação do Rio ao longo do seu trajeto, se torna pertinente no processo de achar um ponto de equilíbrio entre o meio e a sociedade. 
Referências:
COSTA, L. M. S. A.; BRITTO, A. L. Propostas para recuperação ambiental de rios urbanos: uma análise visando a recuperação do Rio Botas na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. Biblioteca la Fundación Nueva Cultura del Agua (FNCA), Rio de Janeiro, 2006
MONTEIRO, Linderval Augusto. Baixada Fluminense, identidades e transformações: estudo de relações políticas na Baixada Fluminense. 2001.
Dissertação (Mestrado em História Social) - Programa de Pós-graduação em
História Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
Mapa dos rios de Belford Roxo. Disponível em: https://www.achetudoeregiao.com.br/rj/Belford_Roxo/rios.htm. Acesso em 21 nov. 2021.Principefutil. Imagens do velho Brejo. Disponível em: https://www.achetudoeregiao.com.br/rj/Belford_Roxo/rios.htm. Acesso em: 21 nov. 2021.

Continue navegando