Buscar

Microbiologia discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Muitos seres vivem à custa de outros seres vivos e fazendo deles seus hospedeiros. Esses animais são denominados parasitas e retiram dos hospedeiros tudo o que necessitam para sua sobrevivência. Os hospedeiros também possuem um papel importante para o ciclo de vida dos parasitas, sendo fundamentais para sua reprodução. Com relação aos protozoários que parasitam o ser humano, escolha dois protozoários causadores de doenças nos seres humanos, citando quais doenças causam e dissertando sobre essas.
Resposta esperada
Amebíase: quando os cistos são ingeridos, invadem o intestino grosso e se reproduzem. Podem invadir fígado, pulmões e cérebro. Leishmaniose: transmitida pelo mosquito-palha. O protozoário invade as células do sistema imunológico e faz com que apareçam lesões nas mucosas da boca, nariz e garganta, além de sintomas, como anemia, indisposição, cansaço e perda de peso. Tripanossoma cruzi: causador da doença de chagas, é transmitido pelo inseto barbeiro, que libera o protozoário nas suas fezes ao lado da picada. Causa inchaço do músculo cardíaco, prejudicando o bombeamento de sangue. Giardíase: é uma infecção intestinal que causa fortes diarreias, além de fraqueza e cólicas. Podem ser transmitidos por baratas e moscas e uma vez no intestino, reproduzem-se e liberam cistos nas fezes do hospedeiro. Tricomoníase: causada por um protozoário com quatro flagelos. Sua contaminação ocorre por compartilhamento de roupas íntimas e de banho, além de relações sexuais sem preservativo. Toxoplasmose: transmitido através da ingestão de cisto presente nas fezes de animais ou carne contaminada. Inicia com febre, cansaço e dores musculares, mas pode progredir, causando até coma. Malária: transmitida pelo mosquito Anopheles. Infectam inicialmente o fígado para depois atacarem as células sanguíneas. Consomem a hemoglobina e causam febre, dor de cabeça, hemorragias e náuseas.
Minha Resposta
Rhyzopoda - são protozoários de vida livres com presença ou ausência de esqueleto interno ou externo. fazem movimento amebóide, que consiste numa porção de célula para uma direção. Tem reprodução assexuada por fissão binária e sexuada com produção de gametas flagelados. Ex: Amebas
Amebiase é uma doença causada pela Entamoeba histolytica, que infecta o ser humano e alguns primatas, através de agua e alimentos infectados e também pelo contato direto de objetos sujos e pessoas infectados. Invadem o intestino grosso, se alimetando de varias bactérias e detritos presente, causando diárreia.
Zoomastigophora - são protozoários comensais, simbiontes e parasitas de formas amebóide, com ou sem flagelos. Sua reprodução é assexuada por fissão binária e sexuada em apenas alguns grupos. Ex Leishmania, trypanosoma, giardia, trichomonas.
A doença de chagas causada pelo trypanosoma cruzi, é um protozoário que é transmitido através das fezes de insetos conhecido como barbeiro, por transfusão de sangue e transplante de órgãos. Sintomas principais são febre ou inchaço no local picado. Em casos mais graves ocorre infecção aguda no músculo cardiaco, prejudicando o bombeamento do sangue e dificultando a passagem dos alimentos e das fezes.
2 - Leia atentamente o texto a seguir: "Quem não gosta da Terra? É, disparado, o lugar mais hospitaleiro do sistema solar. Incontáveis formas de vida, de incrível complexidade, ocupam cada cantinho do globo, das profundezas do mar ao topo das montanhas mais altas. A variedade biológica - a famosa biodiversidade - é um dos mais apaixonantes aspectos do planeta. Mas nem sempre foi assim. Houve um tempo - na verdade, a maior parte do tempo - em que tudo o que havia na face da Terra eram seres unicelulares e simples. Bactérias". FONTE: NOGUEIRA, S. A grande oxigenação. Revista Pesquisa Fapesp, 190: 66-67, 2011. Disponível em . Acesso em: 21 out. 2016. Explique como as cianobactérias (antigamente conhecidas como algas azuis), um grupo de bactérias fotoautotróficas, puderam contribuir para as condições ideais de vida no planeta Terra.
Resposta esperada
As cianobactérias são importantes para a história evolutiva da Terra, pois contribuíram para o aumento dos níveis de oxigênio na atmosfera, fato fundamental para permitir o desenvolvimento para a maioria dos organismos do planeta, os aeróbios. São bactérias fotossintetizantes e, além de fornecerem oxigênio, fixam carbono, reduzindo as concentrações de gás carbônico na atmosfera primitiva. Elas também são fonte de alimento para organismos heterotróficos. Pela teoria da endossimbiose, os cloroplastos das plantas seriam derivados de uma cianobactéria.
Minha Resposta
As cianobactérias são importantes para a evolução da terra, elas contribuem com o aumento de níveis de oxigênio na atmosfera. Isso é fundamental para a maioria dos organismos do planeta (aeróbios) se desenvolverem. São bactérias fotossintetizantes.
Além delas fornecerem oxigênio, fixam o carbono e reduzem a concentração de gás carbônico. São também fonte de alimento para os organismos heterotróficos.

Continue navegando