Buscar

A importância das fábulas no contexto da aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIAS DAS FÁBULAS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM
Todos os dias, nós, professores, acordamos com a seguinte questão e missão: o que fazer para incentivar os meus alunos no processo de ensino-aprendizagem? No que se refere ao processo de alfabetização, letramento e leitura, temos uma “carta na manga”: a utilização do gênero fábula.
Conforme estudamos, as fábulas surgiram da oralidade e foram, especialmente, desenvolvidas por Esopo, um escravo grego que viveu no século V a. C. Posteriormente, passaram pelas mãos do fabulista latino Fedro, que teve o trabalho de fixar a forma literária do gênero, por meio da escrita de sátiras em versos. Por fim, temos o trabalho do fabulista francês Jean de La Fontaine, considerado o pai da fábula moderna.
As fábulas dizem respeito a um compilado de histórias que contém, explícita ou implicitamente, uma moralidade. Os personagens são representados por animais, os quais, por meio de diálogos e situações, transmitem uma lição moral ao homem.
Dentre as características do gênero, podemos destacar: narrativa alegórica, que pode ser em prosa ou verso; presença de um comportamento antropomórfico dos animais (metáfora para as ações humanas); apresenta temas variados, ligados às virtudes e aos vícios do homem; é um gênero transmitido pela oralidade; presença de personagens-tipo, uma vez que representam o comportamento do coletivo, não do indivíduo; apresentação de uma lição moral no final da narrativa. Nas palavras de Lima e Rosa (2012, p. 7-8), as fábulas costumam ser
[...] uma fórmula específica de comunicar pensamentos críticos. Ela dirige-se à inteligência, provoca discussões, desafia a crítica e fomenta capacidade dos alunos de analisar e julgar. As fábulas fazem o aluno observar situações de conflito, que os levam a afastar-se delas sob determinadas circunstâncias e a oferecer situações estratégicas para resolvê-las; as fábulas desafiam a fazer exames críticos de comportamentos e, ao mesmo tempo, à autocrítica, ao rever os próprios modos e posturas.
Desse modo, as fábulas são um recurso eficaz para levarmos para a sala de aula, visto que apresentam fácil compreensão, e o texto não costuma ser longo, contribuindo, assim, para o interesse pela leitura. Com as fábulas, é possível trabalhar a imaginação e a fantasia, e, por apresentarem um reflexo das ações humanas, a criança consegue rever ações, verificar o que é certo e errado e (re)pensar em sua atuação perante a sociedade.
Vamos Praticar
Considerando as especificidades e a finalidade do gênero fábula, discuta, no fórum da disciplina, como você, docente, abordaria esse gênero em sala de aula. Qual(is) é(são) o(s) seu(s) objetivo(s): desenvolvimento da leitura, da escrita ou de ambos? Qual seria a metodologia adotada para chegar ao(s) objetivo(s) proposto(s)? Quais seriam as atividades desenvolvidas? Por fim, discorra sobre a importância desse gênero para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos e comunicacionais da criança. Apresente, em forma de texto, as respostas a esses questionamentos; ao final, disponibilize seu trabalho no fórum da seção.
A importância das fábulas no contexto da aprendizagem.
O principal objetivo das fábulas é estimular o desenvolvimento e o prazer pela leitura, para que o aluno construa seus próprios conceitos, desenvolvendo assim, a sua capacidade argumentativa e de produção de textos coerentes com maior segurança, possibilitar a aquisição de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências, e é através da leitura que o aluno terá maior facilidade de compreensão e adaptação no mundo. Construir estratégias com os alunos para a elaboração de um livro com fábulas próprias ilustradas e realizar uma exposição para toda a comunidade escolar. Promover um trabalho com o conhecimento de mundo envolvido na interação, considerando o conteúdo temático explorado pelas fábulas e a bagagem sócio cultural trazida pelo leitor na produção de sentidos no texto. Realizar a leitura de uma fábula, juntamente com os alunos identificar as características próprias do gênero. Interpretar a moral contida na fábula. Participar de uma discussão oral sobre o tema, emitindo e ouvindo opiniões. A literatura infantil tem por objetivo desenvolver na criança algumas capacidades, como: ampliar as relações sociais na interação com outras crianças e adultos, brincar e se expressar das mais variadas formas, utilizar diferentes linguagens para se comunicar, entre outros.
Referências
LIMA, R.; ROSA, L. O uso das fábulas no ensino fundamental para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. CIPPUS – Revista de Iniciação Científica do UNILASALLE, Canoas, v. 1, n. 1, p.153-169, maio. 2012.
SILVA, J. B. da. O gênero fábula como ferramenta e incentivo na produção textual. In: CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4., 2017. João Pessoa. Anais … João Pessoa, 2017. Disponível em: < https://bit.ly/2ZhOaFi >. Acesso em: 17 abr. 2019.

Outros materiais