Buscar

1 Avaliação - Gerontologia social Gestão do Envelhecimento Fragilizado

Prévia do material em texto

1De acordo com Blessmann (2003), o primeiro texto dedicado à velhice foi escrito em 2500 a.C. por Ptaotep, filósofo e poeta egípcio, com uma visão de que essa fase era desoladora e que resultava em silêncio e solidão, sem perspectiva de qualidade de vida. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O texto descreve que velhice devia transmitir a sabedoria dos seus antepassados. ( ) O texto descreve que a velhice é um processo positivo que aguarda o fim da vida. ( ) O texto descreve que a velhice é um processo natural que representa ganhos e ressentimentos da juventude. ( ) O texto descreve que os idosos eram muito desrespeitados. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BLESSMANN, E. J. Corporeidade e envelhecimento: o significado do corpo na velhice. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Programa de Pós-Graduação Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/3105. Acesso em: 14 jan. 2020.
A
V - F - V - V.
B
F - V - F - V.
C
V - F - F - F.
D
V - F - V - F.
2A qualidade de vida da pessoa está relacionada à possibilidade de usufruir de algumas condições de vida, e estas, por sua vez, interferem diretamente na autonomia do sujeito. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
A qualidade de vida não possui interferência dos agentes internos e externos.
B
A qualidade de vida das pessoas é resultado das escolhas e das condições internas às quais elas são submetidas.
C
Qualidade de vida pode ser compreendida, também, como a associação da saúde física e intelectual.
D
A qualidade de vida das pessoas é reflexo das ações externas do contexto social em que o sujeito está inserido.
3É importante compreender que as epidemias são doenças infecciosas e transmissíveis que ocorrem numa determinada região e podem alastrar-se rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Com relação à gripe espanhola, assinale a alternativa CORRETA:
A
A gripe espanhola tem seu nome cercado de incerteza, pois a principal teoria é que esse era um segredo militar que precisava ser mantido por causa dos soldados que estavam em combate durante a Segunda Guerra Mundial.
B
A gripe espanhola teve sua origem comprovada na Europa, durante os combates da Primeira Guerra Mundial.
C
Os primeiros casos gripe espanhola foram detectados em soldados americanos, no centro dos Estados Unidos, em março de 1918.
D
A gripe espanhola tem esse nome devido à quantidade de casos registrados na Espanha.
4A possibilidade de mensurar resultados através de dados quantitativos vem aprimorando a política de Assistência Social, à medida que identifica seus equipamentos e os serviços prestados para aquela determinada população. Nesse sentido, identificamos a existência do Censo Demográfico como um importante instrumento de análise. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o órgão responsável pela organização das informações nos censos demográficos. ( ) O IBGE (Instituto Brasileiro de Geologia e Estatística) é o órgão responsável pela análise das informações nos censos demográficos. ( ) O Censo Demográfico foi aplicado pela última vez em 2010, e tem próxima aplicação prevista para 2021. ( ) O Censo Demográfico foi aplicado pela última vez em 2000, e tem próxima aplicação prevista para 2020. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - V - V - F.
C
V - V - F - V.
D
V - F - F - F.
5A possibilidade de mensurar resultados através de dados quantitativos vem aprimorando a política de Assistência Social, à medida que identifica seus equipamentos e os serviços prestados para aquela determinada população. Nesse sentido, identificamos a existência do Censo Demográfico como um importante instrumento de análise. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir: I- O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o órgão responsável pela organização das informações no censos demográficos. II- O IBGE (Instituto Brasileiro de Geologia e Estatística) é o órgão responsável pela análise das informações no censos demográficos. III- O Censo Demográfico foi aplicado pela última vez em 2010, e tem próxima aplicação prevista para 2021. IV- O Censo Demográfico foi aplicado pela última vez em 2000, e tem próxima aplicação prevista para 2020. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
6O envelhecimento da população é uma realidade que tende a se tornar ainda mais evidente. Essas são as projeções do IBGE para o ano de 2060. Partindo desse pressuposto, analise a imagem a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A expectativa de vida entre homens e mulheres é igual na faixa etária de 50 a 54 anos de idade. ( ) O gráfico inicia com a expectativa de vida dos homens sendo menor do que a das mulheres. ( ) O gráfico apresenta apenas uma situação em que a expectativa de vida dos homens é superior à expectativa de vida das mulheres. ( ) A menor expectativa de vida dos homens, conforme o gráfico, começa a ser mais evidente após os 65 anos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE DA IMAGEM: http://mercadopopular.org/economia/brasil-ameaca-invisivel/. Acesso em: 16 jul. 2020.
A
V - V - F - F.
B
V - F - V - F.
C
V - F - F - V.
D
F - V - F - V.
7No Brasil, é definida como idosa a pessoa que tem 60 anos ou mais de idade. Além disso, é consenso que o processo de envelhecimento pode acarretar um declínio da capacidade funcional desses indivíduos. Nesse sentido, quais são as principais causas de comorbidades e mortalidade de idosos?
A
Doenças e agravos.
B
Doenças infectocontagiosas.
C
Problemas sociais, exclusivamente.
D
Quedas e acidentes domésticos.
8O Envelhecimento populacional é definido como a mudança na estrutura etária da população, o que produz um aumento do peso relativo das pessoas acima de determinada idade, considerada como definidora do início da velhice. Quais são os fatores que influenciaram o aumento do número de idosos no Brasil?
A
Aumento da longevidade e queda da fecundidade.
B
Estabilização da taxa de fecundidade e aumento da expectativa de vida.
C
Aumento da fecundidade e manutenção da longevidade.
D
Queda da fecundidade e diminuição da longevidade.
9Para identificar e qualificar o envelhecimento populacional, faz-se necessária uma análise quantitativa em relação aos parâmetros de qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um modo de aferir/medir a qualidade de vida nos diferentes países. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O IDH compara a expectativa média de vida das pessoas. ( ) O IDH compara o índice de natalidade e mortalidade. ( ) O IDH compara a qualidade do processo de alfabetização. ( ) O IDH compara a riqueza produzida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - F.
B
V - V - F - F.
C
F - F - V - V.
D
V - V - V - V.
10A ciência já identificou diversas particularidades do processo de envelhecimento, possibilitando a classificação de etapas e a descoberta das causas de muitas doenças. Cada país tem suas próprias formas de lidar com essas informações e integrar o idoso à sociedade. Sobre a velhice, assinale a alternativa INCORRETA:
A
O conceito de velhice muda conforme as questões sociais e temporais presente nas sociedades.
B
O processo de envelhecimento populacional é diferente em países desenvolvidos e em países que estão em desenvolvimento.
C
A população em processo de envelhecimento apresenta desafios sociais, econômicos e culturais para indivíduos, famílias, sociedades e para a comunidade global, porém não é um processo que deve ser planejadopara atender às necessidades do indivíduo idoso.
D
A velhice é uma etapa que integra o ciclo de vida humano, porém, através dos tempos e nas diferentes culturas, foi tratada de forma diferenciada, pois é um processo que sofre alterações de acordo com a cultura, costumes morais, religiosos e políticos do território onde se insere.

Continue navegando