Buscar

Portfólio arquivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Portfólio - Ciclo 2
História do Brasil Colonial e Imperial
Após mais de duzentos e cinquenta anos de colonização portuguesa na América, um grupo de colonos, sobretudo da província de Minas Gerais, planejou uma revolta para livrarem-se do domínio português. O planejamento dessa revolta é conhecido como Inconfidência Mineira.
Sobre isso, responda as três questões abaixo:
a) Como se desenrolou o fato histórico da Inconfidência Mineira?
A Inconfidência Mineira foi um movimento planejado pela elite de Minas Gerais em 1789.
Após a produção de ouro ficar escassa, a coroa portuguesa não acreditava que o ouro está acabando, mas sim, que estava havendo contrabando, então a coroa passou a ser ainda mais rigorosa com a cobrança de impostos. Primeiramente era cobrado o quinto (20% do ouro extraído), então foi decretado uma nova forma de tributação, que consistia em cobrar 100 arrobas de ouro por ano e caso não se completasse aconteceria a derrama (a coroa recolhia a força esses impostos, tomando posse dos bens dos minerados).
Essa situação levou um grupo de intelectuais políticos e militares da capitania mineira a organizar um movimento, cujo a ideia era tornar o estado de Minas Gerais independente do Brasil. Porém, tudo foi descoberto antes que o movimento acontecesse, pois houve um delator do movimento e todos os integrantes foram presos. 
A maioria dos integrantes foram condenados a serem expulsos do país e apenas um dos integrantes foi condenado a pena de morte, que foi Tiradentes. Ele foi quem assumiu a liderança do movimento e se recusou a abrir mão dos seus princípios republicano.
Tiradentes foi enforcado no Rio de Janeiro no dia 21 de abril de 1792 e seu corpo foi esquartejado e expostos em vários pontos de Minas Gerais.
Em resumo, a Inconfidência Mineira foi um movimento separatista, um estado que queria de tornar independente do restante do Brasil, que acabou não dando certo.
 
b) Cite e explique quem foram os principais personagens envolvidos. Ao menos três deles.
- Tiradentes – Joaquim José da Silva, ele foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante e militar, foi conhecido como líder do movimento e o único a ser condenado a morte. Sua figura foi construída como herói com a proclamação da república, para simbolizar a luta contra a monarquia e pelo seu caráter republicano.
- Joaquim Silvério dos Reis, foi o delator do movimento da Inconfidência Mineira, em troca de perdão para todas as suas dívidas e alguns privilégios.
- Visconde de Barbacena, foi um governador mandado para Minas Gerais, com ordem para realizar a derrama, o que não aconteceu, por conta da descoberta do movimento.
c) Por que a Inconfidência faz parte da Crise do Antigo Sistema Colonial?
Porque a Inconfidência Mineira foi uma de várias revoltas que rejeitavam as imposições do sistema colonial.

Continue navegando