Buscar

1 QUAL A FUNÇÃO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

Prévia do material em texto

1 QUAL A FUNÇÃO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR?
Tem como função a entrega de sangue para os tecidos, fornecendo nutrientes essenciais as células e removendo dejetos metabólicos.
2 QUAL A FUNÇAO ISOLADA DO CORAÇÃO E DOS VASOS SANGUÍNEOS?
O coração é a bomba que bombeia o sangue através dos vasos sanguíneos para todo o corpo. Os vasos sanguíneos tem função de condutos, regulam o fluxo de sangue para os órgãos.
3 EXPLIQUE OS DOIS CIRCUITOS SANGUÍNEOS.
CIRCULAÇÃO SISTÊMICA: 
Cada lado do coração tem duas câmaras : o átrio e o ventrículo, conectados por valvas unidirecionais, chamadas valvas atrioventriculares, o sangue só pode fluir em uma direção, do átrio para o ventrículo. No coração esquerdo artérias, capilares, e veias sistêmicas são chamados de circulação sistêmica, o ventrículo esquerdo bombeia sangue para todos os órgãos, exceto para os pulmões. No coração direito, artérias, capilares, e veias pulmonares são chamadas de circulação pulmonar, os ventrículos direito bombeia sangue para os pulmões. A intensidade com que o sangue é bombeado pelos ventrículos é o debito cardíaco, o débito cardíaco de ambos os ventrículos se igualam no estado estável.
A intensidade com que o sangue retorna aos átrios pelas veias é o retorno venoso, no estado estável, o debito cardíaco é igual retorno venoso.
Chamada também de grande circulação, o sangue é levado do coração para os tecidos, e depois é levado novamente para o coração. Essa circulação inicia-se quando o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta. Dessa artéria partem ramos que irradiam o corpo todo. Nos capilares sanguíneos, o sangue faz trocas gasosas com as células do tecidos e retorna-se rico em gás carbônico. Após as trocas gasosas, o sangue é coletado pelas vênulas que levam o sangue até as veias cavas superiores e inferiores. As veias cavas levam o sangue para o coração, desembocando no átrio direito. Assim a circulação sistêmica apresenta o seguinte trajeto:
Coração-Sistemas Corporais-Coração.
CIRCULAÇÃO PULMONAR:
Conhecida também como pequena circulação, na circulação pulmonar o sangue é levado do coração até o pulmão, e posteriormente, volta ao coração. Essa circulação inicia-se quando o sangue sai do ventrículo direito para o pulmão, nesse órgão elas se ramificam em artérias de pequeno calibre até os capilares que envolvem os alvéolos pulmonares. Nos alvéolos ocorrem as trocas gasosas( hematose) que se caracteriza pela passagem do gás carbônico do sangue para o interior dos alvéolos e do oxigênio presente nos alvéolos para o interior do capilar. Após o processo de hematose, o sangue segue pelas vênulas e posteriormente para as veias pulmonares, essas veias são responsáveis por levar o sangue novamente para o coração. O sangue chega a esse órgão pelo átrio esquerdo. Assim podemos resumir o trajeto da circulação pulmonar da seguinte forma:
Coração-Pulmão-Coração.
4 O QUE SÃO AS VALVAS CARDÍACAS, SUA LOCALIZAÇÃO E FUNÇÃO?
São estruturas forma as valvas cardíacas no coração que se ramifica e formam outras finas paredes de saída de cada uma das quatro câmaras do coração. Esta localizadas entre o átrios e ventrículos bem como nas saídas das artérias aórtica e artéria pulmonar. A função das valvas cardíacas é impedir o retorno do sangue, fecham-se e abrem-se passivamente por um gradiente pressórico, os músculos papilares contraem-se junto com os ventrículos, puxando as cúspide em direção ao mesmo, evitando prolapso valvar. Existem 4 valvas cardíacas:
Valva Mitral ou Bicúspide- possui dois folhetos lembrando o formato de uma mitra, permite o fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.
Valva Tricúspide- possui três folhetos, permite o fluxo sanguíneo entre o átrio direito e o ventrículo direito.
Valvas semilunares:
Valva Aórtica- permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo esquerdo em direção a aorta.
Valva Pulmonar- permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo direito em direção a artéria pulmonar.
5 POR QUE O VOLUME DE SANGUE CONTIDO NAS ARTÉRIAS É DENOMINADO “ESTRESSADO” E AQUELE CONTIDO NAS VEIAS “NÃO ESTRESSADO”?
 
Por que o volume contido nas artérias é chamado estressado porque tem alta pressão. E o volume de sangue contido nas veias é chamado de não-estressado porque tem baixa pressão.
6 POR QUE A VELOCIDADE DO FLUXO SANGUÍNEO É MENOR NOS CAPILARES? POR QUE ISSO É IMPORTANTE?
Porque os capilares são os vasos de menor calibre do sistema circulatório , por isso o fluxo sanguíneo é menor para que não haja um rompimento dos capilares e favorecer a trocas gasosas e a entrega de nutrientes. Essa velocidade diminuída é importante para dar tempo da troca de nutrientes e a remoção de dejetos metabólicos.
7 Defina pressão sanguínea?
A pressão é a pressão que o sangue faz nas paredes dos vasos sanguíneos. Quando ocorre um aumento no volume do sangue ocorre também o aumento da pressão sanguínea. O contrario também acontece, ou seja, se o volume do sangue diminui a pressão fica menor. Tipos: pressão sistólica, pressão arterial diastólica.
Pressão sistólica: força imposta pelo coração realizada para impulsionar o sangue pelo corpo.
arteriais ao sangue que entra em atrito com a superfície. A pressão pode ser medida com o uso de um aparelho chamado esfigmomanômetro. A diferença de pressão arterial, dentro do sistema vascular mantem o movimento do sangue entre áreas de maior para menor pressão.
8 O QUE MANTÉM O FLUXO SANGUÍNEO NAS ARTÉRIAS E NAS VEIAS?
A pressão arterial mantém o sangue circulando no organismo, tem início com o batimento cardíaco.
9 COMO A ALTERAÇÃO DO CALIBRE DOS VASOS SANGUÍNEOS ALTERA A RESISTÊNCIA AO FLUXO DE SANGUE?
A medida que a resistência vascular aumenta, é mais fácil para o sangue passar através do vaso, e assim, o fluxo diminui, para o gradiente de concentração constante. A resistência depende de três fatores: viscosidade, comprimento do vaso e o raio.
10 Diferencie fluxo laminar e fluxo turbulento. Como a anemia e os trombos afetam o fluxo sanguíneo?
No fluxo laminar os diversos anéis de fluxo se movimentam deslizando uns sobre os outros sem se misturarem, ocorre um aumento da resistência hidráulica, o aumento da resistência é devido ao fato de que aumenta a energia dissipada no sistema. No fluxo laminar, a energia é dissipada exclusivamente para vencer a viscosidade entre a laminas adjacentes de fluido em movimento, enquanto que no fluxo turbulento, uma parte de energia é dissipada em energia cinética que movimenta o líquido em ondas laterais. A estenose de um segmento arterial aumenta bruscamente a resistência vascular, o que torna o fluxo turbulento, propiciando a formação de uma dilatação subsequente, o que diminui bruscamente a resistência vascular, tornando o fluxo ainda mais turbulento.
A anemia é resultado da falta de glóbulos vermelhos( disfuncionais) no corpo, o que causa a redução do fluxo de oxigênio para os órgão. As tromboses podem ser venosas ou arteriais, de acordo com a parte da circulação que atinge. As tromboses arteriais são aquelas que ocorrem na circulação arterial, que transporta o sangue oxigenado nos pulmões para os tecidos. Já as tromboses venosas comprometem a parte da circulação( veias) que transporta o sangue que já deixou o oxigênio nos tecidos, de volta para um novo ciclo.
11 O QUE SÃO CELULAS MARCAPASSO?
São células localizadas no nó sinoatrial, são o principal marcapasso do coração, controlando a pulsação ao longo da vida. As células marcapasso são responsáveis pela geração e condução dos estímulos elétricos.
12 O QUE É O SISTEMA DE PURKINJE? QUE ESTRUTURAS O COMPÕE?
É um sistema que trasmite impulsos com velocidade cinco vezes maior que a do musculo cardíaco normal, é composto de fibras musculares cardíacas especializadas. Ele tem origem no nodo sinoatrial, dele daem vários feixes muito delicados de fibras de purkinje , as vias intermodais, que passam pelas paredes arteriais até um segundo nodo, nodo atrioventricular(nodo AV), também situado na parede do átrio direito, mas localizado na parede inferior da parede posterior, próximoao centro do coração.
13 EXPLIQUE AS FASES DO POTENCIAL DE AÇÃO GERADOS NO NODO SINOATRIAL?
FASE 0: deflexão ascendente, nas células do nodo AS resulta de aumento da gCa e de corrente de influxo de Ca2+.
FASE 1 e 2: estão ausente.
FASE 3: repolarização. A repolarização do nodo AS decorre do gradiente K, ocorre corrente de refluxo de potássio, que repolariza o potencial de membrana.
FASE 4: despolarização espontânea ou potencial marcapasso, essa fase é responsável pela automacidade das células no nodo SA. Ocorre despolarização lenta produzida pela abertura dos canais de sódio e por corrente de entrada de sódio. A velocidade de despolarização da fase 4, regula a frequência cardíaca. Se a velocidade de despolarização aumentar, o nodo AS disparara mais potencial de ação por unidade de tempo e a frequência cardíaca aumentara. Se a velocidade de despolarização diminuir o limite será atingido mais lentamente, o nodo AS disparara poucos potenciais de ação por unidade de tempo e a frequência cardíaca diminuira.
14 COMO OS SISTEMAS SIMPATICO E O PARASSIMPATICO INTERFEREM NA ATIVIDADE DO NODO SINOATRIAL?
O sistema nervoso simpático estimula a liberação de noradrenalina por exemplo, num exercício físico como uma corrida, para aumentar a frequência cardíaca. Já no sistema parassimpático age quando está corrida é acabada, ajudando o coração a diminuir a frequência cardíaca retornando os batimentos normais ou seja na sua estabilização.
 
15 POR QUE A VELOCIDADE DE CONDUÇÃO DO POTENCIAL DE AÇÃO NO CORAÇÃO É LENTA NO NODO ATRIOVENTRICULAR E RAPIDO NAS FIBRAS DE PURKINJE?
Este ritmo ocorre porque as membranas das fibras do nó SA são muito permeáveis ao sódio, que passa para o interior das fibras, fazendo com que o potencial de membrana em reposo passe para o valor positivo até atingir seu limiar transformando em potencial de ação. O impulso é propagado pelos átrios através do sistema de Purkinje provocando sua contração. Centéssimos de segundos depois, o impulso atinge o nó AV que retarda o impulso para que os átrios forcem a passagem de sangue para os ventrículos. Após esse retardo, o impulso é propagado pelo sistema de Purkinje aos ventrículos contraindo-os.
16 EXPLIQUE AS FASES DO POTENCIAL DE AÇÃO NO MIOCARDIO?
FASE 0: Despolarização. Quando a voltagem atinge -40mv, os canais de cálcio se abrem e íons de cálcio fluem para dentro da célula, despolarizando a membrana.
FASE 1: Repolarização inicial, uma vez atingido o potencial os canais de sódio se fecham e abrem-se os canais de saída de potássio.
FASE 2: Platô, quando a voltagem da membrana começa a cair, entam em ação os canais lentos de cálcio, ativando ainda durante a fase 0. A abertura desses canais, combinada com o fechamento de partes dos canais de potássio, faz com que a voltagem da membrana se mantenha elevada, de forma estável.
FASE 3: Repolarização rápida, em seguida os canais de cálcio se fecham, e os canais de potássio continuam abertos, diminuindo a voltagem, desfazendo o platô.
FASE 4: Potencial de repouso, finalmente o potencial da membrana retorna ao estagio inicial.

Continue navegando