Buscar

BIOLOGIA MOLECULAR DISCURSSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"Um balanço do Ministério da Saúde mostra que aproximadamente 80% das crianças nascidas no Brasil realizam o teste do pezinho no SUS (Sistema Único de Saúde). Isso significa que, em torno de 2,4 milhões de crianças passam por uma triagem que detecta seis doenças genéticas ou congênitas. Quando essas alterações são identificadas precocemente, as crianças poderão ser tratadas e acompanhadas pelos serviços de referência, garantindo assim que elas se desenvolvam bem e tenham qualidade de vida". Disserte sobre os principais conflitos bioéticos que contrapõem a expansão de testes neonatais. FONTE: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/51078-6-de-junho-dia-nacional-do-teste-do-pezinho. Acesso em: 25 jan. 2021.
Resposta esperada
Embora a abrangência dos testes de triagem neonatal seja possível, existem alguns pontos éticos que contrapõem sua real utilidade. Dentre eles, está o fator que os testes incluídos podem não apresentar um tratamento disponível, sendo que o diagnóstico precoce pode afetar o núcleo familiar. Além disso, muitas das condições ou doenças não são totalmente compreendidas quanto a sua severidade ou, ainda, quanto ao benefício do diagnóstico e tratamento precoces. Outro fator importante, é que podem ocorrer falso-positivos, que além de afetar a família do neonato, não dispõe de acompanhamento posterior.
Minha resposta
A bioética contrapõem a expansão de testes neonatais, por conta de darem diasgnosticos de doenças que ainda não possuem tratamento, ou as vezes resultados falso-positivo afetando a família e a criança. E também por conta do armazenamento dos cartões onde fica a mancha de sangue do recem nascido, sendo utilizada para outros testes que não foram autorizados pelos pais.
2A transcrição reversa é uma reação que ocorre pela ação da enzima transcriptase reversa ou RT. Essa enzima é uma DNA polimerase dependente de RNA, ou seja, ela é capaz de sintetizar uma fita de DNA utilizando como molde a fita simples de RNA. Sua descoberta se deu a partir da observação de que, quando os retrovírus, cujo material genético é um RNA, infectam um hospedeiro, o RNA viral é convertido em DNA. Disserte sobre os componentes necessários para a reação de transcrição reversa e o que é originado ao final do processo.
Resposta esperada
Para o processo de transcrição reversa são necessários Oligonucleotídeos sintéticos, a enzima transcriptase reversa, os quatro dNTPs, a amostra de RNA e cofatores enzimáticos. Ao final da técnica, origina-se o DNA complementar ou cDNA.
Minha resposta
Os componentes necessários são: a adição de oligonucleotídeos sintéticos da enzima transcriptase reversa, do coquetel com as 4 dNTPs da amostra de RNA e de cofatores enzimáticos. No final com o RNA convertido em DNA, pode ser utilizado na PCR, utilizando um primers especifico para o gene de interesse, apenas o DNA desse gene será amplificado.

Continue navegando