Buscar

ASPECTOS ECONÔMICOS DA BACIA TOCANTINS ARAGUAIA

Prévia do material em texto

ASPECTOS ECONÔMICOS DA BACIA TOCANTINS ARAGUAIA 
A maior parte do rio Tocantins é navegável e sendo assim, ele funciona como uma essencial via de transporte fluvial para escoar os produtos gerados na região, em especial a soja que é produzida em larga escala na região central do Brasil. Toda a energia que a usina de Tucuruí que fica no estado do Pará, abastece a maioria das cidades da região centro-norte do país.
 
A usina de Tucuruí também é utilizada por empresas que exploram minérios, basicamente aquelas que estão estabelecidas na Serra dos Carajás – Pará. Além da mineração, atividades socioeconômicas como a agricultura, a pecuária e a pesca também são desenvolvidas nos rios afluentes dessa bacia hidrográfica.
A praticabilidade do transporte hidroviário não se expande porque se choca com a estrutura dos principais rios da área que ostentam áreas de cachoeiras e corredeiras. Essa questão acaba impedindo um maior desenvolvimento da região, mas que se for para analisar a possibilidade de alavancar o crescimento econômico, seria necessário pensar em uma proteção ambiental.
Em seu curso estão dispostas as principais usinas hidrelétricas que abastecem a região, que são as unidades de Tucuruí, que se situa ao norte, Lajeado, Peixe Angical, São Salvador, Cana Brava e Serra da Mesa, esta localizada mais ao sul.
Embora atravesse importantes áreas produtivas do Centro-Oeste e Norte do país, para as quais o transporte hidroviário adquire valor estratégico, os trechos do Rio Tocantins que antecedem a confluência com o Araguaia não são navegáveis.
 A junção de ambos os rios acontece em Marabá (PA), a partir de onde continuam o seu curso até desaguar no Oceano Atlântico, na região da Ilha de Marajó.
Vista aérea de um trecho do Rio Araguaia.
Importância da Bacia do Tocantins-Araguaia
As águas da Bacia do Tocantins-Araguaia são responsáveis pelo abastecimento de áreas com uma grande diversidade tanto ecológica, uma vez que atravessam dois dos mais importantes biomas brasileiros, como produtiva. Nos estados compreendidos dentro dos limites dessa região, desenvolvem-se atividades como a extração mineral e vegetal, bem como a agropecuária, as quais desempenham papel central em muitos dos municípios do Centro-Norte do Brasil.
Destacam-se, no setor econômico, a mineração no Pará, na Serra dos Carajás, responsável por uma grande parcela da extração mineral brasileira, e os plantios de commodities agrícolas, como a soja, o milho e o algodão nas extensões de Cerrado. O sistema de drenagem é responsável pelo fornecimento da água destinada à irrigação e para uso industrial. Ao mesmo tempo, algumas dessas atividades estão diretamente associadas ao processo de poluição das águas dos mananciais e degradação ambiental decorrentes.
A Usina de Tucuruí é a maior hidrelétrica construída integralmente no Brasil. 
Rio Tocantins, município de Palmas - capital do estado de Tocantins. A cidade é a capital mais nova do Brasil.
Referencias 
https://s5.static.brasilescola.uol.com.br/be/2021/05/usina.jpg
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/bacia-tocantinsaraguaia.htm
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/bacia-tocantins-araguaia

Continue navegando