Buscar

T. ETICA E DEOTOLOGIA 2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1 - A deontologia não é a deontologia profissional porque os funcionários/profissionais não optam em cumprir com o conjunto de princípios, deveres e normas que estes devem seguir no seu dia-a-dia da vida profissional.
2 – Para mim trabalho, é tudo aquilo que para a sua realização requer a forca humana e que para além da forca é preciso que este humano esteja em algumas vezes capacitado mentalmente para exercer aquela tarefa.
3 – Não, o trabalho não é exclusivo para o homem os outros animais também fazem parte, porque o homem com ajuda de alguns animais este pode fazer o trabalho, isto é, para lavrar uma machamba usando a charrua o homem para alem da suas forças que pega e direcciona a os bois também com a orientação do mesmo homem preencham a charrua fazendo o inverso do homem, enquanto os bois puxam para a frente o homem empurra para a mesma direcção.
4 – Diferença entre trabalho e profissão:
· Trabalho vem da palavra latim tripalium que é nome de uma peca de três paus onde os agricultores batiam trigo, milho, linho ou prendiam animais, entende-se também como instrumento de tortura e sofrimento, deve ser entendido também como aplicação de energia humana ou não em determinadas actividades física ou mental.
· Profissão – apareceu na historia da humanidade, na divisão de trabalho entre homens mulheres e crianças bem como entre adultos anciãos e menores ate a sua especialização em papeis e tarefas específicos de carácter cooperativo, actualmente entende se o trabalho que se pratica com habilidade a serviços de terceiros. É um conjunto de relações de necessidade e de utilidade entre todas as partes envolvidas no trabalho desde os indivíduos que estão ligados directamente ligados ate aos grupos maiores ou menores que se verificam nessa relação.
5 – No fim do meu curso eu serei profissional, porque estarei servindo aos terceiros, de acordo com os Princípios e normas que a ética e deontologia exige.
6 – Diz se que a sociedade exige mais do profissional do que do trabalhador porque existe uma serie de deveres que envolvem uma profissional na execução das actividades, estes deveres assentam em valores reconhecidos pela sociedade.
7- Viegas et all, define que deveres profissionais são as capacidades necessárias ou exigíveis para o desempenho eficaz da profissão. Assentam em valores reconhecidos pela sociedade e são nelas vigentes.
8. Os pressupostos básicos para a escolha de uma profissão são: 
· Ter um conhecimento das tarefas dessa profissão;
· A ideia das tarefas da profissão escolhida exige uma noção dos deveres que lhe são afins; esta por sua vez, e em junção com as outras duas, implica o dever de executar devidamente as tarefas, pelo seu domínio, respeitado e observando ou cumprindo os deveres.
9- Quando os indivíduos ao meu redor, no ambiente de trabalho não aplicam a ética na execução das actividades e no relacionamento interpessoal, tornando os esforços empreendidos na busca de paz, dialogo e compreensão. 
Quando uma pessoa fala a respeito do carácter de outra, tende a usar adjectivos como calmo e temperante, sem mencionar o quanto esse individuo é sábio. No entanto a sabedoria também pode ser louvada quando se configura como resultado de um hábito é louvado, logo ele é virtude.
10 – As 05 virtudes que melhor me caracterizam são:
· Aptidão;
· Atenção;
· Concentração;
· Compreensão e
· Atitude.