Buscar

Projeto de Cenografia e Eventos - A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A cenografia é uma área transdisciplinar e que não está apenas no teatro e/ou televisão. Toda e qualquer atuação entre humanos possui uma cenografia, ou seja, é criada uma atmosfera para as interações. Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados ao longo da disciplina, responda: qual o papel do cenógrafo na contemporaneidade e quais as diferenças e singularidades existentes entre o design de interiores e a cenografia?
Para desenvolver a resposta para esta questão, pesquise as definições de cenografia e design de interiores. Além disso, analise o dia a dia de um cenógrafo, em quais processos ele atua, quais são os seus conhecimentos e suas habilidades e quais as particularidades do mercado atual.
RESPOSTA
A cenografia e o design de interiores são áreas distantes, mas que possuem diversos elementos em comum, principalmente o valor conceitual para o ideal de um projeto que preza pelo desenho do espaço, pela percepção e simbologia dos elementos. A cenografia não é apenas a decoração de um palco, e sim tudo que envolve a análise e decisão de como será montada a estrutura espacial na qual haverá movimentação de pessoal e interação com os objetos do ambiente.
Tudo isso deve ser feito de acordo com espírito do espetáculo que será apresentado. Não deve haver discrepância entre o projeto cenográfico e mensagem da apresentação que irá ocorrer no palco. A cenografia deve ser coerente e ir além ao reforçar toda a intenção desejada para o espetáculo, sendo um canal de comunicação com o público.
Nesse mesmo sentido, entendemos a proximidade de um cenógrafo com o um designer de interiores. Ambos devem almejar o resultado de acordo com os objetos estabelecidos no briefing. Os elementos utilizados nos dois tipos de projeto devem coexistir harmonicamente de acordo com o que esperado e agradar o cliente final. 
A grande diferença é o que ao pensarmos em um design de interiores devemos lembrar também de uma estética agradável, conforto ambiental, materiais de qualidade de acordo com o orçamento do cliente, funcionabilidade dos ambientes, etc. No projeto cenográfico, por sua vez, essas caraterísticas consideradas essenciais para instalações permanente, podem não ser viáveis ou até esperadas.

Outros materiais