Buscar

Relatório Hemoglobina

Prévia do material em texto

DOSAGEM DE HEMOGLOBINA
Grupo: Beatriz Sara
Bruna Elisa
Francielly Melo
Thaynara Gama
Muriaé – MG
Março de 2022
Sumário
1.	INTRODUÇÃO	2
2.	MATERIAIS E MÉTODOS	4
3.	RESULTADO E DISCUSSÃO	5
4.	CONCLUSÃO	6
1. INTRODUÇÃO 
A hemoglobina é um parâmetro utilizado para se determinar anemia, quando seus valores se encontram abaixo dos valores de referência. A queda de hemoglobina pode indicar uma anemia hemolítica, anemia por deficiência de ferro, neoplasia hematológica onde há baixa produção por parte da medula óssea, ou ainda, uma hemodiluição devido ao uso de soro intravenoso. Por outro lado, resultados acima dos valores de referência podem indicar que houve desidratação por uso de diuréticos ou que houve uma transfusão sanguínea, que eleva rapidamente os valores da hemoglobina (STAEHLER; 2021).
A hemoglobina é uma proteína composta por quatro globinas, associadas a grupos heme, complexo formado por um átomo de ferro em uma estrutura porfírica. A porção proteica da hemoglobina consiste em dois pares de cadeias polipeptídicas. Nos adultos normais, há duas cadeias alfa e duas cadeias beta, formando a hemoglobina A, e duas cadeias alfa e duas delta para a hemoglobina A2 (SANTOS; 2014). 
Com duas cadeias alfas e duas cadeias betas, a hemoglobina é um heterotetrâmero, que possui uma estrutura em hélice alfa. Sua função é basicamente transportar O2 dos pulmões para os tecidos e transportar CO2 e H3O+ dos tecidos para os pulmões, além de ser o principal componente eritrocitário (BORGES; 2014). 
A determinação analítica de células sanguíneas e parâmetros hematológicos de interesse pode ser realizada através de analisadores hematológicos automatizados, cujo princípio de detecção baseia-se no método elétrico (impedância elétrica) ou óptico. Com base nos parâmetros medidos - eritrócitos (red blood cells - RBC), hemoglobina (HGB) e volume corpuscular médio (VCM), é possível obter por cálculo indireto a concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM), índice que avalia a saturação de hemoglobina nos eritrócitos (STAEHLER; 2021).
Nas análises laboratoriais, a hemoglobina é dosada após ser convertida em um composto estável denominado cianometamoglobina, através de um método classificado como colorimétrico, onde a dosagem da hemoglobina está diretamente ligada a coloração do eritrócito e desvendada pela espectrofotometria (BARONE, FERNANDES; 2014). 
Por se tratar de uma técnica muito sensível, a probabilidade de erros analíticos é grande quando não existe destreza na manipulação prática, uma das maneiras de classificar esse tipo de erro, é como erro “grosseiro”, aquele que acontece quando se há um grande desvio nos resultados que se apresenta muitas vezes com discrepâncias absurdas. E algumas das causas da obtenção desse erro são: repetidas preparações incorretas de amostras e padrões; equipamento com defeito ou ajustado incorretamente e desvios dos procedimentos prescritos; modificações nas etapas do ensaio; uso de recipiente ou equipamento incorreto; entre outros (BASQUES; 2016). 
O objetivo da aula prática foi a realização da técnica direcionada da dosagem de hemoglobina, enquanto o presente relatório pretende exibir os resultados e discutir sobre os possíveis erros analíticos ocorridos. 
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Após realizar a coleta de sangue, o sangue foi colocado na grade para análise. Assim, foi realizado os cálculos para a preparação da solução padrão, sendo preparada posteriormente em um béquer. Nele, foi pipetado 990mL de água destilada e 0,1mL da solução padrão de Hemoglobina. 
Em seguida, foi pipetado 2,5mL do reagente em dois tubos de ensaio. Um deles foi identificado como padrão e o outro como amostra. No tubo de amostra foi pipetado 10microlitros do sangue coletado após homogeneização e no tubo padrão, foi pipetado 10microlitros do reagente de cor. Ambos foram homogeneizados, e em seguida levados ao espectrofotômetro para ser analisado. 
3. RESULTADO E DISCUSSÃO
De acordo com a prática obtida no laboratório, a leitura da absorbância do padrão foi de 0,150 nm e a leitura da absorbância da amostra do teste foi de 0,270 nm. Então, para determinarmos a concentração da hemoglobina do teste, baseado nas absorbâncias encontradas nas leituras do padrão e do teste no espectrofotômetro em comprimento de onda de 540 nm, foi realizado o seguinte cálculo: 
Logo, a concentração da hemoglobina do teste é 18 g/dL, sendo que os valores de referência, são: 11 a 16 g/dL para mulheres. Portanto, poderíamos considerar a hemoglobina analisada acima dos níveis aceitáveis. Porém, devido à complexidade do exame, existe uma diversidade de fatores que contribuem para erros pré-analíticos, os quais levam a obtenção de resultados incorretos. Dentre eles, cita-se: Bolhas no tubo A (amostra) e P (padrão) após pipetagem do reagente, homogeneização incorreta do tubo após a coleta da amostra sanguínea, homogeneização incorreta no momento da realização do teste, atraso e demora para executar a pratica conduzida e volume inadequado da solução padrão após pipetagem. Desse modo, sendo valida a reformulação do teste para evitar possíveis erros no resultado final da análise. 
4. CONCLUSÃO
A dosagem da hemoglobulina é um parâmetro essencial para diagnosticar anemias e algumas patologias. O valor obtido na análise realizada foi de 18 g/dL, o qual encontra-se acima dos valores de referência encontrados na literatura para mulheres de 20 a 50 anos é de 12,2 a 15,0g/dL (FAILACE 2015).
 A hemoglobina em valores elevados pode indicar algumas patologias, como, por exemplo: doença cardíaca congênita, excesso de eritropoetina, cor pulmonare,fibrose pulmonar entre outras. Porém, o resultado obtido não é confiável pois ocorreram erros pré-analíticos e analíticos durante a prática. O que faz necessário a repetição dos testes e a confirmação dos resultados por outros métodos. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BASQUES, José Carlos. Usando controles no laboratório químico. Labtest, 2016. 
BARONE, Alessandra; FERNANDES, Archangelo. Hemograma. Disponível em http://www.profbio.com.br/aulas/hemato1_05.pdf. Acesso em 18 de Março de 2022.
BORGES, Júlio César. Função de Proteínas: Mioglobina e Hemoglobina. USP: 2014.
SANTOS, Ariadne Fernandes Silva. A interferência dos fatores pré-analíticos na dosagem de hemoglobina e lactato desidrogenase: revisão de literatura. 2014.
STAEHLER, Jennifer Tassoni. Validação da metodologia óptica para contagem de eritrócitos e dosagem de hemoglobina no analisador SysmexXN. 2021.
FAILACE, Renato. Hemograma. Artmed, Porto Alegre-RS: Grupo A, 2015. 9788582712290. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582712290/. Acesso em: 24 mar. 2022.
5

Continue navegando