Buscar

trabalho sobre os intelectuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Licenciatura em Geografia. Segunda Licenciatura. EAD.
Estudo de caso: Os intelectuais na Geografia.
Intelectual é aquele que produz pensamento, e é através desse conceito que os pensadores contribuem para o desenvolvimento e a capacidade crítica dos demais. Mediante seus trabalhos, eles mudam a sociedade.
Dentre os intelectuais internacionais do campo de estudo da Geografia está Maria Laura Silveira, Argentina, bacharel em licenciatura da Geografia pela universidade Del Comahue na Argentina. Doutora em Geografia humana pela universidade de São Paulo, foi professora universitária e atualmente é investigadora principal do CONICET (Conselho Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas ), no instituto de Geografia da universidade de Buenos Aires. Dentre seus livros publicados cito a obra, O Brasil: Território e Sociedade no Início do Século 21. Esta obra foi embasada na pesquisa que realizou junto com Milton Santos.
Já entre os intelectuais que são referência no campo da Geografia no Brasil, e influência marcante para pensadores do Brasil e do mundo, está Milton Almeida dos Santos. Com aproximadamente 40 livros de sua autoria, Por Uma Geografia Nova: da crítica Geografia, há uma Geografia crítica, é uma de suas obras mas marcantes. Doutor em Geografia pela universidade de Estrasburgo na França, exerceu inúmeras profissões ao longo de sua vida. Foi um grande teórico da área, e o único vindo de um país de terceiro mundo a ganhar o prêmio “Vautrin Lud”, um Nobel para a área de Geografia. Viveu por muitos anos fora do país por causa da ditadura militar , e por esse motivo exerceu o cargo de professor universitário em diferentes universidades internacionais.
Na área da Geografia como em tantas outras, a desigualdade é evidente, mesmo tendo anualmente muitos que ingressam no estudo da Geografia. Vemos poucos negros, e é raro vermos indígenas geógrafos, já as mulheres que adentraram nesta área, a grande maioria se dedica ao ensino nas escolas públicas e privadas. Existe um predomínio de homens brancos dentro do campo da Geografia nós níveis mais elevados.
Na cidade de Salto São Paulo onde resido, não temos figuras intelectuais reconhecidas na área de Geografia, mesmo tendo vários profissionais formados. Para alcançar um reconhecimento intelectual é necessário anos de estudo, pesquisa e desenvolvimento de conteúdos que contribua para o avanço e aprimoramento da área estudada.

Continue navegando