Buscar

Estudo de caso fase B II final-2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Muitas instituições de ensino superior que através de projetos, promovem ações extensionistas. Cito como exemplo, o projeto Codifique e sua extensão CodifiKIDS, oferecidos por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos à alunos de escolas públicas periféricas. O Codifique é oferecido para alunos do ensino médio, já o CodifiKIDS à alunos do ensino fundamental, as aulas são presenciais, para participar é necessário que a escola possua um laboratório de informática que tenha um computador para cada aluno. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado. 
Em meu município, existem as Fabricas de Cultura, instituição estadual, com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade. As Fabricas de Cultura oferecem diferentes atividades educativas na área cultural, como teatro, dança, música, artesanato, fotografia entre outras. O espaço é aberto a toda comunidade. São disponibilizados um número de vagas para cada curso. Seus espaços são frequentemente cedidos às escolas da região para apresentações culturais de seus alunos.
 A importância desses espaços se dá não só pelos cursos gratuitos que são oferecidos e pelos espaços disponibilizados, mas porque cada unidade desenvolve atividades voltadas a cultura e as especificidades da comunidade que atende. Aproveitando esse espaço, uma proposta de atividade seria a construção de uma maquete do bairro. Contando com a participação de outros alunos do polo presencial, a primeira ação seria a elaboração de um plano de aulas desenvolvido para o ensino fundamental de uma escola próxima a instituição, para facilitar o acesso dos alunos às oficinas de trabalho, outro ponto importante é a organização de informações a serem pesquisadas, com a utilização do laboratório de informática da escola. A exposição apresentaria além da maquete, fotos antigas e recentes do bairro, demonstrando assim as mudanças nas estruturas físicas do bairro.

Outros materiais