Buscar

MODELO DE RELATÓRIO SOCIAL ESTAGIO IESFMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM SERVIÇO SOCIAL II
DOSCENTE: GISELE CARDOSO NUNES
DISCENTES: ALINE APARECIDA MAIA MARTINS, KATEANNE MOUZINHO DA SILVA BEZERRA
Relatório Social
1 – Identificação
Nome: João Miguel Batista de Sousa
Idade: 28 anos Data de nascimento:25/03/1993
Naturalidade: São Luís - MA
Escolaridade: Ensino Médio completo 
Endereço completo: Rua Alvorecer, QD. 27, n° 16, São Bernardo 
2 - Procedimentos utilizados
Os procedimentos utilizados para obtenção de informações foram a analise documental do usuário é seu conjugue, bem como a realização de entrevistas, observação com os mesmos, e visita domiciliar do conjugue.
3 – Histórico do caso
O detento João Miguel Batista de Sousa entrou com um processo, onde solicita a visita intima de seu companheiro Antônio Oliveira dos Santos.
4 – Desenvolvimento
No dia 23/09/2021, foi realizada entrevista na Unidade Prisional de Ressocialização São Luís II com o detento João Miguel Batista de Sousa, bem como a análise do seu processo n° 786097608, diz que o mesmo responde pelo crime de Lesão corporal gravíssima a um colega de trabalho, do qual foi sentenciado no ano de 2020 a pena de 6 anos e 5 meses de reclusão, após perder o direito a responder ao processo em liberdade, devido ao descumprimentos das medidas impostas pelo juiz da 1ª VARA DE EXECUÇÕES CRIMINAIS E PENAS ALTERNATIVAS, no ano de 2019. Antes da sua prisão Sr. João Miguel residia na rua Alvorecer, QD. 27, n° 16 no bairro São Bernardo no Município de São Luís, juntamente com seu conjugue Antônio Oliveira dos Santos e o filho adotivo do casal Pedro Henrique Santos de Sousa de 7 anos, possuía um emprego de carteira assinada como atendente de restaurante, onde trabalhava há 4 anos e 6 meses, foi demitido após a agressão no ano 2018.
Atualmente o Sr. João Miguel está respondendo em regime semi-aberto, segundo a equipe da unidade prisional o preso apresenta um bom comportamento, participa das atividades proposta pelos agentes prisional, faz os cursos de panificação e confeitaria no qual e assíduo nas aulas e comprometido com as tarefas colocadas pelos orientadores do curso. O Sr. João possui assistência sempre que necessária da equipe médica, psicológica e assistencial da unidade, é acompanhado pela equipe psicológica devido a agressões sofridas no seu passado.
No dia 25/09/2021 foi realizada visita domiciliar e entrevista com o Sr. Antônio Oliveira que reside na Rua Alvorecer, QD. 27, n° 16, São Bernardo, sendo a ridência própria com 5 cômodos, bem localizada próximo ao Posto de saúde local. Sr. Antônio relata ser residente do imóvel a mais de 9 anos junto ao seu companheiro e posteriormente seu filho que morra com os mesmos há 6 anos. Segundo seu responsável a criança se encontra devidamente matriculada no 2° ano do ensino fundamental em uma escola pública da localidade, onde possui boas notas sendo assíduo em sua frequência escolar.
O Sr. Antônio relatou que o período em morava com seu conjugue nunca sofreu agressões, nem presenciou seu companheiro sendo agressivo com seu filho de 7 anos e que os dois apenas tinham discussões leves e que nenhuma delas veio a ser torna uma agressão física. Relatou ainda que o detento tinha uma boa relação com o mesmo e o filho, além de possuir uma boa relação com a mãe e a irmã residente de um bairro vizinho, onde semanalmente fazem visitas ao sr. Antônio e seu filho, porém apresenta ter um vínculo familiar fragilizado com o pai, com quem o detento não se relaciona a muitos anos, os familiares do Sr. Antônio são residentes de outro Estado e o mesmo relatou não ter contado com os pais, após ser expulso de casa quando tinha 17 anos, por conta da não aceitação dos pais a sua orientação sexual, sendo seu único contato com a família através de seu irmão mais novo com quem ainda mantem contato.
Atualmente o Sr. Antônio se encontra desempregado, porém conta com a ajuda dos familiares de seu companheiro e de seus amigos, assim como da renda de alguns trabalhos realizados de forma autônoma. Em relação a saúde, afirma que ele e seu filho possuem uma boa saúde e condição física, contudo a saúde emocional está em boas condições, o Sr. Antônio afirma está sofrendo de ansiedade por conta da prisão de seu companheiro, afirma ainda que seu filho tem estado muito calado e recluso, não se abrindo com ele sobre o que está sentindo.
5 - Análise da situação 
No caso apresentado, fica claro a falta que o sr. João faz no convívio familiar de seu companheiro e filho, portanto se faz necessário o deferimento do processo de solicitação não só intima, como também social, de seu companheiro e filho, já que consiste em um direito do detento e sua família, segundo a Lei de Execução Penal – LEP nº 7.210 de 1984, em seu art. 41, inciso X, “Constituem direito do preso: visita do cônjuge, da companheira, de parentes e amigos em dias determinados. E ao que tange a questão da visita intima, com base na Resolução nº 01 de 1999 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária no art. 1, “entende-se a visita intima como a recepção pelo preso de seu conjugue ou outro parceiro “no estabelecimento prisional em que estiver recolhido, em ambiente reservado, cuja privacidade e inviolabilidade sejam asseguradas”, que contempla também os presos casados ou em união estável, devendo ser realizada pelo menos uma vez ao mês.
Enfatiza-se que da mesma forma, também, é assegurado ao filho do casal o direito a visitar o sr. João com base no art. 41, inciso X da LEP, já citado acima, bem como é apresentado no princípio 6° da Declaração Universal dos Direitos da Criança e do Adolescente o qual diz que para que a criança tenha um desenvolvimento por completo e harmônico de sua personalidade se faz necessário que ela tenha amor e compreensão. Onde sempre que possível cria-la sob os cuidados e responsabilidade dos pais, em um ambiente seguro moralmente e materialmente. Assim, como o direito da criança em conviver em família, conforme o Estatuto da Criança e Adolescente assegura em seu art. 19, parágrafo 4 “Será garantida a convivência da criança e do adolescente com a mãe ou o pai privado de liberdade, por meio de visitas periódicas promovidas pelo responsável ou, nas hipóteses de acolhimento institucional, pela entidade responsável, independentemente de autorização judicial.
6 - Parecer social
Com base na situação apresentada, foi dado o devido encaminhamento ao Sr. Antônio Oliveira dos Santos, companheiro do Sr. João Miguel Batista de Sousa custodiado, para a realização do seu cadastramento de visita social e intima, assim como da visita infantil de seu filho, junto a Supervisão de Assistência às Famílias (SAF), situado na rua Gabriela Mistral, n° 716, no prédio anexo SEAP, no bairro da Vila Palmeira em São Luís-Ma, para que assim possa ocorrer o processo de cadastramento de visita e ser assegurado a visita social, intima e de visitação infantil. Aproveita-se para encaminhar a família para o CRAS do João de Deus na avenida Odílio Costa Filho, n° 27, Parque Universitário, João de Deus em São Luís-Ma, para que possam ser inseridos no cadastro único e terem acompanhamento social e psicológico.
São Luís, 10 de dezembro de 2021.
CRESS/MA 32576
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO – IESF 
 Reconhecido e Publicado pelas Portarias Ministeriais 
Nº. 223 de 14 de março de 2007 e Nº. 259 de 23 de março de 2007

Outros materiais