Buscar

_TICs amamentação eficaz

Prévia do material em texto

Tarefa de TIC
	Nome:
	Lavínia Berty Peres
	Tema da Semana:
	Amamentação eficaz
	Data:
	29/03/2022
RESPOSTA:
Lactação é o processo pelo qual o leite é produzido e ejetado das glândulas mamárias. A amamentação fornece todos os nutrientes que o bebê necessita para seu crescimento nos primeiros 6 meses de vida. Além disso, a amamentação pode impulsionar o sistema imunológico de recém-nascidos pois contem anticorpos que o bebê ainda não consegue produzir.
 A prolactina inicia e mantém a produção de leite pelas glândulas mamárias e a ocitocina estimula a ejeção de leite das glândulas mamárias em resposta ao estímulo mecânico produzido pela sucção do bebê. 
Quando o bebê mama são enviados impulsos sensoriais através do mamilo à adenohipófise para produzir prolactina, hormônio responsável pela produção de leite para a mamada seguinte. 
Com a continuação dos estímulos desencadeados pela sucção do mamilo, são novamente enviados impulsos sensoriais através do mamilo à neurohipófise, produzindo ocitocina. Ela faz com que o leite flua através da contração de células mioepiteliais, que ajudam a expulsar o leite para fora dos alvéolos e a prosseguir através dos ductos.
O fluxo de leite devido à libertação de ocitocina atua como um reflexo psicossomático, e por isso, situações de angustia, agitação, medo e stress, por parte da mãe, podem inibir a lactação. 
A produção de leite também é controlada dentro da própria mama. A bromocriptina pode inibir ou reduzir a produção de leite. Se a mama estiver muito cheia, o fator inibidor faz com que as células parem de produzir leite. Se o bebé parar de mamar num dos seios, este para de produzir leite. E para continuar a sua produção, o leite materno tem que ser retirado.
A amamentação é contraindicada em casos de:
- Uso de certos medicamentos e de drogas ilícitas como cocaína, heroína e cannabis pois podem prejudicar o bebê;
- Consumo de álcool pois pode diminuir a liberação de leite e afetar o desenvolvimento do bebe, devendo ser diminuído e só pode amamentar depois de 2 horas de consumo;
- Fumar pois aumenta o risco de síndrome de morte súbita infantil e alergia respiratória infantil;
- Altas doses de cafeína também afetam a fisiologia do bebê;
- Infecções maternas como HIV são contraindicações para amamentação em caso de configurações de alta renda. Em famílias de baixa renda pode ser apropriado devido ao alto custo da fórmula e a dificuldade no acesso a água limpa.
REFERÊNCIAS:
1ºSWEET MAG. Aleitamento Materno. 2019.
2ºMINISTÉRIO DA SAÚDE. Restrições ao aleitamento materno. 2017.
3º NUNES, Leandro Meirelles. Importância do aleitamento materno na atualidade. Boletim científico de pediatria. Porto Alegre. Vol. 4, n. 3 (dez. 2015), p. 55-58, 2015.

Continue navegando