Buscar

prova 1 legislação agrária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1/2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Tecnologia em Agronegócios
Semestre: 3º - 2022
Disciplina: Legislação agrária, ambiental e profissional
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente as aulas 1 a 4
Professor: Diogo D´Amato De Déa
ORIENTAÇÕES 
Nas questões dissertativas, caso detectado qualquer tipo de cópia a prova será zerada, independente que fez e de quem colou;
Cada Atividade respondida de forma correta terá até 1 ponto por anotação correta
1º) Conforme Lei nº 8.629, de 25 de fevereiro de 1993, o que se entende por propriedade produtiva? Discorra sobre os dois índices.
Propriedade produtiva é aquela que, explorada economicamente e racionalmente, atinge simultaneamente, graus de utilização da Terra e eficiência na exploração, (gut 80% igual ou acima) e (gree 100% igual ou acima).
2º) De acordo com a nossa Constituição e com a Lei n. 8.629, de 25 de fevereiro de 1993, a propriedade rural que não cumprir sua função social é passível de desapropriação. Explique como a propriedade deve atender os requisitos para cumprir esta função social.
A utilização adequada dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente e a observância da legislação trabalhista são, portanto, requisitos essenciais para o cumprimento da função social da propriedade
3º) Explique de que forma a reforma agrária poderá promover o progresso e o desenvolvimento econômico do país
 A reforma agrária beneficia os pequenos agricultores e favorece
o reconhecimento do valor social da terra. O va lor social da terra
sustenta a ideia de que deve haver a plena utilização das
propriedades agrárias para a produção de alimentos e bens de
consumo e a extração de recursos naturais e energia, a afim de
que toda a população seja contemplada pelos bens proporcionados
por ela.
4º) De acordo com o que foi estudado na aula 3, verificamos que o direito à propriedade não é absoluto, considerando que pode haver desapropriação. Explique o que é desapropriação e em que casos ela pode ocorrer..
· Nas questões 5 e 6, marque (V) para a proposição verdadeira ou (F) para a falsa. E logo abaixo explique a o motivo da sua resposta (Obs.: A nota está condicionada a explicação).
5º) ( f ) Conforme preceitua a Constituição Federal, a desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária é efetuada mediante prévia e justa indenização em dinheiro, de forma que, caso haja benfeitoria uteis e necessárias, estas serão indenizadas em títulos da dívida agrária..
Desapropriação por interesse social, conforme estabelecido no inciso XXIV artigo 5° da constituição federal
	
	
	
	
	
 
6º) ( f ) São insuscetíveis de desapropriação a pequena e média propriedade rural, mesmo que o seu proprietário possua outra, de igual ou menor porte/tamanho, em outro Estado do país.
Segundo a lei n 8629 não poderá haver Desapropriação de pequena e média propriedade desde que o proprietário não possua outra propriedade rural
7º) Conceitue Agricultura familiar e descreva sua importância para o país.
Agricultura familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra, essencialmente, o núcleo familiar Os agricultores familiares têm importância tanto para o abastecimento do mercado interno quanto para o controle da inflação dos alimentos do Brasil, produzindo cerca de 70% do feijão, 34% do arroz, 87% da mandioca, 60% da produção de leite e 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos.
8º) O que se entende por "desenvolvimento sustentável"?
Desenvolvimento sustentável se refere a um modelo de desenvolvimento econômico, social e político que esteja em harmonia com o meio ambiente. Isso significa que é preciso fazer a utilização racional dos recursos naturais de forma que seja possível suprir as necessidades da sociedade atual, mas sem que haja o comprometimento da disponibilidade desses mesmos recursos para as gerações futuras
 9º) Conforme nossa Constituição Federal, quais propriedades rurais são insuscetíveis de desapropriação para fins de reforma agrária?.
São insuscetíveis de desapropriação para fins de reforma agrária a pequena e a média propriedade rural, desde que o seu proprietário não possua outra propriedade rural.
10º) Cite e explique os 3 principais objetivos da política Nacional do Meio Ambiente - Lei 6.938/1981
· Melhorar é fazer o que a qualidade ambiental se torne progressivamente melhor por meio da intervenção muito medo da realizando manejo de quatro das espécies animais vegetais e outros recursos ambientais
· Preservar é procurar manter o estado natural dos recursos naturais pedindo a intervenção dos seres humanos
· Recuperar é buscar o estado anterior da degradação de uma área degradada por meio da intervenção humana, assim de fazer com que ela volte a ter as características ambientais de antes

Continue navegando